Estão muito próximos, alguns com editais iminentes, vários concursos para Perito Criminal para os estados de Tocantins, Maralhão, Brasília, Pará, Piauí, dentre outros. Além disso, a Polícia Federal está empenhada na criação de mais cargos de Perito Criminal Federal para viabilizar um novo certame.
A média salarial inicial para o cargo de Perito Criminal gira em torno de 10-11 mil reais, mas pode facilmente ultrapassar os 20 mil reais no meio e final de carreira em vários estados e na PF o inicial já parte de 24 mil. No entanto, antes de detalharmos essas próximas oportunidades, vamos apenas entender se você tem o requisito para se tornar um Perito Criminal.
Qual o requisito para o cargo de Perito Criminal?
Para ocupar o cargo é necessário ter nível superior e, em geral, são listadas no edital um rol de formações específicas de nível superior que são aceitas para a instituição contratante. Se ainda está na graduação, pode já começar a se preparar e fazer esse tipo de concurso porque, devido às várias etapas, demora-se bastante (1, 2, 3 anos) entre edital e nomeações.
Os cursos mais amplamente aceitos são engenharias, física, farmácia, química, biologia, odontologia, tecnologia da informação, contabilidade e medicina (perito médico legista).
No entanto, há particularidades. Por exemplo, para São Paulo, Fonoaudiologia, Geografia, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição e Direito são aceitas. Paraíba, também Geógrafos, Fonoaudiólogos e Psicólogos. Minas e Bahia aceitam formação superior em qualquer área de formação. Além disso, para quem pensa em um ou outro estado específico, oriento consultar o último edital para Perito Criminal deste estado para ver se sua formação superior foi uma das aceitas.
Próximas oportunidades para Perito Criminal
No mapa a seguir estão listadas as oportunidades mais próximas para o cargo. Com o fim de destacar os mais iminentes (edital a qualquer momento), utilizamos a cor verde.
Quais as disciplinas mais cobradas na prova objetiva?
Certamente, as disciplinas de conhecimentos básicos comuns à maioria dos concursos periciais são:
- Português;
- Raciocínio lógico;
- Informática; e
- Noções sobre quatro direitos: penal, processual penal, constitucional e administrativo.
Além disso, Medicina legal e criminalística também podem aparecer. Já as disciplinas de conhecimentos específicos variam um pouco mais, pois há certames em que a concorrência é por especialidade (formação) e em outros todos concorrem às mesmas vagas.
Quais são as etapas do concurso para Perito Criminal?
Sem dúvida, normalmente esses concursos são constituídos das seguintes etapas:
- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Teste de aptidão física
- Avaliação médica
- Psicotécnico
- Prova de títulos
- Curso de formação
Ademais, A exceção da prova de títulos que é apenas classificatória, todas as demais são eliminatórias. Além disso, chamo atenção para as provas objetiva e discursiva. Aquela reprova entre 95 e 98% dos candidatos, pois o edital define o número máximo de discursivas que serão corrigidas. Por exemplo, se para sua área, forem corrigidas 40 e você listar 42º na prova objetiva, não terá sua prova discursiva e estará eliminado do certame. Portanto, gaste muito da sua energia tempo para se preparar para essas duas etapas.
Por último, na imagem abaixo, compilo algumas dicas principais e importantes para mandar bem em cada uma das várias etapas dos concursos para Perito Criminal.
Pessoal, era isso que tinha pra hoje. Para quem ainda não me conhece, sou o Diego Souza, Prof. de Química Mentor aqui na Científica e também Perito Criminal da PCDF. Espero que as informações trazidas neste artigo tenham sido úteis. Caso já pensou no assunto, deixe seu comentário se já pensou em ser Perito Criminal e quais pretende fazer. Deixo também o link abaixo para quem quiser saber mais sobre nossos planos de Mentoria e Monitoria para Perito Criminal.
…
Bons estudos!
…
Perito Criminal | Planos de Mentoria e Monitoria
Uma resposta