Perito Criminalístico Sergipe
Olá! Se você está aqui, é porque deseja conhecer em detalhes como foi a cobrança na última prova do cargo de Perito Criminalístico Sergipe (Área 07: Engenharia Química ou Química Industrial ou Química). Vou apresentar a você todas as estatísticas dos conteúdos abordados na parte de conhecimentos específicos e como eles se relacionam com o edital. Além disso, mostrarei como essas estatísticas podem auxiliar no planejamento dos seus estudos para a próxima prova. Vamos começar!
Edital
Para começar, é importante compreender o que foi solicitado no Edital de 2014. Ao compararmos com o recém-lançado Edital de 2023 para o concurso de Perito Criminalístico Sergipe, podemos observar que os conteúdos exigidos são significativamente diferentes. Vamos analisar a tabela a seguir para obter mais detalhes.
Análise
É importante fazer essa análise para que consigamos compreender de fato como foi a cobrança na última prova Perito Criminalístico Sergipe, como ela se relacionou com o edital e, principalmente, como isso pode nos ajudar hoje com o edital atual de 2023.
A última prova, aplicada em 2014, veio recheada de Química Analítica! Outro tema importante foi Química Orgânica. Já Físico-Química foi deixada um pouco de lado.
Veja abaixo a relação das questões.
- 06 questões de Química Analítica
- 01 Destilação fracionada
- 01 Titulação de precipitação
- 01 Validação de métodos analíticos
- 01 Cromatografia líquida e gasosa
- 01 Estatística (t de Student)
- 01 RMN
- 07 questões de Química Orgânica, sendo 02 envolvendo análise química de compostos orgânicos importantes na perícia criminal.
- 01 Nomenclatura e estrutura orgânica de drogas
- 01 Identificação de funções orgânicas
- 02 Reações orgânicas
- 02 Classificações de drogas e medicamentos
- 01 Estereoquímica
- 01 questão de Físico-Química
- 01 questão sobre energia livre de Gibbs
- 06 questões de Farmacologia Geral
Quanta farmacologia! Calma, que eu te explico melhor.
O último edital continha assuntos de farmacologia, que foram retirados no edital atual. Por isso a última prova veio com muitas questões de farmacologia, o que não vai acontecer dessa vez. Agora, como dito acima, novos assuntos foram adicionados, e têm grandes chances de aparecerem na sua prova!
Analisando a tabela de comparação do conteúdo programático dos dois editais, podemos perceber que alguns conteúdos variaram bastante.
- Farmacologia foi totalmente retirada.
- O conteúdo de análise e tratamento de água foi adicionado, bem como assuntos relacionado à química ambiental e normas específicas de laboratórios de química.
- Além disso, conhecimentos a respeito de química geral/inorgânica foram adicionados.
Importância dos Tópicos Fundamentais para Compreender Química Analítica, Orgânica e Físico-Química nos Estudos para o Concurso.
Esse último tópico adicionado não traz muitas mudanças em relação ao que você deve estudar. Isso porque é preciso saber esses assuntos para que o candidato compreenda temas mais avançados de química analítica, orgânica e físico-química, que já eram exigidos no edital anterior. Entretanto, não deixe de incluir nos seus estudos.
É importante lembrar que além do conteúdo ter mudado do último edital para o atual, a banca também mudou! Isso pode alterar bastante também a comparação da cobrança passada com a possível cobrança na próxima prova. As estatísticas da banca atual, IDECAN, podem ser visualizadas aqui.
O que podemos concluir, com relativa precisão, é a predileção da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe pelos temas de química analítica e orgânica, fazendo com que esses conteúdos sejam grandes apostas para a próxima prova. Outro ponto a se notar é a baixa incidência de físico-química nos dois editais, transparecendo uma baixa chance de ser cobrado em prova. Isso quer dizer que se seu planejamento estiver muito apertado, ou você estiver com pouco tempo para a preparação, pode priorizar os conteúdos de analítica e orgânica em detrimento à físico-química.
A Importância das Técnicas Analíticas e Suas Aplicações no Novo Edital do Concurso para Perito Criminal.
Técnicas analíticas estão permeando o novo o edital. Como são temas do cotidiano do perito, vale a pena se debruçar para compreendê-las. Lembre-se também das aplicações! O edital deixa explícito a análise dos seguintes materiais:
- Plantas;
- Medicamentos;
- Drogas;
- Fluidos biológicos;
- Poluentes;
- Agrotóxicos; e
- Fertilizantes.
Além disso, é fundamental notar os tópicos adicionais que vieram nesse edital de Perito Criminalístico Sergipe, que são as legislações específicas para laboratórios e os assuntos relacionados à química ambiental. Isso demonstra que a instituição realmente quer selecionar profissionais com esse tipo de conhecimento. Para você, candidato, isso quer dizer que esses assuntos devem estar presentes no seu planejamento de estudos.
E afinal, o que vai cair na Prova Perito Criminalístico Sergipe?
É difícil saber com certeza quais serão as questões. Mas, além dos temas clássicos, os seguintes temas têm altíssimas chances de estarem na sua prova:
- Análise instrumental de compostos orgânicos, principalmente cromatografia e preparo de amostras;
- Análise por via úmida, principalmente titulometria;
- Química orgânica, relacionada a drogas de abuso e medicamentos;
- Química ambiental, principalmente tratamento e qualidade de águas e efluentes;
- Resoluções, Normas e Portarias, como são poucas, recomendo estudar todas.
Espero que essas estatísticas da última Prova Perito Criminalístico Sergipe te auxiliem nos estudos! Vamos pra cima!
Prof. Desirée Sales
Mestra em Química
Aprovada Perito Criminal PCPB (3º lugar)