O concurso Embrapa para Analista Farmacêutico Embrapa está com o edital iminente, e é uma excelente oportunidade para Químicos, Biólogos, Farmacêuticos, Agrônomos, Engenheiros ou de áreas correlatas, sendo inúmeras possibilidades de cargos para essas formações, portanto, vamos tratar nesse blog de como se preparar adequadamente para lograr com êxito nesse concurso para o cargo de Analista Farmacêutico Embrapa.
A banca CEBRASPE já foi definida para este concurso, sendo esperadas 1033 vagas e iniciais que podem ultrapassar os R$ 21 mil, dependendo da formação acadêmica. Ademais, os salários finais ultrapassam os impressionantes 40 mil reais para alguns cargos. Portanto, este é um dos concursos mais esperados do ano, oferecendo vagas para diversas formações profissionais e também para nível médio e técnico. Em outro artigo, o prof. Diego fez uma análise aprofundada do último concurso, detalhando suas etapas, pontuações e provas, apostas para a estrutura do próximo concurso, estatísticas, e dicas de preparação estratégica. De acordo com o contrato da banca Cebraspe, são previstas vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Além disso, as inscrições serão em 2024, possivelmente com provas objetivas ainda neste ano, a realização das provas práticas e prova oral (cargos específicos), e resultado final ocorrerão em 2025.
Desta forma, neste artigo vamos realizar uma análise aprofundada dos assuntos mais relevantes para analista farmacêutico Embrapa, detalhando as disciplinas e assuntos que foram cobrados. Então, fique ligado nos assuntos e dicas de estudo desse artigo para saber como se preparar da melhor forma e garantir sua vaga!
Principais informações sobre o Concurso Embrapa – Analista Farmacêutico Embrapa
- Status: autorizado e banca contratada
- Banca: CESPE/CEBRASPE
- Vagas: 1033 (nível médio, técnico, superior, mestrado, doutorado)
- Último edital: Concurso 2009
- Previsão de publicação: a qualquer momento
Oportunidades para Farmacêuticos no Concurso da Embrapa de acordo com último Edital de 2009
Cargo de Pesquisador A – EMBRAPA
ÁREA DE ATUAÇÃO | SUBÁREA | CÓDIGO DE OPÇÃO | REGIÃO | REQUISITOS |
AGROENERGIA | APROVEITAMENTO DE CO-PRODUTOS E RESÍDUOS DA PRODUÇÃO DE AGROENERGIA | PESA020165476 | Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química ou Química ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica. Doutorado em Química ou Engenharia Química. |
AGROENERGIA | PROCESSOS INDUSTRIAIS DE CONVERSÃO DE BIOMASSA EM ENERGIA | PESA021005417 | Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos ou Engenharia Bioquímica ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Engenharia Química ou Química ou Ciências Biológicas ou Biologia ou Engenharia de Alimentos. Doutorado em Engenharia de Bioprocessos ou Engenharia Bioquímica. |
BIOLOGIA AVANÇADA APLICADA | BIOINFORMÁTICA | PESA030211195 | Norte | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia ou Ciências Biológicas ou Biologia ou Farmácia ou Química ou Física ou Físico-química ou Bioquímica. Doutorado em Bioinformática. |
BIOLOGIA AVANÇADA APLICADA | BIOLOGIA AVANÇADA APLICADA A PROCESSOS PRÉ-INDUSTRIAIS E INDUSTRIAIS | PESA030235096 | Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química. Doutorado em Engenharia de Enzimas. |
BIOLOGIA AVANÇADA APLICADA | BIOLOGIA AVANÇADA APLICADA A PROCESSOS PRÉ-INDUSTRIAIS E INDUSTRIAIS | PESA030235097 | Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química. Doutorado em Enzimologia ou Bioquímica de Enzimas. |
Cargo de Pesquisador A – EMBRAPA
BIOLOGIA AVANÇADA APLICADA | TECNOLOGIAS DE LARGA ESCALA GENÔMICA, PROTEÔMICA, TRANSCRIPTÔMICA, METABOLÔMICA, ENTRE OUTRAS | PESA031345094 | Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química ou Engenharia Agronômica ou Agronomia. Doutorado em Engenharia Metabólica de Plantas. |
CO-PRODUTOS E RESÍDUOS | APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS E CO-PRODUTOS | PESA050174549 | Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Farmácia ou Engenharia Química ou Engenharia Agronômica ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia de Produção. Doutorado na área de Ciência de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química. |
CO-PRODUTOS E RESÍDUOS | DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E INSUMOS AGROPECUÁRIOS | PESA050364535 | Sudeste | Doutorado em Bioquímica ou Engenharia de Alimentos ou Ciências dos Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos ou Engenharia bioquímica ou Tecnologia de Processos. |
NANOTECNOLOGIA | DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOMATERIAIS, COMPOSITOS E SENSORES | PESA170374418 | Sudeste | Doutorado na área de nanotecnologia. |
NANOTECNOLOGIA | DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOMATERIAIS, COMPOSITOS E SENSORES | PESA180372418 | Nordeste | Doutorado na área de nanotecnologia. |
NANOTECNOLOGIA | NANOTECNOLOGIA APLICADA A SISTEMAS AGROPECUÁRIOS E NATURAIS | PESA180941418 | Norte | Doutorado na área de nanotecnologia. |
Cargo de Pesquisador B – EMBRAPA
ÁREA DE ATUAÇÃO | SUBÁREA | CÓDIGO DE OPÇÃO | REGIÃO | REQUISITOS |
USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS | MANEJO, CONSERVAÇÃO E USO DA FLORA | PESB360824536 | Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Bioquímica ou Farmácia- Bioquímica ou Engenharia Química. Mestrado em Produtos Naturais ou Química de Produtos Naturais ou Química Analítica ou Química Orgânica ou Farmacologia. |
Cargo de Analista A – EMBRAPA
ÁREA DE ATUAÇÃO | SUBÁREA | CÓDIGO DE OPÇÃO | REGIÃO | REQUISITOS |
LABORATÓRIO E CAMPOS EXPERIMENTAIS | GESTÃO DE LABORATÓRIO | ANAA120703490 | Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Farmácia-Bioquímica ou Engenharia Biotecnológica ou Biotecnologia ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Biológica ou Engenharia Agronômica ou Engenharia Química ou Química Industrial. Mestrado em Farmácia Bioquímica ou Engenharia Biotecnologia ou Biotecnologia ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Biológica ou Engenharia Química ou Química Industrial ou Engenharia Agronômica. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Domínio do idioma Inglês. |
LABORATÓRIO E CAMPOS EXPERIMENTAIS | GESTÃO DE LABORATÓRIO | ANAA120703490 | Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Farmácia-Bioquímica ou Engenharia Biotecnológica ou Biotecnologia ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Biológica ou Engenharia Agronômica ou Engenharia Química ou Química Industrial. Mestrado em Farmácia Bioquímica ou Engenharia Biotecnologia ou Biotecnologia ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Biológica ou Enge- nharia Química ou Química Industrial ou Engenharia Agronômica. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Domínio do idioma Inglês. |
Cargo de Analista B – EMBRAPA
ÁREA DE ATUAÇÃO | SUBÁREA | CÓDIGO DE OPÇÃO | REGIÃO | REQUISITOS |
LABORATÓRIO E CAMPOS EXPERIMENTAIS | GESTÃO DE LABORATÓRIO | ANAB120701553 | Norte | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Farmácia-Bioquímica. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. |
LABORATÓRIO E CAMPOS EXPERIMENTAIS | GESTÃO DE LABORATÓRIO | ANAB120703491 | Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Farmácia-Bioquímica ou Química ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Química. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de gra- duação. |
LABORATÓRIO E CAMPOS EXPERIMENTAIS | GESTÃO DE LABORATÓRIO | ANAB120705478 | Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química ou Química ou Farmácia-Bioquímica. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. |
LABORATÓRIO E CAMPOS EXPERIMENTAIS | GESTÃO DE LABORATÓRIO | ANAB120705488 | Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Farmácia-Bioquímica ou Ciências Biológicas ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Biológica ou Engenharia Química ou Química Industrial. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. |
PÓS-COLHEITA E INDUSTRIALIZAÇÃO | CONSERVAÇÃO E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS E EXTRATIVISTAS | ANAB200303301 | Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Engenharia de Alimentos ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Química ou Química ou Farmácia-Bio- química. Seis meses de experiência profissional na área de Pós-colheita e Industrialização, após a graduação. |
Quantitativos de vagas por Cargo de acordo com último Edital de 2009 EMBRAPA – Analista Farmacêutico Embrapa
Formações Permitidas | Total_Vagas | Pesquisador_A | Pesquisador_B | Analista_A | Analista_B |
Engenharia Agronômica | 393 | 312 | 17 | 41 | 23 |
Ciências Biológicas | 169 | 134 | 7 | 13 | 15 |
Agronomia | 167 | 133 | 16 | 17 | 1 |
Engenharia Florestal | 119 | 81 | 3 | 28 | 7 |
Economia | 103 | 40 | 10 | 31 | 22 |
Engenharia Agrícola | 97 | 70 | 3 | 16 | 8 |
Zootecnia | 90 | 62 | 14 | 10 | 4 |
Química | 85 | 56 | 1 | 16 | 12 |
Medicina Veterinária | 83 | 55 | 9 | 10 | 9 |
Administração | 72 | 13 | 7 | 28 | 24 |
Engenharia Química | 59 | 36 | 1 | 11 | 11 |
Engenharia Ambiental | 58 | 49 | 1 | 5 | 3 |
Ecologia | 56 | 44 | 6 | 6 | 0 |
Engenharia de Alimentos | 47 | 34 | 2 | 7 | 4 |
Ciências Agrárias | 40 | 19 | 11 | 5 | 5 |
Bioquímica | 40 | 27 | 1 | 6 | 6 |
Farmácia | 36 | 23 | 1 | 6 | 6 |
Os assuntos mais cobrados de acordo com os Cargos que Farmacêuticos podem concorrer na EMBRAPA:
Pesquisador A
ÁREA DE ATUAÇÃO: AGROENERGIA
SUB-ÁREA: APROVEITAMENTO DE CO-PRODUTOS E RESÍDUOS DA PRODUÇÃO DE AGROENERGIA
- Demanda de energia.
- Energias renováveis.
- Balanço energético.
- Balanços de carbono e energia.
- Tecnologias de produção de energia mediante utilização de fontes renováveis, a partir de produtos agroenergéticos.
- Plano Nacional de Agroenergia e as plataformas de etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos.
- Geração de eletricidade a partir de biomassa.
- Aplicações modernas da agroenergia.
- Uso dos resíduos agropecuários e florestais na geração e co-geração de energia.
- Qualidade tecnológica, características de composição química e propriedades físicas, químicas e de conteúdo energético de co-produtos e resíduos da produção de agroenergia.
- Desenvolvimento de processos industriais de aproveitamento de co-produtos e resíduos da produção de biocombustíveis e energia de biomassa, visando a produção de novos produtos e a realização de estudos de suas aplicações alimentares, não alimentares e como insumos agrícolas.
- Desenvolvimento de aplicações alimentares (uso humano e animal, suplementos e aditivos), não alimentares (alcoolquímica, oleoquímica, fibras, ésteres, enzimas) e como insumos agrícolas (adubos, agroquímicos) de co-produtos e resíduos da produção de agroenergia.
- Desenvolvimento de aplicações de fibras vegetais e polímeros naturais (tais como a lignina) em compósitos, na síntese de plásticos e filmes de origem renovável.
Pesquisador A
ÁREA DE ATUAÇÃO: AGROENERGIA
SUB-ÁREA: PROCESSOS INDUSTRIAIS DE CONVERSÃO DE BIOMASSA EM ENERGIA
- Fundamentos de Agroenergia e biocombustíveis.
- Avaliação da matriz energética nacional.
- O Plano Nacional de Agroenergia e as plataformas de etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos.
- Processos industriais de transformação das matérias-primas agropecuárias em produtos energéticos, tais como a transformação de matérias-primas (sacarinas, amiláceas ou lignocelulósicas) em álcool, a de óleos e gorduras (vegetais ou animais) em biodiesel e a de resíduos agroindustriais em produtos energéticos (calor, eletricidade ou biocombustíveis), por processos que envolvem reações químicas, hidrólise enzimática e fermentação.
- Processos enzimáticos de matérias-primas energéticas para produção de biocombustíveis, cinética de processos bioquímicos, especificação e projeto de biorreatores e alternativas de processos de recuperação de produtos de fermentação de reações enzimáticas (“downstream”) de interesse em agroenergia.
- Processos químicos para síntese de biodiesel derivado de fontes renováveis por esterificação e transesterificação.
- Processos de pré-tratamento de materiais lignocelulósicos para produção de bioetanol.
- Processos de conversão termoquímica de biomassa, em especial a obtenção de biocombustíveis e outros produtos químicos a partir do gás de síntese.
- Balanços de massa e energia.
- Operações unitárias aplicáveis aos processos de conversão de biomassa em biocombustíveis e outros produtos energéticos (calor, eletricidade).
- Aspectos socioambientais, econômicos e políticos da produção de energia de biomassa.
Pesquisador B
ÁREA DE ATUAÇÃO: USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS
SUB-ÁREA: MANEJO, CONSERVAÇÃO E USO DA FLORA
- Conceitos de Botânica.
- Conceitos de Ecologia.
- Estatística básica.
- Princípios de amostragem e coleta de dados.
- Delineamento e análise de experimentos.
- Técnicas e ferramentas para estudos sobre a estrutura da vegetação natural.
- Técnicas e práticas para conservação, manejo e uso das áreas naturais.
- Valoração dos recursos genéticos vegetais da biodiversidade.
Analista A
ÁREA DE ATUAÇÃO: LABORATÓRIO E CAMPOS EXPERIMENTAIS
SUB-ÁREA: GESTÃO DE LABORATÓRIO
- Conceitos fundamentais.
- Divisão, objetivos e métodos da Química analítica quantitativa.
- Tipos de cálculos.
- Estatística básica.
- Princípios de amostragem e coleta de dados.
- Delineamento e análise de experimentos.
- Métodos clássicos: gravimetria e titrimetria.
- Introdução à análise gravimétrica.
- Classificação dos métodos de análise gravimétrica: métodos de precipitação e volatização (diretos e indiretos).
- Gravimetria com reagentes inorgânicos: pesagem, solubilização, precipitação, filtragem, lavagem do precipitado, secagem, resfriamento, pesagem, cálculos.
- Gravimetria com reagentes orgânicos.
- Principais reagentes orgânicos: reagentes formadores de sais normais e reagentes formadores de complexos internos.
- Supersaturação e formação de precipitados.
- Características físicas dos precipitados.
- Pureza dos precipitados: coprecipitação e pós-precipitação.
- E muitos outros temas.
Analista B
ÁREA DE ATUAÇÃO: PÓS-COLHEITA E INDUSTRIALIZAÇÃO
SUB-ÁREA: CONSERVAÇÃO E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS E EXTRATIVISTAS
- Inocuidade.
- As exigências de inocuidade dos alimentos e as condições sanitárias animais e vegetais para produtos agropecuários em circulação no comércio nacional e internacional.
- Conservação e processamento de produtos agrícolas.
- As fases de pós-colheita: limpeza, secagem, beneficiamento, classificação e armazenamento de produtos agropecuários.
- Características fisiológicas e físico-mecânicas dos produtos agrícolas, dos aspectos da relação das máquinas agrícolas sobre a qualidade dos grãos e sementes e da utilização da energia solar e outras não convencionais em agricultura.
- Química dos principais macronutrientes de produtos agropecuários e extrativistas, sua importância, funções, estruturas e principais reações.
- Aspectos químicos e funcionais dos componentes e sua influência na qualidade de produtos agropecuários de origem animal e vegetal.
- Métodos mais importantes para determinação das propriedades físicas, químicas, microbiológicas, nutricionais e sensoriais de matérias-primas e produtos agropecuários.
Como utilizar estatísticas da banca CESPE a seu favor no concurso EMBRAPA? Analista Farmacêutico EMBRAPA
A banca CESPE/CEBRASPE possui boa oferta de provas e de questões, mesmo em áreas relativas a muitos cargos especializados da EMBRAPA. Por isso, as estatísticas de cobrança podem ser suas grandes aliadas na preparação para esse concurso e orientamos fortemente considerá-las em sua preparação.
O que isso significa em sua preparação?
- Priorização dos tópicos mais incidentes: considerando as estatísticas, você pode direcionar seus estudos para os tópicos com maior probabilidade de cair na prova.
- Eficiência: ao concentrar seus esforços nos assuntos mais importantes, você otimiza seu tempo de estudo e aumenta suas chances de aprovação, ainda que precise pela impossibilidade de estudar com profundidade (revisões e resoluções de muitas questões) todos os tópicos do edital.
- Planejamento estratégico: claro que o uso dessa estratégia precisa estar aliado a um plano de estudo personalizado, estratégico e individualizado, considerando seu nível de conhecimento e o tempo disponível.
Mas atenção:
As estatísticas não são uma fórmula mágica. Elas devem ser usadas, portanto, como um guia, e não como uma regra rígida. Estudar menos não é a solução! O objetivo é, por isso, estudar de forma mais inteligente e eficiente com o tempo que tem disponível.
Um exemplo prático de aplicação das estatísticas – Analista Farmacêutico EMBRAPA
Imagine que você tenha duas opções:
- Opção 1 – Estudo Abrangente: Se você estudar 100% do conteúdo sem dedicar tempo suficiente para revisão e resolução de questões, seu nível de acerto pode ser, por isso, de 60%, resultando em cerca de 60 pontos.
- Opção 2 – Estudo Estratégico: Por outro lado, focando em 53% do conteúdo mais incidente e dedicando mais tempo para revisões e exercícios, seu índice de acerto pode chegar a 80%, resultando em 72 pontos com o mesmo tempo de estudo.
Na segunda opção, seu desempenho seria em torno de 70% contra 60% da primeira. Veja, você teria um desempenho muito melhor, mesmo estudando menos conteúdo, dedicando o mesmo tempo em ambas situações.
E é por isso que construímos e disponibilizamos essas estatísticas para nossos alunos utilizá-la de pronto, em conjunto com seus mentores/professores, na personalização dos estudos.
Como construímos nossas estatísticas para o cargo de Analista Farmacêutico Embrapa?
Para te oferecer um guia de estudos completo e personalizado aos nossos alunos, nós:
- Analisamos as provas anteriores do CESPE: Nossos professores vasculham as provas anteriores para identificar os temas mais frequentes em cada disciplina.
- Consideramos outras bancas: Para tópicos menos explorados pelo CESPE ou em provas de modo geral, consultamos questões de outras bancas renomadas.
- Ponderamos pela quantidade de questões: Quanto mais questões sobre um tema, maior a sua importância.
- Criamos um ranking: Com base nessas informações, elaboramos um ranking dos assuntos mais relevantes do edital da EMBRAPA.
De preferência, aplique Ciclos de Estudo em seu planejamento
Para demonstrar, portanto, a importância e efetividade de se aplicar o ciclo de estudo, faço uso do gráfico abaixo conhecido como curva de esquecimento, proposta por Hermann Ebbinghaus, um psicólogo alemão, em 1885. Além disso, vale lembrar que essa proposta foi base para estudos futuros que corroboraram a ideia central de que o esquecimento é um processo natural e que a retenção da informação diminui com o passar do tempo. Portanto, cientificamente comprovada.
E o que você concurseiro tem a ver com essa curva?
Ela nos mostra que há um declínio exponencial do conhecimento aprendido nas primeiras horas e dias (curva descendente mais íngreme), vide figura. Além disso, ela demonstra que revisões periódicas da informação aprendida podem atenuar ou interromper essa curva acentuada de esquecimento, reforçando a retenção de memória e prolongando o tempo em que a informação é lembrada. Assim, a cada revisão é possível espaçar mais a próxima. O ciclo de estudo mais conhecido e aplicado na preparação para concursos públicos é o Ciclo de Estudo 24-7-30.
Claro que lógica parecida deve ser aplicada aos momentos de resolução de exercícios e que os ciclos de revisão devem ser mantidos até a data da prova.
Por que aplicar Ciclos de Estudo?
Listo a seguir 5 fortes motivos para aplicar o ciclo de estudos em sua preparação, estratégia que aplicamos e personalizamos a nossos alunos da mentoria e monitoria.
- Melhor fixação do conteúdo: O ciclo de estudos promove uma revisão constante e sistemática das matérias. Isso permite que o conhecimento seja reforçado com mais frequência, ajudando na fixação do conteúdo a longo prazo.
- Flexibilidade: O ciclo de estudos se adapta melhor à rotina do estudante, ao contrário de um cronograma fixo. Isso é especialmente benéfico para quem tem outras obrigações, como trabalho ou família, pois permite ajustar os horários de estudo conforme a disponibilidade.
- Evita negligenciar disciplinas: Além disso, ao seguir um ciclo, o estudante garante que todas as disciplinas sejam estudadas regularmente, evitando priorizar algumas matérias em detrimento de outras. Isso resulta em uma preparação mais equilibrada e abrangente.
- Motivação e progresso visível: Nesse sentido, ver o progresso ao completar ciclos de estudo pode ser altamente motivador. O estudante tem uma visão clara das metas atingidas e do avanço no conteúdo, o que aumenta a confiança e a vontade de continuar.
- Lidar melhor com imprevistos: A flexibilidade do ciclo de estudos torna, portanto, mais fácil acomodar imprevistos. Se algum dia não for possível estudar, o ciclo permite retomar de onde parou sem grandes prejuízos no planejamento geral.
Não há desvantagens?
Se eu fosse citar uma única desvantagem do ciclo de estudos é a dificuldade ou o trabalho em organizá-lo sem ferramentas informativas ou sem acompanhamento/direcionamento. Então, reforço o convite a conhecer nossos planos de mentoria e monitoria em que personalizamos e individualizamos seu plano de estudo, tudo direcionado por um mentor/professor. O aluno recebe, portanto, todo planejamento personalizado às suas necessidades em nossa plataforma, com metas diárias, resumo da semana e vários indicadores e relatórios que demonstram dia a dia seu progresso, sem ter que se preocupar em como organizar seus estudos. Nas figuras abaixo se percebe como em nossa mentoria e monitoria, tanto o aluno quanto o mentor podem alterar números de disciplinas por ciclo, alterar a ordem de estudo, priorizar e diminuir a importância de tópicos de acordo com as estatísticas fornecidas.
Dessa forma, o aluno juntamente com seu mentor consegue montar um plano totalmente personalizado de acordo com a bagagem, facilidades e dificuldades do aluno, como pode ser visto na Figura abaixo que mostra o resumo da semana.,
Vamos, então, aqui a algumas dicas para você concurseiro. Busque avaliar em que nível está e ajustar as dicas para sua realidade.
Como executar o Ciclo de Estudo 24-7-30?
- Estudo Inicial: Você estuda um novo tema ou conteúdo.
- Revisão em 24 horas: logo no dia seguinte, revise o conteúdo estudado. Essa revisão inicial ajuda, portanto, a consolidar a informação na memória.
- Revisão em 7 dias: uma semana após o estudo inicial, revise novamente. Essa revisão reforça, por isso, as conexões neurais e ajuda a prevenir o esquecimento.
- Revisão em 30 dias: um mês depois, faça a última revisão do ciclo. Afinal, essa revisão garante que o conteúdo esteja bem consolidado na memória de longo prazo.
Personalização do seu estudo:
Nossos mentores e monitores te ajudarão a criar um plano de estudos personalizado, considerando suas necessidades, objetivos e tempo livre para estudo diário. Em todo caso, trago abaixo orientações gerais para três níveis diferentes que podem auxiliá-lo na compreensão de como estruturar sua estratégia de preparação:
- Iniciante: pode ser interessante focar nos assuntos mais importantes e deixar de lado os menos frequentes, para otimizar o tempo, já que o prazo pode ser insuficiente até a prova para cobrir todo o edital com qualidade.
- Intermediário/Avançado: são casos em que mantemos no ciclo de revisão tudo que o aluno já estudou e dedicamos o estudo primário para avançar nos tópicos faltantes. Claro que sem deixar de lado as revisões e momentos de resolução de questões.
- Com domínio em algumas matérias: não retirar tópicos das matérias que já manda muito bem (manter nível básico de revisões curtas e poucos exercícios nelas). O tempo restante, claro, para avançar no conteúdo do edital.
Estude por materiais objetivos e assertivos (Analista Farmacêutico Embrapa)
Outra dica de ouro é estudar por materiais objetivos e assertivos. Lembre-se: em geral o tempo é curto para se estudar tanto conteúdo. Portanto, escolha materiais objetivos focam diretamente nos pontos essenciais, evitando informações desnecessárias. Isso permite que os alunos absorvam o conteúdo mais rapidamente e com maior clareza, otimizando o tempo de estudo.
Pensando nisso, fornecemos aos nossos alunos os roteiros de estudo em conhecimentos gerais e, além disso, o bizu estratégico em conteúdo específico. O primeiro lista todos os pontos importantes e cobrados, além de trazer sugestões de por onde estudar de forma objetiva e assertiva. Já o bizu, em conhecimentos específicos, além disso tudo, também traz um resumo esquematizado e estratégico realizado pelo próprio professor da disciplina. Além desses materiais em PDF, fornecemos em conteúdo específico, parte que fornecemos também monitoria, videoaulas objetivas dos principais tópicos específicos do seu cargo.
Se está se preparando para o concurso da EMBRAPA você deve intensificar sua preparação, pois o edital deve ser publicado a qualquer momento, já que o extrato de contração da banca já foi publicado no Diário Oficial da União. E se quer otimizar e acelerar seus estudos, não deixe de conhecer nossos planos de mentoria e monitoria EMBRAPA pelos quais disponibilizamos todas as ferramentas listadas no esquema visual abaixo.
Mentoria e Monitoria Científica Concursos – Analista Farmacêutico EMBRAPA
Desse modo, vale ressaltar que o conteúdo do concurso para Analista Farmacêutico Embrapa é extenso e com diferentes disciplinas. O edital deste concurso pode sair ainda neste mês, portanto, quem estudar de forma mais direcionada terá uma vantagem competitiva.
Assim, para aqueles que buscam uma preparação eficiente e estratégica, convidamos a conhecer nossos planos de Mentoria e Monitoria. Isso porque oferecemos acompanhamento individualizado, materiais didáticos objetivos, esquematizados, videoaulas e muito mais, tudo sob a orientação de professores especialistas em suas respectivas disciplinas.
Por fim, vale ressaltar, também, que já estão abertas as inscrições para os planos voltados para analista da Embrapa nas áreas de química, farmácia e biologia. Aproveite, portanto, essa oportunidade e prepare-se da melhor forma possível!
Conheça nossos planos de mentoria e monitoria para analista da Embrapa
Considerações Finais – Analista Farmacêutico EMBRAPA
Assim, espero que tenham gostado dessa Analista Farmacêutico EMBRAPA – Como se preparar e assuntos mais relevantes. Caso tenha ficado alguma dúvida ou se você gostou do conteúdo, por favor, deixe, então, seu comentário abaixo.
Lembrando que o prof. Diego Souza fez uma live sobre o último concurso, suas previsões para o próximo, estatísticas, dicas de preparação e como ele foi aprovado nos dois últimos concursos da EMBRAPA para os cargos de Técnico Químico (2º) e Analista Químico (1º), não deixe de assistir.
Confira também nos blogs abaixo mais apostas, estratégias e bizus de preparação para o próximo concurso da EMBRAPA que pode ter seu edital publicado a qualquer momento.
Concurso EMBRAPA 2024: lotações, como se preparar e proposta de planejamento
Por fim, lembrem-se de que a equipe de professores especializados da Científica Concursos está à disposição para te acompanhar nessa reta final pós edital, guiando-o até a tão sonhada aprovação. Contem conosco para o que precisarem!
Analista Clínico Farmacêutico