Você sonha em ingressar na carreira militar e servir ao estado do Pará? Temos excelentes notícias para você! Publicou-se recentemente o edital do Corpo de Bombeiros do Pará (CBM-PA), abrindo as portas para um total de 1.943 vagas destinadas aos cargos de Soldado e Oficial.
Neste artigo, vamos fornecer informações detalhadas sobre as oportunidades disponíveis, requisitos para cada cargo, além das datas essenciais do processo seletivo.
Portanto, fique com a gente até o final deste artigo para garantir que você esteja totalmente informado sobre como se candidatar e como se preparar da melhor forma para conquistar sua vaga no Corpo de Bombeiros do Pará (CBM-PA). Esta é a sua chance de alcançar seus objetivos profissionais e fazer a diferença. Vamos lá!
Concurso Bombeiros-PA : Principais Informações
- Status: Edital Publicado
- Banca: CEBRASPE
- Vagas: 1.943 vagas de níveis médio e superior
- Salário inicial: R$4.923,71 a R$5.896,56
- Edital: Soldado
- Edital: Oficial
Bombeiros-PA: Cargo Soldado
Das 1.943 vagas oferecidas no edital, um total de 1.823 vagas está reservado para o cargo de Soldado, que exige como requisito possuir certificado de conclusão de curso de nível médio, devidamente registrado e emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelas autoridades competentes.
Dessa maneira, o início da carreira no Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA) ocorrerá após a conclusão do Curso de Formação de Praças BM, em regime de dedicação integral e por sistema de escala de serviço.
- Inscrições: 27/10 a 16/11
- Data da prova: 14/01/2024
Bombeiros-PA: Cargo Oficial
Para o cargo de Oficial, por outro lado, estão sendo ofertadas 120 vagas. Exige-se como requisito para tal cargo diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Igualmente, em regime de dedicação integral, os selecionados trabalharão em um sistema de escalas de serviço. O ingresso no CBMPA ocorre como Aluno-Oficial. Após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais e o período de Aspirante-a-Oficial, o indivíduo é promovido ao posto de Segundo Tenente, marcando o início de sua carreira como Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA).
- Inscrições: 26/10 a 13/11
- Data da prova: 07/01/2024
Etapas do Concurso
Para ambos os cargos, a seleção de candidatos será a partir de 5 etapas:
- 1ª etapa: Avaliação de Conhecimentos
- 2ª etapa: Avaliação Psicológica
- 3ª etapa: Avaliação de Saúde
- 4ª etapa: Teste de Avaliação Física
- 5ª etapa: Investigação de Antecedentes Pessoais
A diferença, entretanto, para a seleção dos dois cargos previstos em edital está na primeira etapa. Para o cargo de nível médio haverá somente a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões distrbuídas de acordo com a seguinte tabela:
Por outro lado, no caso dos cargos de Oficial, que exigem formação de nível superior, a avaliação da primeira etapa é igualmente eliminatória e classificatória. Essa avaliação consiste em uma prova objetiva, também com 60 questões, mas abordando áreas distintas das exigidas para o cargo anterior. Além disso, inclui também a realização de uma redação.
Sendo assim, as demais etapas, de caráter eliminatório, são iguais para todos os cargos.
Prova Objetiva
A avaliação de conhecimentos se dará, para os candidatos ao cargo de Soldado, por meio de prova objetiva que terá duração de 4 horas. Enquanto, para o cargo de Oficial, através de prova objetiva e redação, com duração de 5 horas.
Cada prova objetiva somará 60,00 pontos, distribuindo-se em questões de múltipla escolha, apresentando cinco opções (A, B, C, D e E), com a exigência de uma única resposta correta.
É válido ressaltar, que será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o
candidato que obtiver nota igual a zero em qualquer uma das disciplinas da prova objetiva e/ou obtiver nota inferior a 30,00 pontos na prova objetiva.
Redação
A redação, aplicada somente ao candidatos ao cargo de nível superior, valerá 20,00 pontos e consistirá em um texto dissertativo de até 30 linhas, e será avalidada de acordo com os seguintes critérios:
a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 20,00 pontos;
b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical, tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido;
d) será calculada, então, a nota da redação (NFR) pela fórmula NFR = NC – 2 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato no texto definitivo;
e) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NFR < 0,00 ponto;
f) nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota igual a zero; g) será eliminado e não terá classificação alguma no concurso o candidato que obtiver NFR < 10,00 pontos
Ressalta-se ainda que a correção da redação será apenas para os 204 candidatos mais bem classificados na prova objetiva.
Avaliação Psicológica
Para essa segunda etapa convocarão somente os candidatos aprovados na redação para o cargo de Oficial e os 2.278 candidatos mais bem classificados na prova objetiva para o cargo de Soldado.
Dessa forma, está automaticamente eliminado do concurso, o candidato que não for convocado para tal etapa.
Avaliação de Saúde
Em sequência, os candidatos aptos na avaliação psicológica são convocados para a avaliação de saúde, em que serão analisados exames laboratoriais, de imagens e de laudos médicos apresentados pelos candidatos. Assim como também a avaliação clínica, referente às condições oftalmológica, odontológica e antropométrica.
Desse modo, ao final, os candidatos considerados aptos seguirão para a avaliação física.
Avaliação Física
O edital estabelece ainda que utilize os testes e índices mínimos especificados abaixo para realizar a avaliação física.
1º dia:
a) flexão abdominal 45º (1 minuto): 32 (trinta e duas) repetições para o sexo masculino e 26 (vinte e seis) repetições para o sexo feminino;
b) flexão de braço no solo: 23 (vinte e três) repetições para o sexo masculino, sendo a execução para os homens em 4 (quatro) apoios (mãos e pés) e 17 (dezessete) repetições para o sexo feminino, sendo a execução para as mulheres em 6 (seis) apoios (mãos, joelhos e pés).
c) corrida de 12 (doze) minutos: 2.200 (dois mil e duzentos) metros para o sexo masculino e 1.800 (mil e oitocentos) metros para o sexo feminino;
2º dia:
d) natação 50 metros: 1 (um) minuto para o sexo masculino e 1 (um) minuto e 5 (cinco) segundos para o sexo feminino.
Considerações Finais
Chegamos ao fim deste artigo, comas principais informações sobre o edital do Corpo de Bombeiros do Pará e as emocionantes oportunidades que ele oferece. Esperamos que você tenha encontrado todas as respostas que procurava e que esteja ainda mais motivado para seguir em frente nessa jornada.
Portanto, lembre-se que a busca por uma carreira no serviço público exige dedicação e preparação. Se você sonha em se tornar um Soldado ou Oficial do CBMPA, este é o momento de se preparar com foco e determinação.
Nesse momento, ter um material objetivo e de qualidade, assim como o acompanhamento de uma equipe profissional preparada e experiente pode fazer toda a diferença. Estamos aqui para apoiar você em sua jornada de preparação, fornecendo informações atualizadas e recursos de qualidade. Confira nossos planos de Mentoria e Monitoria disponíveis!
Por fim, desejamos a você muito sucesso e determinação em sua busca por uma carreira no Corpo de Bombeiros do Pará. Vamos juntos em direção ao seu objetivo!