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Concurso Ministério da Saúde CNU Bloco 5: 220 vagas, tudo que precisa saber e discursiva resolvida

Finalmente está publicado o edital do CNU e com ele o do Ministério da Saúde (MS)! São 220 vagas e remuneração inicial próxima a 8,5 mil reais! Fique atento, pois as inscrições seguem até o dia 09 de fevereiro com prova marcada para 05 de maio. Então, se está interessado nesse concurso, a hora é agora e precisa intensificar sua preparação. Outro bizu é que nesse concurso a prova discursiva será determinante para sua aprovação. Fica comigo nesse blog que te conto tudo sobre o concurso Ministério da Saúde e, na sequência, também comento a prova discursiva do último concurso, além de te passar várias dicas de como se preparar e como gabaritar a discursiva no CNU. Vamos nessa?!

Atualização Concurso Ministério da Saúde

TECNOLOGISTA DE NÍVEL SUPERIOR

  • Status: Concurso autorizado e confirmado no CNU
  • Vagas: 220 vagas (divididas em diversas especialidades)
  • Requisito: Nível superior
  • Remuneração: Até R$ 8445,9, incluso auxílio-alimentação de R$ 658
  • Editais CNU: Bloco 1Bloco 2Bloco 3Bloco 4Bloco 5 (maior parte das vagas do MS); Bloco 6Bloco 7Bloco 8 (nível médio)
  • Banca: Cesgranrio
  • Prova: 05 de maio (aplicadas em todo país)
  • Aplicação de prova: em todo Brasil.

A maior parte das vagas estão concentradas no Bloco 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos). Os destaques são para profissionais da área da saúde e farmacêuticos.

Quanto ganha um Tecnologista do Ministério da Saúde?

Nesse sentido, como já dito, a remuneração inicial se aproxima dos R$ 8500, já considerando o aumento de 9% e vale refeição. Além disso, como se vê na tabela de plano de carreira que o salário ultrapassam os 14 mil reais no final da carreira. Uma excelente oportunidade, não é mesmo?

Plano de carreira Tecnologista do concurso Ministérioa da Saúde

Etapas do concurso Ministério da Saúde no CNU – Cargo Tecnologista

EtapaProvaNº QuestõesNota – Forma de CálculoNota MáximaPesoNota Máxima PonderadaNota de Corte Ponderada
(P1) Prova Objetiva – Conhecimentos Gerais20100* Nº acertos / 201000,252510
(P2) Prova objetiva – Conhecimentos Específicos50((Nº acertos eixo temático 1)* peso eixo temático 1) + … + ((Nº acertos eixo temático 5)* peso eixo temático 5)1000,555522
(P3) Prova discursiva1Nota questão1000,220
Total100

Quais disciplinas serão cobradas

PROVA OBJETIVACONHECIMENTOS COBRADOS
Conhecimentos GeraisPolíticas Públicas; Desafios do Estado de Direito: Democracia e Cidadania; Ética e Integridade; Diversidade e Inclusão na Sociedade; Administração Pública Federal; Finanças Públicas.
Conhecimentos EspecíficosBloco 5: Gestão Governamental e Governança Pública; Políticas Públicas: Educação, Ciência e Tecnologia e Justiça; Políticas Públicas: Saúde e Desenvolvimento Social; Direitos Humanos, Direitos dos Povos Originários e das Populações Tradicionais; Pesquisa e Avaliação.

Prova discursiva e sua importância no CNU

Assim, além da prova objetiva, outra etapa crucial para sua aprovação será a prova discursiva. Nesse sentido, estimamos que a prova discursiva possa corresponder até cerca de 55% da sua pontuação como demonstro abaixo.

importância discursiva no CNU

Diferente das questões objetivas, a prova discursiva exige habilidades distintas, como capacidade de argumentação, clareza na exposição de ideias e domínio do conteúdo. Portanto, um preparo específico e direcionado é essencial para enfrentar esse desafio com confiança. Sua preparação, para esta discursiva, já começa neste artigo com a análise da última prova bem como dicas de estruturação de discursivas para o Concurso Ministério da Saúde.

Analisando a Última Prova do Concurso Ministério da Saúde

Ainda que o concurso Ministério da Saúde para Tecnologista esteja confirmado para o CNU, esperamos, pelas especificidades do cargo, prova discursiva direcionada a conhecimentos sobre políticias públicas e conhecimentos específicos como foi em 2014. Para ilustrar essa expectativa, vamos, então, avaliar a prova discursiva para o cargo Tecnologista Júnior da área Gestão de Políticas Públicas em Saúde. Como o próximo concurso pode apresentar discursivas comuns aos cargos do Ministério da Saúde, apostar em temas relacionados ao SUS e/ou à atuação do Ministério da Saúde na garantia do bem-estar da sociedade é, portanto, uma boa asposta.

Questão 01 do último concurso

Projetos são elaborados para se obter financiamento para algo que se pretende realizar. Existem profissionais capacitados para fazer essa elaboração, de forma a compreender o que será realizado, em que prazo e, sobretudo, quanto vai custar. Os projetos devem ser escritos de forma clara, agradável e concisa, a fim de atrair os stakeholders e convencê-los de que o investimento valerá a pena. Os tipos mais comuns de projeto são os de intervenção e os de investigação. Descreva a diferença entre esses dois tipos de projeto.

Como se vê, a questão cobrou conhecimentos da especialidade aplicados ainda, no contexto, do Ministério da Saúde. Para ajudá-los, portanto, nessa preparação, apresento abaixo uma proposta de resposta à questão acima, destacando em negrito a apresentação dos aspectos solicitados (projetos de de intervenção e de investigação) ,e os articuladores do discurso e pronomes que auxiliam na conexão das ideias para um texto mais coeso e coerente. Observe também que deixei em evidência no 2º e 3º parágrafo a diferença solicitada no enunciado.

Proposta de resposta à questão 01

Na gestão de políticas públicas em saúde, projetos de intervenção e de investigação são fundamentais para promover melhorias e inovações no setor. Portanto, identificar as diferenças entre os dois tipos é essencial para adequar estratégias e recursos à natureza de cada iniciativa.

Projetos de intervenção em saúde visam a implementação de ações que modificam uma situação existente, buscando melhorar a qualidade de vida e os serviços de saúde. Assim, caracterizam-se por objetivos claros e mensuráveis, uma metodologia ativa de implementação, o envolvimento direto com a comunidade ou população-alvo, e possuem indicadores de desempenho específicos que permitem avaliar sua eficácia. Em contraste com projetos de investigação, projetos de intervenção têm um foco prático e direto na aplicação e nos resultados tangíveis para a saúde pública.

os projetos de investigação em saúde são concebidos para gerar novos conhecimentos científicos na área, por meio da exploração sistemática de dados e informações. Esses projetos são caracterizados, então, pela busca de evidências que apoiem ou refutem hipóteses científicas, uso de metodologias de pesquisa rigorosas, potencial de contribuição para a literatura existente e para políticas baseadas em evidências. Ao contrário dos projetos de intervenção, os de investigação focam mais no processo de entendimento e explicação de fenômenos relacionados à saúde, em vez de intervir diretamente sobre eles.

Vamos agora a mais uma questão do último concurso, agora da tipologia dissertativo-expositivo, aquele em que é necessárioa apresentar posicionamento, além de propostas de intervenção.

Questão 03 do último concurso

Motivado pela leitura dos textos seguintes, sem, contudo, copiá-los ou parafraseá-los, redija um TEXTO DISSERTATIVO, em aproximadamente 20 linhas, em norma-padrão da língua portuguesa, atribuindo-lhe um título, sobre o tema: Obesidade na criança e no jovem, como enfrentar o problema no dia a dia?

Lembre-se, a estrutura clássica do texto dissertativo-argumentativo é: introdução, parágrafos de desenvolvimento e conclusão. No entanto, como o número de linhas é limitado para cumprir todas essas partes, vou sguerir uma abordagem mais concisva, cumprindo, portanto, último aspecto desenvolvido com conclusão.

Proposta de resposta à questão 03

Na proposta de resposta à questão, destaquei o tema logo no início do 1º parágrafo; os articuladores e os pronomes que são parte importante para produção de um texto coeso e coerente; e os aspectos que decidi trabalhar no desenvolvimento (ação conjunta de escola e família na edução alimentar; e políticas públicas e ação estatal no enfrentamento da obesidade infantojuvenil).

A obesidade infantojuvenil é um desafio de saúde e social crítico, afetando cada vez mais crianças e adolescentes. Suas consequências são variadas, desde diabetes a doenças cardíacas. Nesse sentido, o enfrentamento do problema exige uma colaboração entre sociedade, família e Estado.

A eficácia da educação nutricional é ampliada quando as escolas e as famílias trabalham juntas. Assim, crianças que recebem instrução sobre alimentação saudável tendem a fazer melhores escolhas alimentares. O envolvimento dos pais na promoção de dietas balanceadas é, portanto, fundamental para instaurar uma base sólida para a prevenção da obesidade desde a infância.

Ademais, políticas públicas bem-orientadas e um sistema de saúde preparado reforçam a luta contra a obesidade juvenil. Medidas como a regulamentação da publicidade de alimentos e o fornecimento de tratamentos adequados são vitais. Por fim, o combate à obesidade infantojuvenil deve ser encarado como uma responsabilidade compartilhada que requer ação conjunta e esforços integrados de diversos setores da sociedade.

Disponibilizo no link abaixo a última prova para o cargo de Tecnologista – Gestão de Políticas Públicas em Saúde.

Prova último concurso Ministério da Saúde

Mais Dicas para Concurso Ministério da Saúde

Conforme o prometido, após detalhar a natureza da prova discursiva no concurso Minitério da Saúde e antecipar o que esperar para o próximo, é hora de compartilhar as dicas e estratégias finais que podem ser decisivas para alcançar uma pontuação elevada na discursiva:

  • Domínio de conteúdo específico e temas relacionados à atuação do Ministério da Saúde;
  • Usar elementos de coesão e coesivos na confecção do seu texto, conforme exemplifiquei nas questões;
  • Produza textos impessoais e objetivos;
  • Esteja em dias com a gramática, sobretudo com as regras de acentuação e pontuação;
  • Última dica e mais valiosa: baixe nosso e-book que traz mais dicas e estratégias para a boa estruturação da discursiva no Concurso Nacional Unificado.

E-BOOK GRATUITO | DICAS DISCURSIVA CNU 2023

Como se preparar de forma eficaz?

Conforme você se prepara para o Concurso Ministério da Saúde, a importância de um plano de estudos bem elaborado e com professores experientes é indiscutível. Na Científica Concursos, apresentamos um curso preparatório detalhado para a prova discursiva para Tecnologista do Ministério da Saúde, que promete não só prover o conhecimento necessário mas também aguçar as habilidades de estruturação de textos para se sobressair na competição. A ênfase em uma preparação eficaz é visível em nossos métodos. Incluindo: análise dos critérios de avaliação, técnicas rápidas para construir parágrafos com qualidade e dicas sobre como atender às expectativas dos avaliadores, aumentando a eficácia e a coesão de sua escrita com vistas a maiores pontuações.

Para enriquecer ainda mais seu aprendizado, disponibilizamos videoaulas, exercícios baseados em provas passadas e questões inéditas de temas quentes, constituindo um arsenal valioso para a sua preparação específica para o concurso Ministério da Saúde. Nosso suporte contínuo e as sessões de esclarecimento de dúvidas com professores são fundamentais para solucionar qualquer incerteza, reforçando seu entendimento e autoconfiança. E para um estudo ainda mais adaptado às suas necessidades, oferecemos correções individuais das discursivas, com feedbacks personalizados, aumentando suas chances de obter um desempenho excepcional e alcançar as notas mais altas.

Saiba mais | Preparatório completo para discursiva Ministério da Saúde

Vou ficando por aqui, espero que as informações tenham esclarecido sobre essa excelente oportunidade para várias formações da área de exatas, saúde, biológicas, administração e TI. Nesse sentido, espero também também que as dicas repassadas tenha auxiliado a entender com mais clareza como gabaritar a discursiva.

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Prof. Diego Souza

Maior nota na discursiva Perito PCDF

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