O Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO) já confirmou presença no tão aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU) e o cargo de Analista Técnico-Administrativo conta com uma remuneração inicial de aproximadamente R$ 6.255,90. Foram autorizadas 45 vagas imediatas, no bloco 7 do edital publicado. A inscrições vão começar dia 19 de janeiro de 2024 e as provas acontecerão no dia 05 de Maio de 2024. Você sabe como detonar na Prova Discursiva MPO?
Neste blog você verá além das informações atualizadas da situação desse concurso, mas também uma análise minuciosa de como foi a última prova discursiva para este cargo e o que fazer para se destacar na prova discursiva. Está pronto para dar mais um passo rumo a sua aprovação? Continue a leitura e vamos juntos!
Concurso MPO: Panorama Geral
- Status: Edital publicado. Bloco 7
- Vagas: 45 imediatas.
- Salários: A remuneração inicial é de R$ 6.255,90 além de auxílios
- Escolaridade: Nível superior.
- Banca: Cesgranrio
- Inscrição para o Concurso: Dia 19 de Janeiro de 2024 até 09 de Fevereiro.
- Provas objetivas e discursivas MPO: 05 de maio 2024
- Locais de aplicação: Em todo país, em cerca de 217 municípios.
- Último concurso: Edital 2015 organizado pela banca CESPE/CEBRASPE
Por que devo me preocupar com a prova discursiva no concurso do MPO?
Muitos candidatos focalizam seus esforços durantes os estudos apenas na prova objetiva, afinal é onde temos os assuntos bem delimitados e conseguimos nos organizar com mais facilidade. Porém, a prova discursiva sempre tem um peso muito relevante na sua nota final. Costumamos ouvir dos colegas “não passei na prova X por causa de 1 questão”. Porém, se esse candidato tivesse ido melhor na prova discursiva, teria avançado algumas posições que resultariam na sua aprovação. Não acredita em mim? Então me acompanha nessa análise!
O último concurso do MPO realizado em 2015 teve a seguinte estrutura de pontuação:
PROVA | TIPO | ÁREA DE CONHECIMENTO | PONTOS | CARÁTER |
P1 | Objetiva | Conhecimentos Gerais | 25 | Eliminatório |
P2 | Objetiva | Conhecimentos Específicos | 55 | Classificatório |
P3 | Discursiva | Conhecimentos Gerais e Específicos | 20 | Eliminatório e Classificatório |
A prova objetiva apresentava 80,00 pontos divididos em conhecimentos básicos e específicos, enquanto a prova discursiva MPO possui peso significativo, valendo 20,00 pontos, ou seja, representou 20% da nota final.
Entretanto, sabemos que para ser aprovado não precisa gabaritar a prova inteira. Historicamente quem consegue ficar na casa dos 85% já consegue ser aprovado. Sendo assim, supondo uma nota de corte de 68 pontos, a pontuação total de um candidato que alcançasse a nota máxima na discursiva atingiria 88 pontos (68 da prova objetiva + 20 da discursiva). Assim, a discursiva passaria a corresponder a cerca de 30% da pontuação final.
Agora você está convencido da diferença que uma boa discursiva pode fazer na sua aprovação? As vezes, ir melhor na discursiva vale mais do que aquela 1 questão que você marcou gabarito errado. Afinal, quem nunca ficou em dúvida e marcou a errada? (dói mais do que a topada do dedo mindinho no sofá 🤣). Vamos juntos ver o que foi cobrado na última prova discursiva…
Análise da Última Prova Discursiva
A última Prova Discursiva MPO para Analista Técnico-Administrativo cobrou assuntos de “Noções de Administração”, umas das disciplinas de conhecimentos específicos como indicado em edital. E, nesse contexto, a prova se concentrou, portanto, nos seguintes tópicos: Conceituação de Benchmarking, Pressupostos do Benchmarking e Tipos de Benchmarking.
Embasamento Teórico Necessário
Para mandar bem na Prova Discursiva MPO, o candidato precisaria abordar os seguintes tópicos:
- Conceituação de Benchmarking: De acordo com Chiavenatto, benchmarking é o processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais. Encorajando, dessa forma as organizações a pesquisar os fatores chave que influenciam a produtividade e a qualidade.
- Pressupostos do Benchmarking: O benchmarking é uma ferramenta da gestão de processos e deve ser realizado de forma contínua e de longo prazo de forma a praticar a melhoria contínua. Trata-se de um processo de investigação, que deve avaliar, compreender, medir e comparar as atividades e processos da organização objetivando a excelência. Com isto, a empresa consegue tanto superar seus concorrentes como se destacar no setor que atua.
- Tipos de Benchmarking: Conforme Rodrigo Rennó, existem três tipos de Benchmarking: Interno (aquele no qual a organização olha para dentro de sua empresa a procura de atividades similares que tenham uma boa produtividade), Competitivo (análise e comparação do desempenho de empresas que atuam no mesmo segmento, sejam concorrentes diretas ou não. Dessa forma, busca-se igualar ou melhorar o desempenho de um concorrente) e funcional ou genérico (Análise e comparação de processos de qualquer organização independentemente de ser do mesmo ramo, de ser concorrente ou não. Por conseguinte, um supermercado poderia copiar o processo de entrega de uma drogaria, por exemplo).
Veja o padrão de resposta que a banca divulgou para os corretores compararem com o espelho da prova dos candidatos:
Como se Preparar Para a Próxima Prova?
Agora, sabendo do tema da última prova do Concurso do MPO cobrada, o que você deve fazer? Procurar quais outras ferramentas de Gestão o examinador pode cobrar na sua prova. Ai professora, mas eu não sou bom em fazer isso. Vem cá que a gente segura na sua mão e te ajuda. Aqui vão alguns exemplos de provas recentes:
- Procuradoria-Geral do DF. Analista Jurídico – Administração. Edital de 2019, provas aplicadas em 2021 devido a pandemia.
- TELEBRÁS – Analista Superior – Administração. 2021
- TRT-8 – Analista Judiciário Área Administrativa. 2016
Além de pegar esses temas e criar a sua própria discursiva durante os seus estudos, crie seus temas. Estimule o pensamento criativo, utilizando a discursiva como uma forma de revisão dos seus estudos nos conhecimentos específicos. Afinal, no dia da prova é isto que será cobrado, você conseguir passar para o papel os conceitos que estudou durante sua preparação, de forma clara, concisa e coesa.
E, para auxiliá-los ainda mais, confira abaixo uma proposta de questão inédita, de tópico quente para o próximo concurso para o órgão. Durante a proposta de solução nota 10, também passo mais dicas acerca de uma excelente estruturação textual para o CNU.
Não se sente preparado? Conte com a gente!
É comum o aluno se sentir perdido durante sua preparação para a prova discursiva. Por causa disso o Científica Concursos convida você a fazer parte do time. Oferecemos um preparatório completo, meticulosamente desenhado para a discursiva do cargo de Analista Técnico-Administrativo, que não apenas prepara você com conhecimento, mas refina suas habilidades de expressas no papel para se destacar.
Primeiramente, nossas ferramentas são desenhadas para oferecer uma preparação holística. Além disso, discutimos detalhadamente os critérios de correção para você ficar ciente do que os analisadores esperam na sua discursiva. Além de, oferecemos estratégias para a estruturação de parágrafos e, por fim, insights sobre o que os corretores buscam em seu texto. Dessa forma, com a inclusão de palavras-chave e articuladores do discurso, seu texto será não apenas informativo, mas também persuasivo e coeso.
Por outro lado, nossas videoaulas, juntamente com questões de concursos anteriores com respostas padrão e questões inéditas, são recursos inestimáveis para aprimorar sua preparação. Além disso, o suporte contínuo e o tira-dúvidas com os professores asseguram, de maneira eficaz, que suas dúvidas sejam esclarecidas, fortalecendo assim sua compreensão e confiança.
Para aqueles que buscam uma preparação mais personalizada, oferecemos a correção estratégica individualizada. Este serviço não apenas avalia seu desempenho, mas oferece feedback construtivo para aprimorar cada aspecto de sua escrita, garantindo que você esteja totalmente equipado para conquistar a nota máxima.
Junte-se à Científica Concursos, e transforme sua preparação em uma jornada de descoberta, aprendizado e sucesso. Seu futuro como Analista Técnico-Administrativo no MPO está à espera, e estamos aqui para garantir que cada passo que você dê seja confiante, informado e vitorioso.
Vamos juntos rumo a aprovação?
.
Professora de Administração
Gestora Governamental