Medicina Legal é uma disciplina cobrada frequentemente nos concursos para Perito Criminal e Delegado de Polícia. Além de estar presente na prova, ela também fará parte da rotina daqueles que forem aprovados para esses cargos. Nesse ínterim, por ser uma das matérias favoritas de muitos concurseiros, é bastante comum que os candidatos com competitividade obtenham um bom desempenho nos certames. Assim, separei algumas dicas de como estudar Medicina Legal a fim de que você atinja o seu objetivo de gabaritar essa disciplina nos concursos para Perito Criminal e Delegado de Polícia.
Desde já, fico à disposição para responder eventuais dúvidas que possam surgir.
Livros Consagrados
As bancas costumam utilizar Genival Veloso de França como referência para elaborar suas questões. O livro do França é considerado a “bíblia” da Medicina Legal! Por ser a base da medicina legal, serve como suporte para consulta nos casos em que haja necessidade de complementar outros materiais mais enxutos e sanar dúvidas. Além deste, Hygino Hércules é um nome consagrado na Medicina Legal e seus aspectos teóricos podem aparecer na sua prova. É comum que, em alguns pontos, Hygino e França apresentem visões conflitantes sobre um mesmo assunto. Ou seja, é importante beber de diferentes fontes quando for estudar Medicina Legal para Perito Criminal e Delegado de Polícia.
Materiais de Cursinhos e Apostilas
Seja por videoaulas ou por PDFs, os materiais de cursinho ou de pessoas já aprovadas são uma ótima opção de fonte de estudos, sobretudo para quem nunca teve contato com a matéria. Portanto, como são mais enxutos e econômicos, podem ser uma boa opção para quem está com o cronograma de estudo apertado. De forma geral, eles se baseiam nas principais obras de autores consagrados da Medicina Legal, sendo que trazem essas informações de forma didática e acessível aos candidatos para Perito Criminal e Delegado de Polícia.
Eu mesma, Profª Isabella Azeredo, aprovada recentemente em dois concursos para Perito Criminal, elaborei dois e-books, um de Medicina Legal e outro de Criminalística, a fim de ajudar na preparação dos concurseiros. Sem falar do preço que é bem acessível! Como estou recebendo dezenas de feebacks de alunos satisfeitos, deixo aqui abaixo o link para o material demonstrativo. Assim, fica de sugestão como um material objetivo, de qualidade, e focado no conteúdo cobrado em concursos para Perito Criminal e Delegado de Polícia.
Material demonstrativo das apostilas de Medicina Legal e de Criminalística – Isabella Azeredo
Livros Didáticos
O livro da Neusa Bittar “Medicina Legal e Noções de Criminalística” é uma obra que traz os diferentes assuntos tratados na Medicina Legal de forma objetiva e simples para o leitor. Dessa forma, pode ser utilizada como material base nos seus estudos combinado a um dos livros supracitados, de acordo com a necessidade. Ainda, existem livros de questões comentadas de Medicina Legal, como os da Luciana de Paula Lima Gazzola, que são excelentes para revisão, para aprofundar nos assuntos e para sanar eventuais dúvidas.
Questões de Concursos Anteriores
Para estudar Medicina Legal para Perito Criminal e Delegado, é indispensável realizar questões de concursos anteriores. Então, existem diversos sites que oferecem esse recurso, como QConcursos e TecConcursos. É por meio da resolução de questões que você consegue identificar quais pontos foram negligenciados nos seus estudos, bem como entender quais assuntos são cobrados com maior frequência e de que maneira são cobrados. Além disso, funciona também como um método de revisão ativa.
.
.
.
Por fim, vou ficando por aqui, pessoal! Espero que as dicas tenham ajudado de alguma forma e que você esteja preparado para colocá-las em prática e iniciar os estudos dessa disciplina apaixonante.
Com carinho,
Isabella Wohlmeister Azeredo
2 respostas