fbpx

Médico Legista PC SP: Como Estudar os 10 Assuntos Mais Relevantes Para a Prova

 

O médico legista também pode ser requisitado aos locais de crime.

O concurso para a Polícia Civil de São Paulo para o provimento de 116 vagas para Médico Legista da PC SP teve o edital publicado em 01/09. Nesse contexto, banca será a Vunesp. Sendo assim, é uma excelente oportunidade tanto pelo quantitativo de vagas quanto pela remuneração inicial de R$14.520,00. A fim de que você obtenha um bom resultado no certame, separamos dicas de como estudar os 10 assuntos mais relevantes para Médico Legista PC SP.

Antes de mais nada, lembro a vocês que já temos um post sobre como o estudo de 57% do edital pode garantir a sua aprovação. Portanto, não deixem de conferir!

 

Como estudar os 10 assuntos mais relevantes para Médico Legista PC SP

Os 10 assuntos mais relevantes estão na tabela abaixo. Contudo, lembro que para o candidato ser aprovado, é necessário acertar 50% das questões dos dois blocos (matérias gerais e específicas). Portanto, embora a tabela a seguir seja um importante guia para os seus estudos, as demais disciplinas não podem ser negligenciadas.

Agora, confira 10 assuntos mais relevantes para Médico Legista PC SP e como estudar cada um deles.

Agora, siga as dicas de como estudá-los.

1- Medicina Legal e Criminalística – Tanatologia. Cronotanatologia. Tanatognose. Comoriência.

Saiba o conceito de morte, as causas jurídicas de morte e os destinos do cadáver (principalmente no que tange ao SVO e ao IML). Ainda, diferencie lesões ante mortem e post mortem. Em seguida, é imprescindível ter conhecimento sobre fenômenos abióticos imediatos e consecutivos, sendo que nos fenômenos consecutivos deve-se saber os pormenores, como fatores que os influenciam e “leis” que os regem. Da mesma forma, atente-se aos fenômenos transformativos destrutivos e conservadores, também com vistas aos pormenores (fatores que influenciam, fases, leis, sinais característicos…). Além disso, estude sobre cronotanatognose e como os fenômenos podem fornecer informações importantes sobre o tempo de morte. Por fim, saiba diferenciar comoriência de premoriência.

2- Medicina Legal e Criminalística – Identidade e identificação.

Compreende os pilares da identificação humana, diferenciando os conceitos de identidade, identificação, reconhecimento, identificação médico-legal x identificação judiciária. Em seguida, passe a estudar papiloscopia e suas divisões, partindo para a datiloscopia (impressão digital x desenho digital, conceito de pontos característicos e a quantidade necessária para identificar alguém, fundamentos biológicos) e foquenos tipos fundamentais (não se esqueça das fórmulas datiloscópicas), pois esse conteúdo é o mais recorrente dentro deste tópico. Também, é relevante saber quais ossos serão utilizados para diferenciação de sexo e estimativa de idade, e quais as características levadas em consideração para tal. Igualmente, vale conferir quais são os métodos primários de identificação e qual é a ordem de uso (datiloscopia, odontologia legal e DNA).

3- Medicina Legal e Criminalística – Traumatologia Forense (energias de ordem mecânica)

Conheça características das lesões, bem como quais objetos podem causá-las e a diferença entre o nome da lesão x nome do instrumento (ex.: lesão contusa, instrumento contundente). Para tanto, faça um quadro com as diferenças entre feridas cortantes, contusas e punctórias. Logo depois, etude os conceitos de degola, esgorjamento, decapitação, espostejamento e esquartejamento. Quanto às feridas contusas, deve-se saber sobre as suas variedades (escoriação, rubefação, edema, hematoma, bossa, equimose e subdivisões…). O espectro equimótico de Legrand du Saulle também pode estar presente na sua prova, de forma a relacionar tanto a coloração x dias transcorridos quanto se possui valor absoluto ou não. Finalmente, no que concerne às lesões mistas, os aspectos mais explorados dizem respeito às lesões perfurocontusas, mais especificamente à balística forense (outro tópico tratado de forma separada no edital).

3.1- Medicina Legal e Criminalística – Traumatologia Forense (energias de ordem física e química)

Para os demais tipos de energia, recomendo seguir a ordem do capítulo do França. Quanto ao frio, saiba diferenciar frio difuso x localizado, elementos diagnósticos da morte decorrente e classificação das lesões (primeiro, segundo, terceiro e quarto grau). No que tange ao calor, atente-se para diferenciar calor difuso (insolação, intermação) do calor direto, dando ênfase também para a classificação das lesões e os sinais que podem ser encontrados nelas. Vale ter uma noção sobre o sinal de Montalti, posição de boxeador, sinal de Christinson, sinal de Chambert e a regra dos noves. 

Em seguida, inclua o estudo da ação da eletricidade, diferenciando os termos e os achados da ação da eletricidade natural e da eletricidade artificial sobre o homem (fulguração, fulminação, eletroplessão, sinal de Lichtenberg, sinal de Jellinek…), isso é muito explorado nas provas. Ademais, não se esqueça de estudar energias de ordem química, pois a banca VUNESP gosta bastante do assunto, então vale ter conhecimento acerca dos efeitos dos cáusticos (coagulante, liquefaciente), quais substâncias podem causá-los, as características das lesões e o conceito de vitriolagem. Em relação aos venenos, entenda as fases de percurso pelo organismo, conceito de mitridização e conceito de veneno.

4- Medicina Legal e Criminalística – Sexologia forense.

Tópico importante para todas as provas de médico legista, pois aparecerá com frequência na rotina. Saiba o que caracteriza o estupro, o que é conjunção carnal e crimes sexuais em geral (no próprio Código Penal). Quanto à perícia do estupro, estude sobre himenologia e os vestígios que podem ser encontrados (fosfatase ácida, glicoproteína P30, pesquisa de espermatozoides…). Ainda, nesse tópico pode ser abordado o infanticídio, seus aspectos legais (definição, atenuante penal) e questões sobre o significado de estado puerperal, sendo que as provas de vida extrauterina são muito importantes e as docimásias são muito cobradas. Outro assunto com bastante incidência: os tipos de aborto e quais são permitidos no nosso ordenamento jurídico. Por fim, esteja atento às parafilias e decore o nome-conceito, pois costuma cair muito em prova.

5- Medicina Legal e Criminalística- Balística forense

Tenha em mente a diferença entre lesão de entrada x de saída, características e sinais característicos de tiros encostados x à curta distância x à distância. Vale ter noção sobre balística interna, classificação das armas, de que o cartucho de munição é formado e entender o mecanismo de tiro.

6- Medicina Legal e Criminalística – Asfixiologia forense

Identifique os sinais externos e internos das asfixias em geral e suas fases. Saiba as fases da asfixia também. Deve estudar a classificação (puras – diferenciar direta x indireta, complexas, mistas). Em sequência, é imprescindível ter conhecimento sobre as asfixias em espécie, quais as características e sinais presentes. É muito importante saber diferenciar enforcamento x esganadura x estrangulamento, tendo em mente a característica do sulco, se é em cima ou embaixo da cartilagem tireóidea, quais são as causas jurídicas da morte. Por fim, não deixe de estudar os sinais tipos em cada modalidade de asfixia, como sinal de Amussat, de Friedberg, sinal de Paltauf, etc.

7- Medicina Legal e Criminalística – Lesões corporais

É preciso saber a letra da lei (Código Penal), diferenciando lesão grave e gravíssima. Também, saiba o que não é considerado lesão corporal e formas de diagnosticar autolesões.

8- Criminologia – Teorias Sociológicas da Criminalidade

Esse tópico é bastante extenso, mas certamente estará na sua prova. Estude as escolas Clássica, Positivista, Terceira Escola Italiana, Escola de Lyon, Escola Correlacionista, Escola Moderna Alemã, Nova Defesa Social, Movimento Lei e Ordem. Saiba as características gerais da teoria do consenso e do consenso. Estude sobre a Escola de Chicago defendia, lembrando que esta comporta as teorias Ecológica, Espacial, Janelas Quebradas, Tolerância Zero e Testículos Quebrados. É imprescindível estudar sobre Associação Diferencial, teoria da Anomia e Subcultura do Delinquente. No que tange às teorias do conflito, conheça a teoria do Labeling Approach e a teoria Crítica. Por fim, existem outras teorias criminológicas fora as do consenso e do conflito que aparecem nas provas com menor frequência (por isso, não é necessário tanto aprofundamento): abolicionista, minimalista, neorrealista, garantismo penal, conformidade diferencial, contenção e teoria dos instintos.

9- Medicina Legal e Criminalística – Toxicologia

Tenha em mente os conceitos de veneno, fármaco, droga, xenobiótico, tolerância, dependência. Em seguida, é muito importante estudar sobre as toxicomanias – drogas psicolépticas, psicodislépticas e psicoanalépticas. Vale saber, também, as características das principais drogas – maconha, cocaína, morfina, barbitúricos, ópio, heroína, LSD, crack, anfetaminas, etc. – e o grau de dependência que podem causar no indivíduo, bem como o panorama de uso no Brasil. Também, pode aparecer na sua prova questões sobre praguicidas. Por fim, não deixe de estudar sobre álcool, incluindo os conceitos de alcoolismo, alcoolemia e embriaguez alcóolica, fases da embriaguez, tolerância ao álcool, metabolismo do álcool e dosagem para fins da lei seca.

10- Noções de lógica – Estruturas lógicas e lógica de argumentação

Foque os estudos em Proposições, Valores Lógicos, Conectivos, Tabelas-Verdade, Tautologia, Contradição, Equivalência entre Proposições, Negação de uma Proposição, Negações dos Conectivos, Diagramas Lógicos, Proposições Categóricas, Validade de Argumentos. Ainda, quanto á lógica de argumentação, estude Lógica de argumentação: conceitos de argumento, premissas, conclusão, argumento dedutivo, silogismos, argumentos categóricos, argumentos hipotéticos; validade dos argumentos (verificar hipóteses nos casos das conclusões e premissas serem verdadeiras ou falsas); verdade das proposições (verificar situações para um argumento ser válido ou inválido; o argumento dedutivo é simbolizado por uma condicional (antecedente – conjunção das premissas, consequente – conclusão).

 

Considerações finais

Pessoal, espero que tenham gostado das dicas e orientações e que elas sejam bastante úteis para o estudo destes assuntos prioritários. Além disso, os nossos Roteiros de Estudo da Científica Concursos possuem além destas orientações, estatísticas de relevância/importância do assunto por banca; por onde, como e o quê estudar; orientações sobre estudo e revisão; aspectos que você precisa dominar; etc.

Por último, lembro que já temos mentoria para Médico Legista disponível.

Whatsapp

Abraço! Atenciosamente,

Prof. Isabella Azeredo

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas