O concurso Perito PF Biologia está cada vez mais próximo, por isso, nesse blog vamos analisar as oportunidades e assuntos relevantes que estão previstas para o próximo certame. Tudo o que você precisa saber para ficar por dentro para ir bem na prova.
O edital está previsto para ser publicado em 20 de maio de 2025 e a banca será a CESPE/CEBRASPE, com provas previstas para 27 de julho de 2025 e o resultado já em dezembro. Lembrando que o novo plano de carreira para Perito PF prevê salários iniciais de R$ 26.300,00, o que o torna um concurso muito atrativo e igualmente concorrido. Portanto, quanto antes iniciar a sua preparação, mais chances terá de ter um bom desempenho. As provas serão realizadas no mesmo dia e divididas em dois turnos, sendo a prova objetiva ocorrendo no período da manhã e prova discursiva no período da tarde.
Concurso Perito Criminal PF Biologia | oportunidades à caminho
- Status: autorizado 2000 vagas para PF. 1000 em 2025, outras 1000 em 2026.
- Banca: CESPE/CEBRASPE
- Vagas: 69 vagas para perito criminal
- Publicação do Edital: 20/05/2025
- Provas: 27/07/2025
- Resultado Final: 16/12/2025
- Salário inicial de Perito: R$ 26,3 mil
- Último edital: Perito Criminal (2018)
Dessa vez a expectativa é que a prova para Perito PF Biologia venha com uma novidade. Há algum tempo já se falava que a área 8 (Biológicas) seria substituída por uma nova área e isso vai se confirmar em breve. Sendo assim, veja a seguir o que é esperado para o concurso Perito PF Biologia e as oportunidades específicas para Biólogos. Já sabemos que virão divididas nas seguintes áreas, sendo: Área 19: Genética Forense (1) Área 21 Antropologia forense (1); Área 22: Meio Ambiente (14).
Perito PF Biologia oportunidades e assuntos: O que esperar para Biólogos?
Considerando que as áreas são específicas e admitem diferentes escolaridades, é possível que o examinador priorize matérias relativas às especializações, ou seja, matérias relacionadas à Genética forense, Antropologia Forense e Meio ambiente. Até o momento não foi mencionado a necessidade de especialização na área, sendo assim já é válido você , da área de Biológicas avaliar o assunto que possa ter maior afinidade e buscar a oportunidade mais competitiva.
Assuntos relevantes: O que você pode esperar para cada área para Perito PF?
Genética Forense: aposte em polimorfismos genéticos, STRs, Genética de Populações, Rotina laboratorial, incluindo métodos de extração de DNA, Quantificação de DNA, PCR, eletroforese, sequenciamento, validação de ensaios, Banco Nacional de Perfis Genéticos, análise de amostras críticas, interpretação de resultados, probabilidade e estatística, análise de dados populacionais, marcadores genéticos complementares, análise de misturas, coleta, acondicionamento e cadeia de custódia. É possível que disciplinas como Genética Básica, Processos evolutivos, Citologia, conceitos de Bioquímica e Imunologia também estejam presentes.
A área a seguir ganhou muita relevância nos últimos anos:
Antropologia forense: apostamos em temas como: abrangências e interfaces, osteologia humana, osteologia aplicada a área forense, osteologia de subadultos, dentição humana, diferença entre ossos humanos e não-humanos, arqueologia forense, documentação, cadeia de custódia e procedimentos preparatórios, estimativa de sexo, estimativa de idade, estimativa de estatura, tafonomia, lesões e alterações ósseas, fatores individualizantes, métodos osteológicos e craniofaciais, análise de isótopos, reconhecimento facial, DVI, direitos humanos, ética e bioética.
Acreditamos que os assuntos relevantes para Meio Mabiente abordarão conteúdos interdisciplinares:
Meio ambiente: Legislação ambiental brasileira, Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), PNMA(Lei 6.938/81), Crimes ambientais (Lei 9.605/98), Perícia ambiental, Licenciamento ambiental, Resoluções CONAMA, Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), (EIA/RIMA), , recuperação de áreas degradadas (PRAD), gestão de resíduos sólidos, conservação e manejo da fauna silvestre e exótica, tráfico de animais, desmatamento e uso do solo, supressão de vegetação, áreas de preservação permanente (APP) e Reserva Legal, Florestas e biomas brasileiros, técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto, sistemas de Informação geográfica (SIG), poluição hídrica, monitoramento da poluição, Unidades de Conservação e o SNUC, mudanças climáticas e gases do efeito estufa, patologias ambientais em animais, maus-tratos à fauna, interdisciplinaridade em perícias ambientais e procedimentos técnicos aplicados à perícia em meio ambiente. Outras disiplinas como zoologia, entomologia forense, botânica e identificação de madeiras também podem aparecer por aqui.
Lembre-se!
O conteúdo acima é uma estimativa com base nas especialidades divulgadas e, não necessariamente, corresponderá ao edital oficial que está previsto para ser publicado dia 20/05/2025.
Contudo, até lá, aproveite para se preparar para os conteúdos gerais: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Direito, Legislação Especial, Atualidades, Noções de Informática.
Como utilizar estatísticas da banca a seu favor para aproveitar o concurso Perito PF Biologia e suas oportunidades?
É altamente recomendável utilizar estatísticas de incidência em sua preparação, pois, dessa maneira, você terá:
1º Foco nos tópicos recorrentes: direcione os seus estudos com temas mais cobrados pela banca e para o seu cargo.
2º Maior eficiência: otimize seu tempo e potencialize as suas chances de aprovação.
3º Planejamento estratégico: saber o seu nível de conhecimento e alinhar a sua preparação com o seu tempo disponível a um plano de estudos personalizado.
Lembre-se: estatísticas não são uma fórmula mágica ou uma regra rígida. É um direcionamento para tornar o seu estudo mais eficiente.
E, para exemplificar isso, preparados abaixo um exemplo prático de como aplicar as estatísticas de incidência de questões nos seus estudos:
Observe que se você estudar 100% do conteúdo, sem dedicar tempo para revisá-lo ou ainda, negligenciar na fase de resolução de questões, sua taxa de acerto ficará em torno de 60%.
Achou isso bom? Ruim?
Pois veja como seria, utilizando o mesmo tempo de estudo, mas dessa vez, direcionando para 60% do conteúdo mais incidente, fazendo boas revisões e praticando com questões periodicamente. Sim! O seu desempenho na prova tende a ser muito melhor quando se faz uso do estudo estratégico.
E sim, futuros Peritos Criminais Federais: são as estatísticas
Entenda as nossas estatísticas para Concurso Perito PF Biologia
Para que você tenha um guia completo, personalizado, estratégico e eficiente, nós:
- examinamos cuidadosamente provas anteriores da banca, neste caso CESPE/CEBRASPE e identificamos os temas mais recorrentes. Além disso, também analisamos provas anteriores da área pericial;
- Outras bancas também são consideradas principalmente para assuntos menos recorrentes na CESPE;
- De posse desses dados é possível verificar os assuntos mais recorrentes para Perito PF Biologia. E então a conta é simples: quanto mais questões com um determinado assunto, maior a sua incidência nas provas e, portanto, maior será a sua relevância na hora de orientar quanto tempo é recomendável dedicar em cada assunto;
- e, por fim, criamos a nossa famosa tabela da Científica Concursos que vocês tanto gostam: O ranking com os assuntos relevantes dos edital.
E claro, para aproveitar melhor as nossas estatísticas, nada melhor do que aplicar o Ciclo de Estudos
Utilizando o Ciclo de Estudos em seu planejamento
Professora, é muito difícil planejar o ciclo de estudos? Como eu faço?
Você tem razão, sem a ferramenta adequada, planejar o ciclo de estudos pode ser desafiador, pois, além de demandar tempo, é preciso ter direcionamento e acompanhamento.
E, para isso, nós da Científica Concursos dispomos das melhores ferramentas e o melhor time de professores e mentores preparados para te auxiliar nessa fase importante da vida.
Portanto, venha conhecer nossos planos de mentoria e monitoria para que seu estudo seja personalizado. Afinal, cada candidato possui um perfil e uma necessidade.
Veja algumas ferramentas que você irá encontrar em nossa plataforma:
- Metas Diárias: Saiba o que vai estudar, se é conteúdo, revisão ou questões. Você não precisa se preocupar em lembrar se hoje é dia de revisar ou fazer questões. Com o passar do tempo, nos perdemos nos temas e em qual tarefa cumprir. Portanto, quer boas revisões e praticar com cadência? o plano de metas diárias te ajuda e você guarda sua energia para foca naquilo que é importante.
- Resumo da Semana: veja em um único lugar todo o conteúdo que você vai precisar estudar naquela semana, sendo assim, você consegue separar o material certo de estudo de forma assertiva;
- Organize o que é mais importante: não basta ter dados estatísticos de questões mais incidentes, é preciso aplicá-lo. Sendo assim, é possível programar a plataforma para priorizar temas mais incidentes sem perder os demais conteúdos.
- Gráficos de progresso: diários e semanais. Você acompanha em tempo real a sua evolução. A plataforma já indica o seu desempenho em cada disciplina. Associando esses dados com as estatísticas de temas incidentes te ajuda ainda mais a direcionar seu estudo para um maior e melhor desempenho na sua prova.
- Visualize o seu edital de forma instantânea: é possível checar todos os temas presentes no seu edital, sem complicação, sem estudar o que não precisa.
Veja as metas da semana em um só lugar de forma fácil e prática.
Você é única e único e o seu tempo vale muito, sendo assim, organize seu plano com o seu mentor de forma personalizada.
Estude, revise e pratique: utilizando o método 24/7/30
Na nossa mentoria você já divide o seu estudo no método 24/7/30.
Estou um conteúdo novo? Ótimo. Vamos agora consolidá-lo na sua memória de longo prazo para que você chegue afiado na prova.
Revise em 24h: A primeira revisão do tema estudado já no dia seguinte te ajuda a reter o conteúdo e, portanto, evita o processo natural de esquecimento. Segundo a curva de esquecimento, há um declínio exponencial nas primeiras horas após o estudo;
Revise em 7 dias: retomar a revisão em sete dias reforça as conexões neurais e também ajuda a prevenir o esquecimento do conteúdo. Lembre-se, entre a publicação do edital e o dia da prova, há um tempo. Dessa forma, não arriscamos perder o conteúdo estudado;
Revise em 30 dias: faça a última revisão do ciclo, garantindo que o conteúdo esteja consolidada em sua memória de longo prazo.
Curva de esquecimento e a importância de realizar boas revisões.
Personalize a sua preparação para Perito PF Biologia
Se você é aluno ou aluna iniciante, intermediário ou avançado, nós temos as ferramentas para tornar os seus estudos mais eficientes para que você direcione seus estudos para as oportunidades para biólogos. Para isso, converse com o seu mentor sobre objetivos, tempo disponível, dificuldades de estudo e dicas de materiais.
Dicas gerais para personalizar o seu estudo:
Aos alunos iniciantes, aconselhamos a estudar os assuntos mais relevantes e deixar de lado os menos frequentes, principalmente se o edital já estiver publicado. Isso vai otimizar o seu tempo, já que será desafiador se aprofundar em todos os assuntos com um tempo mais enxuto.
Caso você seja um aluno intermediário ou avançado, orientamos a manter as revisões de todos os tópicos já estudados, direcionando o estudo principal para os tópicos que ainda faltam.