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Concurso MCTI CNU 296 vagas, inicial até R$ 13 mil, estratégias e discursiva resolvida

Foi publicado o edital do Concurso Nacional Unificado e com ele o concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Pode não acreditar, mas são 296 vagas imediatas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia. Remuneração de R$8.315,77, incluso auxílio-alimentação, para graduados, mas que pode passar para quase 13 mil iniciais para quem possuir doutorado. O concurso MCTI no CNU é uma oportunidade imperdível para quem gosta de rotina e é amante da pesquisa.

As inscrições para o concurso já estão abertas e segue até dia 09 de fevereiro. Nesse sentido, vale lemrbar que será organizado pela banca Cesgranrio e que o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00! Fica comigo nesta rápida leitura que vou te passar estratégias de preparação. Tanto para a prova objetiva quanto para a discursiva. Além disso, como a banca não disponibilizou padrão de resposta para o estudo de caso (modalidade por nós esperada para a próxima prova do CNU) cobrado no último concurso, resolvi essa prova discursiva e disponibilizarei aqui também nossa proposta de resposta completa. Tudo isso, então, em uma leitura clara e concisa. Vem comigo!

Concurso MCTI – Analista C&T – Atualização rápida e completa

  • Analista em Ciência e Tecnologia
  • Vagas: impressionantes 296 vagas!
  • Requisito: formação superior em qualquer área
  • Remuneração: R$ 8,3 mil para graduados e R$ 13 mil para doutores
  • Editais CNU: Bloco 1; Bloco 2; Bloco 3; Bloco 4; Bloco 5; Bloco 6; Bloco 7; Bloco 8 (nível médio)
  • Banca: Cesgranrio
  • Prova: 05 de maio (aplicadas em todo país)
  • Aplicação de prova: em todo Brasil.
  • Último concurso para Analista C&TCESPE/CEBRASPE 2012
  • Possíveis lotações: Brasília/DF, Belém/PA, Campinas/SP, Itajubá/MG, Manaus/AM, Petrópolis/RJ.

Como será a prova objetiva e em qual Bloco do CNU devo concorrer para o MCTI?

Nesse sentido, as vagas para o MCTI estão distribuídas em 5 Blocos (1, 2, 3, 6 e 7). Mas é no Bloco 7 que temos a maior concentração das vagas, 149 das 296 vagas, sem falar que 106 são para nível superior em qualquer árera, muito bom, não é?! Por isso, como não sei exatamente para qual Bloco concorrerá, resumo abaixo as disciplinas cobradas em cada um.

Conteúdos gerais e específicos dos Blocos 1 a 7 (nível superior) no CNU

PROVA OBJETIVACONHECIMENTOS COBRADOS
Conhecimentos GeraisPolíticas Públicas; Desafios do Estado de Direito: Democracia e Cidadania; Ética e Integridade; Diversidade e Inclusão na Sociedade; Administração Pública Federal; Finanças Públicas.
Conhecimentos EspecíficosBloco 1: Gestão Governamental e Governança Pública; Políticas Públicas; Gestão Ambiental e Tecnológica, Sustentabilidade e Energia; Planejamento e Gestão de Obras, Políticas Públicas de Infraestrutura e Acessibilidade; Engenharia Cartográfica e Geoprocessamento.
Bloco 2: Gestão Governamental e Governança Pública; Políticas Públicas; Gerência e Suporte da Tecnologia da Informação; Desenvolvimento de Software; Apoio à Decisão, Inteligência Artificial e Métodos Quantitativos.
Bloco 3: Gestão Governamental e Governança Pública; Políticas Públicas; Caracterização da Paisagem no Meio Rural; Práticas de Produção Agropecuária no Meio Rural; Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural.
Bloco 5: Gestão Governamental e Governança Pública; Políticas Públicas: Educação, Ciência e Tecnologia e Justiça; Políticas Públicas: Saúde e Desenvolvimento Social; Direitos Humanos, Direitos dos Povos Originários e das Populações Tradicionais; Pesquisa e Avaliação.
Bloco 6: Gestão Governamental e Governança Pública; Políticas Públicas e Análise de Dados; Economia, Economia Solidária e Contexto Internacional; Orçamento Público, Contabilidade e Regulação; Inglês.
Bloco 7: Gestão Governamental e Governança Pública: Estratégia, Pessoas, Projetos e Processos; Gestão Governamental e Governança Pública: Riscos, Inovação, Participação, Logística e Patrimônio; Políticas Públicas e Noções de Estatística; Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública e Compras na Administração Pública; Comunicação, Gestão Documental, Transparência e Proteção de Dados.

Distribuição da pontuação entre prova objetiva, discursiva e títulos

EtapaProvaNº QuestõesNota – Forma de CálculoNota MáximaPesoNota Máxima PonderadaNota de Corte Ponderada
(P1) Prova Objetiva – Conhecimentos Gerais20100* Nº acertos / 201000,252510
(P2) Prova objetiva – Conhecimentos Específicos50((Nº acertos eixo temático 1)* peso eixo temático 1) + … + ((Nº acertos eixo temático 5)* peso eixo temático 5)1000,555522
(P3) Prova discursiva1Nota questão1000,220
Total100
Organização do CNU dos Blocos 1 ao 7 (nível superior)

Nesse sentido, é importante lembrar que será excluído o concorrente que alcançar uma pontuação inferior a 40% nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais (P1) e Conhecimentos Específicos (P2) ou que receber uma nota zero na Prova discursiva.

A prova discursiva foi no último e será novamente uma etapa determinante no concurso MCTI no CNU

Retomando nossa atenção, portanto, para a prova discursiva, é importante notar que a prova discursiva deve corresponde a mais da metade da pontuação final dos aprovados, como se observa na simulação ilustrada abaixo.

A prova discursiva de 2012 do concurso MCTI consistiu de duas questões discursivas, um estudo de caso e uma peça técnica, acerca de Gestão Administrativa e Gestão Pública em C,T&I. Nossa aposta é que, pela natureza e especificidades do cargo de Analista em C&T do MCTI, a prova discursiva deve novamente abordar conhecimentos específicos e/ou técnicos relativo à atuação do bloco e nossa maior aposta é a modalidade estudo de caso no CNU. Para auxiliá-los nessa preparação, resolvi o estudo de caso do último concurso e disponibilizei logo mais minha proposta de resposta padrão para a questão. Assim, um esqueleto pronto para reproduzirem a estruturação em seus treinos.

Como resolver uma questão discursiva do tipo estudo de caso?

Como prometido, vamos agora aos preparativos e dicas prévias para resolução da prova para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia do MCTI. Nesse sentido, lembro que a questão em tela trata-se de um estudo de caso e solicitou 3 aspectos. Esse tipo de texto exige uma introdução, um básico resumo do caso apresentado no enunciado. Em seguida, redigimos o desenvolvimento destinando um parágrafo para o atendimento de cada um dos aspectos solicitados. Já a conclusão não é obrigatória. Eu, como professor de discursiva, gosto de incluir sempre a conclusão por uma questão didática. Assim, você visualiza como poderia cumprir essa parte do texto caso o número de linhas te permita. Caso não permita, reforço, mais uma vez, não é obrigatório. Isso porque é bem mais impactante para sua nota o atendimento dos aspectos solicitados.

Assim, antes de analisarmos propriamente a questão, chamo sua atenção para a forma que os parágrafos de desenvolvimento podem facilmente ser estruturados. Nesse sentido, observe o esquema abaixo, retirado de nosso preparatório completo para discursiva do concurso MCTI.

como estruturar cada parágrafo do estudo de caso em discursivas para concurso

CESPE | Analista em Ciência e Tecnologia | Concurso MCTI | 2012

O presidente da República editou, em 23/7/2007, medida provisória que alterou as normas e definições dos medicamentos genéricos e os respectivos procedimentos para registro. Tal medida foi transformada em lei, após votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Após três anos da publicação de medida provisória editada pelo presidente da República alterando as normas e definições dos medicamentos genéricos e os respectivos procedimentos para registro, determinada associação entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra essa medida, sob o argumento de que esta apresentava o seguinte vício formal: ela teria sido aprovada no Congresso Nacional sem ter passado por comissão mista de senadores e deputados, conforme determina o parágrafo 6.º do artigo 62 da Constituição (in verbis: “Caberá à comissão mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisórias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão separada, pelo plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional.”).

O Supremo Tribunal Federal aceitou o argumento exposto pela associação e declarou inconstitucional a medida. O relator assim se expressou em seu voto: “É difícil imaginar a soberania do Congresso Nacional quando o parecer é oriundo de uma voz unívoca do próprio relator, tendo em vista que a comissão não se instalou. Percebe-se, assim, que o parecer da comissão mista, ao invés de formalidade desimportante, representa uma garantia de que o Legislativo seja, efetivamente, o fiscal do exercício atípico da função legiferante pelo Executivo”.
Continuação do contexto do enunciado
No dia seguinte ao da decisão, o advogado-geral da União, em questão de ordem, argumentou que a decisão da corte traria consequências desastrosas, visto que todas as outras medidas provisórias aprovadas antes da emenda constitucional 32 de 2001 (que alterara o artigo 62, dando-lhe sua atual redação) haviam seguido procedimento semelhante, do que se concluía que todas elas estariam sujeitas à declaração de inconstitucionalidade. Assim, nas palavras do advogado-geral, “correr-se-ia o risco de haver disputas jurídicas infindáveis e de sofrermos, nós da segurança jurídica, o efeito das várias decisões tomadas com base nessa lei”.

Em face do referido voto, o Supremo Tribunal Federal reconsiderou a decisão, declarando constitucional a medida provisória em questão e estabelecendo que as futuras medidas provisórias deveriam, antes de seguirem para as Casas do Congresso Nacional, ser submetidas à apreciação de comissão mista de deputados e senadores, sob risco de inconstitucionalidade.
Comando da questão

Acerca da situação, um dos ministros assim concluiu sua argumentação: “Verificamos que a declaração de inconstitucionalidade das medidas provisórias aprovadas antes da alteração do artigo 62 da CF poderia gerar grave crise social, insegurança jurídica e até mesmo uma crise institucional, portanto, nós devemos ter cuidado com as consequências de nossas decisões”. Com base na situação hipotética acima, redija um estudo de caso atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir:

  • Discorra a respeito do princípio de freios e contrafreios (checksand balances). [valor: 6,00 pontos]
  • Analise a situação à luz da dinâmica do relacionamento entre os poderes no Brasil. [valor: 6,00 pontos]
  • Descreva o papel do Poder Legislativo na elaboração das políticas públicas. [valor: 6,00 pontos]

Minha proposta de resposta padrão para o estudo de caso do concurso MCTI

1º Parágrafo – Breve resumo da situação hipotética apresentada no enunciado.

introdução do estudo de caso do concurso MCTI

2º Parágrafo – Atendimento ao 1º aspecto solicitado no enunciado: discorra a respeito do princípio de freios e contrafreios (checks and balances).

atendimento do 1º aspecto da prova discursiva de analista do MCTI

3º Parágrafo – Atendimento ao 2º aspecto solicitado no enunciado: Analise a situação à luz da dinâmica do relacionamento entre os poderes no Brasil.

3º parágrafo da resposta da questão estudo de caso

4º Parágrafo – Atendimento ao 3º aspecto solicitado no enunciado: Descreva o papel do Poder Legislativo na elaboração das políticas públicas.

4º parágrado da resposta estudo de caso

5º Parágrafo – Conclusão: síntese dos encaminhamentos do desenvolvimento.

conclusão da resposta para o estudo de caso do concurso MCTI 2012

Dica de ouro: baixe nosso e-book gratuito com mais bizus e estratégias

Achou que não teria como ajudá-los ainda mais, não é?! Está, portanto, enganado(a)! Nesse sentido, preparamos um e-book gratuito recheado com dicas e estratégias extras para você gabaritar a discursiva do concurso MCTI, disponível pelo link abaixo.

Assim, não custa lembrar que são dicas retiradas do nosso preparatório completo e focado no concurso para Analista C&T do MCTI. Portanto, não deixe de conhecer na sequência todas as ferramentas, estratégias, critérios discutidos e também disponibilização de questões de concurso anteriores e inéditas, todas resolvidas, de forma completa, por nossos professores, do nosso preparatório completo. Nosso time é formado por professores especialistas em discursivas e também nas disciplinas específicas do concurso. Assim, você aprende nosso passo a passo simples de estruturação de sua resposta e ainda conta com o suporte teórico fornecido nas respostas comentadas. Por isso, temos certeza que nosso preparatório é único e o mais personalizado para o concurso MCTI.

MCTI NO CNU – E-BOOK GRATUITO DISCURSIVA ANALISTA C&T

PREPARATÓRIO ESPECIALIZADO NO CONCURSO MCTI

Chegamos, portanto, ao fim deste blog, cumprindo a promessa de clareza e de concisão. E, nesse sentido, trazemos a mesma abordagem em nosso preparatório completo para discursiva do MCTI. Isso porque, por já ter sido concurseiros, sabemos que não há tempo para perder já que o prazo até a prova é curto e também porque já muito o que se estudar para a prova objetiva.

Espero que o blog tenha sido útil e, se precisar de um reforço eficaz para se dar bem na prova discursiva que será decisiva no CNU, já sabe, então, que pode contar conosco da Científica Discursivas.

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Prof. Diego Souza

Maior nota na discursiva ANM e PCDF

1º lugar Espec. em Regulação da ANM

1º lugar Analista da EMBRAPA

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2 respostas

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