fbpx

CNU – Bloco 3: Dicas exclusivas para uma preparação eficaz! 

CNU… o edital finalmente foi liberado e agora podemos entender como todo o processo ocorrerá. Entretanto, como tivemos algumas “surpresas”, é fundamental compreender plenamente as informações apresentadas no edital para que estratégias adequadas de preparação sejam elaboradas e você obtenha êxito neste processo. 

Como já tínhamos conhecimento, o concurso será dividido em oito blocos temáticos, sendo eles:

Neste blog falaremos especificamente sobre o bloco temático 3 que abrange a área ambiental, agrária e biológicas. Serão 530 vagas distribuídas para seis órgãos, tais como o MAPA, o IBGE e o INCRA. Além disso, a remuneração inicial pode chegar a R$ 20.924,80 para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cargo que exige graduação em qualquer área de formação. É realmente uma oportunidade extraordinária para ingressar no serviço público! 

Então, fica comigo, pois vamos detalhar os pontos mais importantes do edital e darei dicas indispensáveis de como se preparar para as diferentes etapas do concurso. 

Compreendendo o edital do CNU – Bloco 3

  • Período de inscrição: 19/01/2024 a 09/02/2024
  • Site para inscrição: site do Concurso Público Nacional Unificado
  • Valor da taxa de inscrição: R$ 90,00 (noventa) reais
  • Possibilidades de isenção: inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, doador de medula óssea, bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
  • Data da prova objetiva e discursiva: 05/05/2024
atenção CNU-Bloco 3

Ao se inscrever no concurso, o candidato deve indicar, dentre as opções do bloco temático, os cargos e a especialidade, em ordem de prioridade. Assim, é necessário tomar decisões estratégicas, pois a escolha dos cargos e a ordem de preferência são cruciais e determinam sua convocação e classificação na lista de espera do certame.

Ao ordenar suas preferências, o candidato será aprovado e classificado no cargo para o qual a pontuação obtida no certame o classifique nas vagas imediatas. Entretanto, o candidato também constará na lista de espera para todos os cargos de maior preferência em relação àquele em que foi classificado. 

Etapas do concurso do CNU – Bloco 3:  

etapas do concurso CNU - Bloco 3

O que é preciso saber sobre a prova objetiva? 

A prova objetiva será composta por 20 (vinte) questões de conhecimentos gerais e 50 (cinquenta) questões de conhecimentos específicos. Essas questões serão de múltipla escolha, com uma única alternativa correta. Além disso, a CESGRANRIO distribui geralmente as questões de forma equitativa entre os tópicos do edital, mostrando a importância de todos eles.

Contudo, fique atento pois os eixos temáticos dos conhecimentos específicos possuem pesos diferentes, de acordo com os cargos. Dessa forma, é importante direcionar o seu estudo de acordo com a sua primeira opção.  Por fim, é necessário obter no mínimo 40% de acertos para não ser imediatamente eliminado.

Além disso, como o conteúdo é extenso. Sugiro buscar fontes bibliográficas confiáveis e, ao mesmo tempo, objetivas. Não se preocupe demasiadamente com os pormenores e treine com bastante questões, pois a partir delas você identificará alguns pontos faltantes em seu conhecimento que você poderá retornar à teoria e completar. Dessa forma, você garante um avanço mais célere em vários tópicos do edital, que veio recheado de muitas novidades e assuntos inesperados até mesmo para os concurseiros experientes.

A prova discursiva será importante?

A prova discursiva poderá corresponder a aproximadamente 55% da pontuação total da primeira etapa. A CESGRANRIO avaliará os conhecimentos teóricos e o uso do idioma, atribuindo 50% do valor total a cada aspecto. Assim, será necessário demonstrar não apenas o domínio técnico, mas também habilidades de comunicação e argumentação técnica, destacando a importância de uma preparação abrangente

No nosso site é possível encontrar diversos blogs específicos de cargos do bloco 3. Portanto, ao final da leitura deste blog não deixe de visitar os blogs direcionados para o seu cargo de maior interesse. Ahhh… nesses blogs você também pode encontrar questões discursivas corrigidas e comentadas para entender melhor como redigir o seu texto.

Discursivas CNU – Como tirar nota 10

FUNAI – Nível superior – Como se preparar e prova discursiva resolvida 

Auditor Fiscal Federal Agropecuário do MAPA

MAPA – Auditor Fiscal Federal – Como se preparar

Auditor Fiscal Federal/Farmacêutico do MAPA

MCTI – 296 vagas para Nível Superior – Discursiva resolvida

atenção CNU-Bloco 3

A discursiva poderá remeter a qualquer conteúdo abordado no anexo IV do edital.

Ou seja, a banca poderá abordar tanto os assuntos de conhecimentos gerais como os assuntos de conhecimentos específicos. São estes:

Observe que, 50% da pontuação final da discursiva será referente a um conteúdo que será também abordado na parte objetiva. Sem dúvidas é fundamental se dedicar ao estudo desses assuntos. Entretanto, 50% da nota da discursiva corresponde ao uso do idioma. Esse ponto será um diferencial para a sua aprovação e pode colocar candidatos inicialmente fora das vagas na lista das vagas imediatas. 

As provas objetivas e discursivas ocorrerão no mesmo dia. Ou seja, administrar o tempo para responder às questões e redigir o texto solicitado é fundamental. A banca avaliadora realizará as avaliações em dois turnos distintos. Assim, as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva ocuparão o período da manhã, com duração de 2 horas e 30 minutos. Já as provas objetivas de conhecimentos específicos acontecerão à tarde, com uma extensão de 3 horas e 30 minutos.

Dicas de ouro:

O edital não deixa claro qual a tipologia a ser cobrada, informando apenas que será uma questão dissertativa. Ou seja, podemos ter um texto dissertativo-argumentativo ou um texto dissertativo-expositivo. Entretanto, apesar da necessidade de estudar os dois tipos textuais, da forma como o edital foi elaborado e por remeter a assuntos específicos, é provável que seja cobrado o texto dissertativo-expositivo, em especial o estudo de caso. 

Você saberia diferenciar esses textos se cobrados? Sabe como estruturá-los? Entende como utilizar os articuladores do discurso? Se você respondeu não a alguma das perguntas anteriores, não se preocupe, temos um preparatório completo para a discursiva do CNU. 

Preparatório para discursivas

Preparatórios especializados por cargo do concurso CNU

Neste preparatório você encontrará PDFs e videoaulas que abordam desde os critérios de avaliação da banca até como elaborar um texto de acordo com cada tipologia. Preparamos este material de forma detalhada e direcionada para o CNU. Ainda, para deixar você mais preparado, temos dezenas de questões inéditas para que você possa treinar e se aperfeiçoar na escrita. De fato, te proporcionamos todas as ferramentas necessárias para obter a pontuação máxima na prova discursiva deste certame!

Há também uma série de materiais gratuitos que você pode encontrar no nosso site e que te ajudarão a compreender melhor como se preparar para este certame. 

CNU: e-book gratuito – discursiva

INCRA: e-book gratuito – discursiva

MAPA: e-book gratuito – discursiva

MCTI: e-book gratuito – discursiva

Por fim, espero ter te ajudado a compreender como a primeira etapa do certame ocorrerá e como você pode estar preparado para obter êxito. Além disso, desejo sinceramente que este seja o momento de sua mudança de vida.

Ayrles Brandão

Dra em Biotecnologia

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *