É de conhecimento de todos que o concurso da Polícia Civil de São Paulo foi publicado em 01/09 para preenchimento de 3500 vagas, e o edital da Polícia Científica SP é iminente, com 249 vagas para Perito Criminal e 116 vagas para Médico Legista. Na segunda-feira (14/08) ocorreu oficialmente a contratação da Fundação Vunesp como banca organizadora, o que faltava para a liberação do edital. Conforme o edital, as provas objetivas de perito criminal e médico legista já devem ocorrer no dia 03/12 (no período da manhã), e as vagas são regionalizadas. Em outro artigo lhe mostramos todos os detalhes do edital que foi publicado no dia 01/09, não deixem de acessá-lo. Portanto, quanto antes você iniciar a sua preparação, maiores serão as suas chances de aprovação!
Esse concurso é uma excelente oportunidade para quem pensa em se tornar Perito Criminal ou Médico Legista da Polícia Científica SP, tanto pelo quantitativo de vagas quanto pela remuneração inicial de R$12.954,40 (de acordo com o edital). Nesse sentido, meu propósito aqui é, de forma objetiva, trazer informações sobre os requisitos, etapas e estratégias de estudo para otimizar suas chances de aprovação.
Primeiramente, trago um breve panorama do que já sabemos sobre este próximo concurso.
O que já sabemos sobre o concurso da Polícia Científica SP
- Status: edital publicado (01/09);
- Vagas: 249 vagas Perito Criminal, 116 vagas Médico Legista.
Requisitos
- Possuir nacionalidade brasileira;
- Idade igual ou superior a 21 anos;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Estar no gozo dos direitos civis e políticos;
- Estar em dia com o serviço militar;
- Possuir capacidade física e mental para exercer o cargo;
- Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público federal, estadual ou municipal;
- Possuir CNH na categoria B ou superior;
- Perito Criminal – possuir diploma de bacharelado em pelo menos uma das seguintes graduações: Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Moleculares, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Farmácia, Farmácia e Bioquímica, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição, Odontologia, Química, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Candidatos que possuem a Licenciatura podem fazer o concurso e entrar na justiça para tomar posse, mas recomendamos fazer alguma complementação EAD para obter o Bacharelado;
- Médico Legista – diploma de graduação no curso de Medicina, expedido por entidade de ensino oficial ou reconhecida, bem como registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Porém, vale salientar que os requisitos de diploma e registro no conselho passarão por verificação quando do provimento ao cargo. Ou seja, não é necessário já estar formado para prestar o concurso, pois a apresentação da documentação se dá no ato de posse.
Etapas do concurso
De acordo com a Lei nº 1.249/2014, essas devem ser as etapas do próximo concurso, já que elas também vieram no último concurso de Médico Legista (2022):
- Prova preambular (objetiva) – eliminatório e classificatório;
- Prova escrita (discursiva) – eliminatório e classificatório;
- Comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social – eliminatório;
- Prova oral – eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos – classificatório.
Inicialmente, o foco do candidato deve ser as duas primeiras etapas, principalmente a prova objetiva, visto que em torno de 95% de todos os candidatos irão ser eliminados nesta etapa, então é importante que você consiga uma nota suficiente para ser classificado para a correção da prova discursiva. Ademais, não adianta se preocupar com a prova oral, se você não passar por essas duas primeiras etapas. Portanto, vamos comentar sobre cada uma das etapas.
Prova Objetiva – Perito Criminal
No último concurso para Perito Criminal da Polícia Científica SP, não houve divisão das vagas em áreas, sendo apenas uma prova para todos candidatos, independente da área de formação. Dessa forma, a partir do último concurso para Perito Criminal (2013) e do último para Médico Legista (2022), não esperamos grandes mudanças das disciplinas em relação ao que foi cobrado no último concurso, conforme Tabela 1 abaixo. Ademais, é importante ressaltar que em Noções de Direito foram cobrados D. Constitucional, D. Penal, D. Processual Penal e Lei Orgânica da PC SP. Além disso, acreditamos que possa ocorrer a inclusão de Direitos Humanos, complementações de leis extravagantes e atualizações na parte de Direito, bem como alguns acréscimos e/ou maiores detalhamentos na parte de conhecimentos específicos. Ademais, diferentemente do último edital para Perito Criminal, mas tomando como base o de Médico Legista (2022), apostamos que venham 80 questões objetivas.
Prova Objetiva – Médico Legista
Acreditamos que a estrutura da prova objetiva para médico legista se mantenha inalterada (conforme Tabela 2 abaixo), visto que o último edital é extremamente recente (2022). Dessa forma, recomendamos basear-se nele para a sua preparação. Ademais, para que candidato não seja eliminado, é preciso acertar pelo menos 50% da pontuação em cada módulo.
MÓDULOS | DISCIPLINAS | QUANTIDADE DE QUESTÕES |
MÓDULO I (48 questões) | Medicina Legal e Criminalística | 48 |
Módulo II (32 questões) | Língua Portuguesa | 08 |
Noções de Criminologia | 08 | |
Noções de Direito | 08 | |
Noções de Informática | 04 | |
Noções de Lógica | 04 | |
Total | 80 |
Portanto, vamos as principais dicas para mandar bem na prova objetiva:
- Resolva um número grande de questões, o estudo ativo com questões irá te direcionar para o que é mais cobrado no concurso e pela banca;
- Estude por materiais de qualidade (com teoria completa, direcionada e esquematizada);
- Busque maneiras e ferramentas que te ajudem a revisar o conteúdo de forma rápida (mapas mentais, tabelas, resumos, PDFs com destaques);
- Estude por ciclo de estudos e utilize ferramentas que podem organizar o seu planejamento de estudos de forma rápida e prática.
Prova Discursiva
Inicialmente, vale destacar que no concurso de Médico Legista (2022), a prova discursiva apresentava pontuação máxima de 100 pontos, a mesma pontuação da prova objetiva, sendo de caráter classificatório e eliminatório. Sendo assim, a prova discursiva será determinante para aprovação, pois devido ao elevado peso, poderá alterar de forma significativa a posição dos candidatos.
A estrutura da prova discursiva para Médico Legista deve ser mantida, visto que o último concurso foi muito recente. Neste, foram cobradas 4 questões discursivas:
- 2 sobre Medicina Legal e Criminalística;
- 1 sobre Criminologia;
- 1 sobre Língua Portuguesa.
A nossa aposta para Perito Criminal é que o perfil de cobrança seja o mesmo, sendo provável que as questões discursivas respeitarão a mesma divisão que ocorreu na prova de Médico Legista. Contudo, como Medicina Legal e Criminalística estavam compreendidas em conhecimentos específicos, também existe a possibilidade de que siga a seguinte divisão:
- 2 sobre conhecimentos específicos (Química, Física, Biologia, Contabilidade, Matemática); e
- 2 sobre conhecimentos gerais, sendo mais provável a cobrança de Medicina Legal, Criminalística ou Criminologia.
Portanto, vamos as principais dicas para mandar bem na prova discursiva:
- Consolide bons conhecimentos, principalmente na parte de conhecimentos específicos, ou nas disciplinas que o edital indicar que irão cair na prova discursiva;
- Pratique a prova discursiva com possíveis temas, cronometre o tempo gasto e compare com padrões de resposta;
- Envie suas discursivas respondidas para um professor corrigir;
- Siga os comandos do enunciado (na mesma ordem), abordando cada comando em um parágrafo diferente.
No vídeo abaixo, a Profa. Isabella e o Prof. Diego fazem as principais apostas para o próximo concurso para Perito Criminal PC SP.
Investigação Social
Essa etapa é mais tranquila, mas o candidato precisa ter atenção aos detalhes e tipos de documentos presentes no edital.
Prova Oral
A última prova oral para investigador e escrivão foi gravada em áudio e vídeo, e consistiu na arguição do candidato, em sessão pública, sobre conhecimento das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Noções de Direito e de Criminologia e Noções de Informática. Dessa forma, os examinadores de cada disciplina atribuíam ao candidato nota de 0 a 100 pontos, considerando-se aprovado aquele que obtiver nota mínima de 50 pontos em cada uma e, no total, média de 50% ou mais. Assim, a dica principal para essa etapa é se manter calmo, com uma postura confiante, e responder de forma precisa e objetiva as perguntas. Ademais, o objetivo dessa etapa é verificar como o candidato irá se comportar em uma situação de pressão, portanto, mais importante que o conteúdo será a postura do candidato.
Prova de títulos
A Prova de Títulos da Polícia Científica SP deve ser formada por pontuação de títulos relacionados à formação e experiência profissional do candidato, limitada ao valor máximo de 20 pontos, nos termos:
- Diplomas em cursos de pós-graduação:
- Doutorado: 5 pontos, até o limite de 5 pontos;
- Mestrado: 4 pontos, até o limite de 4 pontos;
- Especialização com carga horária mínima de 360 horas-aula: 2 pontos, até o limite de 4 pontos;
- Livro, de autoria exclusiva do candidato, vinculado às áreas do Direito, da Medicina Legal, da Criminologia ou da Segurança Pública com registro no International Standard Book Number (ISBN): 1 ponto, até o limite de 3 pontos;
- Artigo, de autoria exclusiva do candidato, publicado até a data de publicação deste Edital, em revista especializada, com conselho editorial, vinculado às áreas do Direito, da Medicina Legal, da Criminologia ou da Segurança Pública, com registro no International Standard Serial Number (ISSN): 1 ponto, até o limite de 2 pontos;
- Exercício de docência em instituição de ensino superior, oficial ou reconhecida: 1 ponto por ano de magistério, até o limite de 2 pontos.
Portanto, essa é uma etapa apenas classificatória, que ocorrerá depois das demais. Dessa forma, candidatos que possuem apenas a graduação não precisam ficar desanimados, pois as primeiras etapas do concurso (provas objetivas e discursivas) e que irão selecionar a maior parte dos candidatos. Recomendo a realização de alguma pós-graduação (EAD, de preferência) com carga horária mínima exigida em edital, desde que isso não comprometa a sua preparação para o concurso.
Considerações Finais
Então é isso pessoal, espero que todas as informações e dicas passadas nesse artigo sejam muito úteis para vocês! Lembrando que eu e a Profa. Keila (perita criminal na PC SP) fizemos uma live falando sobre as principais informações, panorama atual, etapas, apostas para o próximo concurso da Polícia Científica SP.
Caso tenham gostado das dicas e orientações, saibam que os nossos Roteiros de Estudo da Científica Concursos possuem além destas orientações, estatísticas de relevância/importância do assunto por banca; por onde, como e o quê estudar; orientações sobre estudo e revisão; aspectos que você precisa dominar; etc. Além disso, disponibilizamos para vocês um exemplo de roteiro de estudo para vocês neste link.
Por fim, lembro que lançamos recentemente os ebooks gratuitos para perito criminal e médico legista aqui no site, com todas as informações que vocês precisam saber para esses concursos como panorama, etapas, estatísticas, dicas de estudo, preparação para prova discursiva e muito mais! Além disso, já temos o pacote de discursivas para esse concurso da PC SP e também o combo de simulados para a PC SP.
E-book | Perito Criminal PC SP
Assim, vou ficando por aqui. Acreditamos que as estatísticas e a planilha disponibilizadas ajudarão na sua estratégia de preparação para Perito Criminal PC SP. Comente aqui embaixo o que achou deste artigo. E, por último, lembro que até o dia 12/09 estamos com um desconto de 10% off nos planos de Mentoria e Monitoria para Perito Criminal e Médico Legista PC SP disponíveis.
Mentoria e Monitoria para Perito Criminal PC SP
Mentoria e Monitoria para Médico Legista PC SP
Bons estudos!