fbpx

Discursiva AFT CNU: raio X, o que caiu e o que pode cair?

Se chegou até aqui é porque, então, já sabe que o edital para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT). Está publicado pelo Bloco 4 do Concurso Nacional Unificado. Além disso, lembro que serão 900 vagas, com 1800 CR e que paga uma “bagatela” de R$ 23 mil. Ademais, já se sabe-se que pode chegar a 28 mil iniciais com os adicionais e gratificações. Portanto, deve saber também que a discursiva AFT CNU mais uma vez corresponderá a cerca de 30% da pontuação final dos aprovados. Assim, se já sabe disso tudo, este blog terá somente dois objetivos claros:

  • Analisar a cobrança em cada uma das 8 questões discursivas do último concurso CNU. Isso tudo para auxiliá-lo no entendimento do que esperar da próxima discursiva.
  • Estratégias, bizus e passo a passo para gabaritar a prova discursiva para AFT (Bloco 4) no CNU.

Discursiva AFT CNU | Questão discursiva 1 de P3, do último concurso

Rápida análise da questão 1 de P3 do último concurso AFT

Análise da questão 1 de P3

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A questão é marcadamente interdisciplinar, envolvendo tanto Direitos Humanos quanto Economia do Trabalho. Ela requer um entendimento do candidato sobre como os tratados internacionais de direitos humanos (em particular, aqueles focados em direitos das mulheres) se aplicam no contexto econômico e trabalhista, destacando a necessidade de compreender a legislação internacional e suas implicações no mercado de trabalho.
NÍVEL DE DIFICULDADE
A questão pode ser considerada de dificuldade média a alta. Ela exige do candidato não apenas conhecimento específico sobre a Convenção mencionada, mas também a habilidade de relacionar este tratado internacional com práticas e leis trabalhistas, além de entender os aspectos práticos de sua implementação. A questão requer uma análise crítica e a capacidade de sintetizar e de correlacionar informações de diferentes áreas do direito e da economia do trabalho.

Discursiva AFT CNU | Questão discursiva 2 de P3, do último concurso

ENUNCIADO
Tradicionalmente, os economistas tendem a considerar a determinação de salários no mercado de trabalho de forma similar à determinação de preços em um mercado qualquer, onde as forças de oferta e de demanda desempenham papel central. Nesse contexto, o sindicato é visto como um vendedor monopolista de trabalho regido pelo princípio da maximização, de modo que a união laboral passa a ser interpretada de forma análoga a uma firma que comercializa o seu produto. Contudo, quando se rejeita a determinação dos salários nominais pelas forças de mercado, sob as quais o mercado de trabalho deveria sempre se comportar da mesma forma que todos os demais mercados, abre-se espaço para discutir aspectos relacionados à estrutura institucional do mercado de trabalho e da dinâmica salarial, à heterogeneidade dos agentes participantes do sindicato, ao tamanho dos grupos tomadores de decisão, entre outros aspectos.
Tendo o texto acima como referência inicial, discorra sobre:
• Os efeitos macroeconômicos da negociação coletiva sobre o nível de desemprego e a inflação [valor: 9,00 pontos] e
• Indique a razão econômica de o resultado da taxa de desemprego ser menor em países com determinação salarial no âmbito da firma ou no âmbito centralizado que em países com determinação salarial no âmbito da indústria [valor: 10,00 pontos].
DISCIPLINAS E TÓPICOS COBRADOS
Economia do trabalho: Esta questão aborda principalmente os tópicos “2.1 Demanda por trabalho: o modelo competitivo e modelos não competitivos”, “5.1 A intervenção governamental: política salarial e políticas de emprego”, e “5.3 Modelos tradicionais sobre o papel dos sindicatos e modelo de preferência salarial”. A questão centra-se na análise da interação entre sindicatos, negociação coletiva, e sua influência no mercado de trabalho.
Rápida análise da questão 2 de P3 do último concurso AFT

Análise da questão 2 de P3

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A questão situa-se no contexto da teoria econômica do trabalho, focando na interpretação dos sindicatos como agentes no mercado de trabalho e como sua atuação afeta as variáveis macroeconômicas, como desemprego e inflação. A parte final da questão solicita uma análise comparativa da taxa de desemprego com base em diferentes estruturas de determinação salarial, enfatizando a importância da estrutura institucional no mercado de trabalho e exigindo conhecimento acerca dos modelos aplicados em outros países.
Embora a questão esteja fortemente ancorada na Economia do Trabalho, ela tangencia temas de Direito do Trabalho, especialmente ao abordar a negociação coletiva e a organização sindical. Contudo, seu foco principal é econômico, analisando as implicações macroeconômicas desses arranjos.
NÍVEL DE DIFICULDADE
Esta questão pode ser considerada de alta dificuldade. Ela requer do candidato um entendimento aprofundado das teorias econômicas relacionadas ao mercado de trabalho, bem como a habilidade de analisar criticamente o papel dos sindicatos e a negociação coletiva. Além disso, a questão pede uma compreensão das consequências macroeconômicas desses fenômenos e a capacidade de comparar diferentes sistemas de determinação salarial. A análise comparativa e a síntese de informações complexas aumentam a dificuldade desta questão.

Discursiva AFT CNU | Questão discursiva 3 de P3, do último concurso

ENUNCIADO
Considere que determinada lei tenha conferido ao trabalhador urbano o direito ao recebimento de seguro contra acidente de trabalho em percentuais maiores que os previstos para os trabalhadores rurais. Em face dessa situação, discorra sobre o tratamento dado pela Constituição Federal de 1988 aos trabalhadores urbanos e rurais [valor: 10,00 pontos], esclarecendo, à luz do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), se há compatibilidade da referida lei com o texto constitucional [valor: 9,00 pontos].
DISCIPLINAS E TÓPICOS COBRADOS
Direito Constitucional: a questão aborda o tópico “3 Direitos e garantias fundamentais”, especialmente “3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais”, e “3.2 Direitos Fundamentais do Trabalho na Constituição de 1988”. Ela também se relaciona com o entendimento jurisprudencial do STF, que não é explicitamente mencionado no conteúdo programático, mas é essencial importante no direito constitucional acerca da análise de constitucionalidade de leis (controle de constitucionalidade).
Rápida análise da questão 3 de P3 do último concurso AFT

Análise da questão 3 de P3

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A questão foca na análise dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais conforme estabelecidos pela Constituição Federal de 1988. Além disso, pede-se uma discussão sobre a compatibilidade de uma lei específica com a Constituição, baseando-se no entendimento do STF. Isso requer do candidato não apenas conhecimento da Constituição, mas também dos desdobramentos da constitucionalidade de leis no campo jurídico, mais especificamente relativo à Suprema Corte brasileira, STF, que possui como atribuição a proteção do texto constitucional.
Comentário adicional: a Constituição Federal de 1988, especificamente no Artigo 7º, não prevê uma diferenciação no pagamento de direitos como o seguro contra acidentes de trabalho entre trabalhadores urbanos e rurais. Pelo contrário, o Artigo 7º estabelece uma série de direitos para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, sem distinção. Isso inclui o seguro contra acidentes de trabalho (inciso XXVIII), que deve ser providenciado pelo empregador. Portanto, qualquer lei que estabeleça uma diferenciação nos benefícios entre trabalhadores urbanos e rurais pode ser questionada quanto à sua compatibilidade com a Constituição Federal de 1988 perante o STF.
NÍVEL DE DIFICULDADE
Esta questão pode ser classificada como de dificuldade média. Requer conhecimento específico sobre o conteúdo dos artigos da Constituição que tratam dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, bem como uma compreensão da jurisprudência do STF e sua atuação no controle de constitucionalidade. A necessidade de analisar a compatibilidade de uma lei específica com o texto constitucional aumenta a complexidade, exigindo não só conhecimento, mas também a habilidade de aplicar esse conhecimento a uma situação hipotética.

Discursiva AFT CNU | Dissertação de P3, do último concurso

ENUNCIADO
Determinado servidor público requereu à administração pública a conversão de férias vencidas e não gozadas em indenização pecuniária, argumentando que, por motivo de interesse público (necessidade do serviço), a administração não autorizara o exercício do direito. O órgão público indeferiu o pedido de conversão, ressaltando a ausência de autorização legal para o deferimento.
Em face dessa situação hipotética, discorra sobre o direito constitucional do servidor às férias [valor: 8,00 pontos], abordando se é viável a conversão desse direito em pecúnia [valor: 20,00 pontos], com fundamento na legislação de regência e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça [valor: 10,00 pontos].
DISCIPLINAS E TÓPICOS COBRADOS
Direito Constitucional: a questão aborda o direito constitucional dos servidores às férias, especificamente relacionado ao tópico “5.1 Disposições gerais, servidores públicos” do conteúdo programático.
Direito Administrativo: a questão também se relaciona com o Direito Administrativo, em especial no que se refere ao regime jurídico dos servidores públicos (tópico “4.2 Direitos e deveres dos funcionários públicos; regimes jurídicos”, especificamente Lei 8.112/90).
Rápida análise da dissertação de P3 do último concurso AFT

Análise da dissertação de P3

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A questão apresenta um cenário hipotético em que um servidor público solicita a conversão de férias não gozadas em indenização pecuniária. Isso envolve compreender os direitos constitucionais dos servidores públicos, a legislação pertinente e a interpretação (jurisprudência) dessa legislação pelo STF e STJ.
A questão é interdisciplinar, pois envolve tanto o Direito Constitucional (direitos dos servidores públicos garantidos pela Constituição) quanto o Direito Administrativo (interpretação e aplicação da legislação administrativa e jurisprudência relacionada).
NÍVEL DE DIFICULDADE
Esta questão é de dificuldade média a alta. Ela requer do candidato não apenas conhecimento específico sobre os direitos dos servidores públicos, como também a capacidade de interpretar e aplicar a legislação e jurisprudência relevantes, incluindo decisões do STF e STJ. A necessidade de fundamentar a resposta com base na legislação e jurisprudência aumenta sua complexidade.

Discursiva AFT CNU | Questão-problema 1 de P4, do último concurso

ENUNCIADO
Após a realização de detalhado diagnóstico acerca das dificuldades na gestão dos projetos desenvolvidos em determinado órgão público, verificou-se que cada unidade funcional desse órgão adotava uma metodologia diferente para a administração de seus projetos (formulação, execução, acompanhamento e avaliação), o que ocasionava diversos problemas de comunicação e integração de informações necessárias para a sustentação do processo decisório e a produção de relatórios gerenciais, concluindo-se que uma das principais razões para as dificuldades enfrentadas consistia na ausência sistemática de uma metodologia que levasse em consideração um grupo de processos básicos de gerenciamento de projetos, bem como na falta de uma estrutura dedicada ao apoio aos gerentes de projeto.
• Com base nessa situação, formule uma proposta de gerenciamento de projetos que, embasada nas melhores práticas do PMBOK®, possa solucionar os problemas apresentados. Ao elaborar o seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
• Mencione a importância e as funções de uma estrutura de gerenciamento. [valor: 6,00 pontos]
• Identifique os grupos de processos de gerenciamento de projetos. [valor: 6,00 pontos]
• Apresente uma descrição sumária da metodologia proposta. [valor: 7,00 pontos]
DISCIPLINAS E TÓPICOS COBRADOS
Gestão de Projetos: A questão envolve os tópicos “5.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos”, “5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos”, e “5.3 Projetos e suas etapas”.
Rápida análise da questão-problema 1 de P4 do último concurso AFT

Análise da questão-problema 1 de P4

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A situação apresentada destaca problemas de gerenciamento de projetos em um órgão público, enfocando na necessidade de padronização de metodologias. A questão solicita uma proposta baseada nas melhores práticas do PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), abordando a importância e funções de uma estrutura de gerenciamento e identificando os grupos de processos de gerenciamento de projetos.
Embora a questão seja principalmente focada em Gestão de Projetos, ela também tangencia áreas como comunicação organizacional e tomada de decisão, requerendo uma compreensão de como a gestão de projetos influencia e é influenciada por outras áreas de uma organização.
NÍVEL DE DIFICULDADE
A questão pode ser considerada de dificuldade média. Requer conhecimento específico sobre o PMBOK® e a aplicação de suas práticas no contexto de um órgão público. Além disso, exige a habilidade de sintetizar uma metodologia de gestão de projetos de forma coesa e aplicável ao cenário descrito.

Discursiva AFT CNU | Questão-problema 2 de P4, do último concurso

ENUNCIADO
José, auditor-fiscal do trabalho, durante operação fiscalizatória em uma fazenda produtora de milho, entabulou conversa com um jovem trabalhador que colhia milho juntamente com outras pessoas, todos trajando bermudas e calçando chinelos, sob forte sol. Pela explanação do jovem, José constatou que o rapaz tinha dezessete anos de idade e trabalhava na fazenda desde os quinze anos de idade. Ficou sabendo também que o proprietário da fazenda exigia que todos os trabalhadores dormissem no local de trabalho, em um único alojamento, cimentado, com capacidade para um grupo de sessenta pessoas, com colchão, porém sem camas, e, durante o dia, o espaço interno do alojamento, equipado com dois fogões a lenha, era aproveitado para o preparo dos alimentos e para refeitório. O fiscal verificou, ainda, que havia na fazenda um grupo de aproximadamente sessenta e cinco pessoas, com idades entre dezesseis e quarenta anos, homens e mulheres que trabalhavam em total condição de igualdade, sem carteira de trabalho ou qualquer outro documento comprobatório de relação de trabalho e sem qualquer exame médico; que a jornada de trabalho diária era cumprida das 5 h às 18 h, com, aproximadamente, uma hora para almoço; que os trabalhadores adquiriam, com recursos próprios, os alimentos e roupas que consumiam no trabalho, à escolha deles; e que, ao final de cada mês, cada trabalhador recebia R$ 20,00 por dia trabalhado.
Com base na situação hipotética apresentada e à luz da legislação trabalhista brasileira, discorra, de forma fundamentada, sobre as irregularidades trabalhistas evidenciadas [valor: 8,00 pontos], propondo soluções para os problemas identificados [valor: 8,00 pontos] e especificando a forma de intervenção do auditor-fiscal do trabalho no caso [valor: 3,00 pontos].
Rápida análise da questão-problema 2 de P4 do último concurso AFT

Disciplinas cobrdas na questão-problema 2 de P4

DISCIPLINAS E TÓPICOS COBRADOS
Direito do Trabalho: os aspectos principais abordados incluem “3 Relação de trabalho e relação de emprego”, “4.1 Empregado e empregador”, “12 Duração do trabalho” e “15 Salário e remuneração”.
Segurança e Saúde no Trabalho: a questão toca em tópicos relacionados às condições insalubres de trabalho, como alojamento inadequado e exposição prolongada ao sol, que se relacionam com várias Normas Regulamentadoras, como a NR-24 (Condições de Higiene e Conforto no Local de Trabalho) e NR-15 (Atividades e Operações Insalubres).

Análise questão-problema 2 de P4

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A questão apresenta um cenário em que trabalhadores são submetidos a condições de trabalho precárias e potencialmente ilegais. O candidato deve identificar as irregularidades trabalhistas com base na legislação brasileira, sugerir soluções e descrever a atuação apropriada de um auditor-fiscal do trabalho nesse contexto.
NÍVEL DE DIFICULDADE
Esta questão é de média a alta dificuldade. Ela exige do candidato não apenas conhecimento detalhado das leis trabalhistas e normas de segurança e saúde no trabalho, mas também a capacidade de aplicar esse conhecimento para identificar irregularidades específicas, propor soluções práticas e definir o papel do auditor-fiscal do trabalho em situações como essa.

Discursiva AFT CNU | Questão-problema 3 de P4, do último concurso

ENUNCIADO
Antônio trabalhou, por trinta anos, como mecânico de aeronaves em uma empresa de manutenção e reparação de aeronaves com vinte e um funcionários, localizada em hangar do Aeroporto Internacional de Brasília. Antônio cumpria jornada de trabalho diária de oito horas, sendo submetido diariamente, por cerca de 30 minutos, a um nível de ruído contínuo/intermitente de 130 dB(A). ou seja, acima dos limites de tolerância admitidos. Em seu exame demissional, foi detectada perda auditiva bilateral. O empregador ficou surpreso ao saber do problema de saúde de Antônio, pois, nos relatórios da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) sobre as verificações dos ambientes e condições de trabalho na empresa, não foram apontadas situações de risco para a segurança e a saúde dos empregados.
Segundo informações dos demais empregados, Antônio, havia anos, utilizava o equipamento de proteção individual (EPI) destinado à proteção auditiva em um dos ouvidos apenas, o esquerdo, e, ao ser questionado pelos colegas, sempre afirmava que o EPI estava danificado e ele havia solicitado a substituição por anos, sem ser atendido, e que não podia perder o emprego, por isso preferia trabalhar daquela forma, fato, posteriormente, confirmado e comprovado por Antônio.

Com base nessa situação hipotética, discorra sobre os procedimentos de proteção à segurança e à saúde do trabalhador, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
• Posicionamento da Organização Internacional do Trabalho quanto à proteção do trabalhador contra ruídos e vibrações (Convenção n.º 148 – Proteção dos trabalhadores contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído, às vibrações no local de trabalho); [valor: 5,00 pontos]
• Atuação da CIPA na situação apresentada; [valor: 7,00 pontos]
• Responsabilidades do empregador e do empregado no que se refere ao fornecimento, manutenção e uso do EPI. [valor: 7,00 pontos]
Rápida análise da questão-problema 3 de P4 do último concurso AFT

Disciplinas cobradas na questão-problema 3 de P4

DISCIPLINAS E TÓPICOS COBRADOS
Segurança e Saúde no Trabalho: a questão aborda a Convenção nº 148 da OIT sobre a proteção contra ruídos e vibrações no trabalho, aspectos relacionados à atuação da CIPA (NR-5) e responsabilidades relacionadas ao EPI (NR-6).
Direito do Trabalho: a questão também envolve responsabilidades do empregador e do empregado em relação à saúde e segurança no trabalho, que se alinham com o conteúdo programático do Direito do Trabalho.

Análise questão-problema 3 de P4

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
A questão apresenta um cenário de exposição prolongada a ruído em um ambiente de trabalho, levando à perda auditiva de um empregado. Ela pede uma análise sobre a proteção do trabalhador contra ruídos, a atuação da CIPA em tal situação, e as responsabilidades do empregador e do empregado no fornecimento, manutenção e uso do EPI.
NÍVEL DE DIFICULDADE
Esta questão é de dificuldade média a alta. Exige do candidato conhecimento detalhado da legislação internacional (Convenção nº 148 da OIT), normas regulamentadoras (especialmente NR-5 e NR-6) e a capacidade de aplicar esses conhecimentos em um cenário prático, além de compreender as dinâmicas entre responsabilidades do empregador e do empregado em relação à segurança e saúde no trabalho.

Discursiva AFT CNU | Parecer técnico de P4, do último concurso

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA DO ENUNCIADO
Na ata da primeira reunião de uma comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) recentemente empossada em uma construtora de médio porte, foram registrados os seguintes fatos:

(1) Os programas de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil referentes aos três canteiros de obras da construtora eram exatamente iguais, tendo sido o primeiro assinado por engenheiro de segurança do trabalho e os outros dois, por técnico de segurança do trabalho, apesar de a destinação e a fase das obras serem bem distintas.
(2) Recentemente, a empresa contratou mulheres como serventes de obra, tendo várias delas reclamado do excesso de peso que tinham de carregar, e uma, que sofria de lombalgia, apresentou atestados médicos relacionados a problemas na coluna. tendo sido o primeiro deles de três dias, após os quais a mulher retornou ao trabalho; após dez dias de trabalho, a mesma servente apresentou novo atestado, de quatorze dias, após os quais retornou ao trabalho, para não ser encaminhada ao INSS, embora ainda sentisse dores, segundo ela.
(3) Estando os canteiros de obras situados em uma mesma quadra, os médicos do trabalho atendem os empregados em exames periódicos somente em um dos canteiros; o atestado de saúde ocupacional (ASO) é emitido apenas com base no exame físico, utilizados, para todas as funções, os termos “apto” ou “inapto”.

Continuação da situação hipotética

(4) Em episódio recente, um pedreiro que rebocava a parede externa no décimo andar sentiu-se mal e somente não caiu do andaime porque estava preso ao cinto de segurança; ao verificar o ASO relativo ao pedreiro, a CIPA observou o registro da expressão “apto para a função”.
(5) Em outro episódio, um motorista da empresa levava uma encomenda de cimento no caminhão da firma quando sofreu acidente grave, não tendo sido emitida a respectiva comunicação de acidente do trabalho (CAT), sob a alegação de ele estar fora do canteiro de obras; entretanto, os membros da CIPA concluíram que a própria comissão deveria emitir a CAT, com registro de acidente de trajeto.

O presidente da referida CIPA, por ocasião da inspeção de um auditor-fiscal do trabalho nos canteiros de obras da construtora, solicitou-lhe a emissão de parecer técnico acerca do conteúdo da ata da reunião da CIPA. pois supunha que o curso de formação para os membros da CIPA não teria sido adequado e tinha dúvidas em relação a possíveis irregularidades citadas na ata. O gerente da obra opôs-se ao oferecimento de vista da ata ao auditor-fiscal, alegando a existência de aspectos confidenciais na referida ata.

Comando da questão (parecer técnico)

PARTE FINAL DO ENUNCIADO
Redija, na condição de auditor-fiscal do trabalho, o parecer técnico mencionado no último parágrafo da situação hipotética apresentada, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
• Possíveis irregularidades referentes à segurança e à saúde do trabalhador e à previdência social descritas na ata; [valor: 10,00 pontos]
• Providências a serem adotadas para a adequação da construtora às condições de segurança do trabalho; [valor: 10,00 pontos]
• Consequências para a segurança do trabalho na construção civil da crescente contratação de mulheres neste setor econômico; [valor: 10,00 pontos]
• Orientações à CIPA, com base na legislação específica, no que diz respeito à capacitação de seus integrantes e ao acesso do auditor-fiscal do trabalho às atas das reuniões dessa comissão. [valor: 8,00 pontos]

Disciplinas cobradas no parecer técnico de P4

DISCIPLINAS E TÓPICOS COBRADOS
Além de permitir (e provavelmente esperar do candidato) correlações com artigos da CLT, a questão cobrou conhecimentos específicos dos candidatos sobre várias Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho.  A análise abrange ergonomia, medicina do trabalho (destaque para incorreta emissão de Atestado de Saúde Ocupacional, ASO), segurança no trabalho. E questões específicas de gênero no ambiente laboral. Isso ilustra a necessidade de uma abordagem integrada para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em diversos aspectos.

Normas regulamentadoras e convenções OIT cobradas no parecer técnico

NORMAS REGULAMENTADORAS DO MTE E CONVENÇÕES OIT
Dentre as NRs necessárias para responder a questão, destacam-se:
NR-1: estabelece disposições gerais sobre saúde e segurança do trabalho no Brasil. Seu objetivo principal é definir responsabilidades e diretrizes para a implementação de medidas de controle e sistemas de gestão em segurança e saúde no trabalho (SST).
NR-5 (CIPA): relacionada à capacitação dos membros da CIPA e ao acesso do auditor-fiscal às atas das reuniões.
NR-6 (EPI): abordando o fornecimento e treinamento relacionado ao uso de EPIs.
NR-7 (PCMSO): envolvendo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e a emissão de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO).
NR-17 (Ergonomia): relativa à análise ergonômica do trabalho, especialmente no contexto de trabalhadoras carregando peso.
NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção): referente à adaptação dos Planos de Gerenciamento de Risco (PGR) para canteiros de obras distintos.
NR-28 (Fiscalização e Penalidades): para entender as possíveis consequências das irregularidades.

Cobrava também conhecimentos sobre Convenções da Organização Internacional do Trabalho, com destaque para:
Convenção nº 81 – Inspeção do Trabalho (Decreto nº 95.461/1987)
Convenção nº 148 – Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à
Contaminação do Ar, ao Ruído, às Vibrações no Local de Trabalho (Decreto nº 93.413/1986)
Convenção nº 155 – Segurança de Saúde dos Trabalhadores (Decreto nº 1.254/1994)
Convenção nº 161 – Serviços de Saúde do Trabalho (Decreto nº 127/1991)

Análise do nível de dificuldade do parecer técnico de P4 AFT

CONTEXTUALIZAÇÃO E NÍVEL DE DIFICULDADE
O parecer é complexo, cobrindo múltiplos aspectos da segurança e saúde no trabalho (várias NRs). Ele demanda do candidato um conhecimento aprofundado das normativas aplicáveis, habilidade para analisar uma situação real e propor soluções práticas e eficientes, e compreensão das dinâmicas de gênero e ergonomia no ambiente de trabalho. A dificuldade da questão pode ser considerada alta ou muito alta, dada a necessidade de abordar detalhadamente as irregularidades e propor medidas concretas e fundamentadas legalmente, permitindo, inclusive, correlação com a CLT e direitos fundamentais previstos na CLT.

Dicas, bizus e estratégias para nota máxima na prova discursiva para AFT no CNU

Se chegou até aqui na leitura, deve estar, então, preocupado com o nível de dificuldade e de complexidade da última prova discursiva para AFT. No próximo, há uma colher de chá, haverá apenas uma prova discursiva para qual apostamos ou um estudo de caso ou um parecer técnico. Ambos ensino como resolver em vídeos que vou disponibilizar ao final deste blog, beleza?! Ainda que seja somente uma questão, não descuide dessa discursiva, pois, como disse, deve corresponder a mais de metade da nota. Além disso, deve vir um nível de complexidade próximo ao parecer técnico da última prova. E como se preparar de forma efetiva para essa próxima discursiva? Para ajudar nesse desafio, compartilho, portanto, as informações de um slide de uma videoaula recente. Nesse sentido, lembro que a aula faz parte do nosso preparatório completo para discursiva do concurso AFT CNU (mais infos no final).

Como se preparar de forma efetiva para discursiva AFT no CNU

Para uma nota máxima, já adianto que precisa dar uma atenção ao estudo teórico. Mas não se desespere, pois o examinador não tem a expectativa de que os candidatos reproduzam conceitos de forma literal. Em vez disso, a ênfase reside na capacidade dos candidatos de desenvolver seus argumentos de maneira coerente e crítica em relação a tópicos técnicos propostos. Mesmo que ocorra alguma imprecisão conceitual, não haverá uma penalização por isso. Neste momento, portanto, gostaria de compartilhar 5 dicas rápidas, porém extremamente valiosas para mandar bem na discursiva.

Dica 1 – Estrita adesão aos comandos da questão

Uma das diretrizes fundamentais para obter sucesso nas questões discursivas é, portanto, a rigorosa observação dos comandos apresentados no enunciado da pergunta. Assim, vocês precisam atender precisamente às solicitações feitas. Se a questão requer aspectos 1, 2 e 3, após a introdução, é crucial estruturar sua resposta abordando exclusivamente esses três elementos. Além disso, faça-o de forma fundamentada nas normas e legislações relacionadas, preferencialmente na mesma sequência solicitada. Qualquer informação ou argumentação que não se alinhe com o que foi expressamente solicitado não apenas não contribuirá para sua pontuação. Além disso, ocupará espaço valioso que poderia ser utilizado para responder adequadamente às demandas da questão. Dessa forma, é fundamental compreender que as questões discursivas não oferecem espaço para demonstrar conhecimento sobre tópicos que não foram abordados na pergunta.

Dica 2 – Abordagem específica de cada aspecto da questão

Sua proficiência teórica e prática em relação a cada aspecto solicitado será, assim, avaliada. Portanto, demonstrar domínio técnico e científico pode ser alcançado por meio de diferentes estratégias, como citações, exemplos, definições, explicações e outros recursos. Ademais, a aplicação de conectivos lógicos pode aprimorar a coesão, coerência e clareza do seu texto e, por consequência, elevar a sua pontuação nesta dimensão.

Dica 3 – Argumentação em contextos técnicos

Essa dica está intimamente relacionada à anterior, pois, em questões de natureza técnica, a força da sua argumentação é essencial. Portanto, você pode usar citações, exemplos e outras evidências concretas para fortalecer e tornar sua resposta mais consistente. Além disso, a aplicação conectivos lógicos contribui significativamente para a clareza e a coesão do texto. Afinal, são fatores determinantes na obtenção de uma pontuação mais elevada nesta dimensão.

Por fim, vale salientar que a análise da última prova exemplifica a abordagem do concurso AFT de avaliar conhecimento aplicado. Essas questões envolvevam, portanto, diversos aspectos relacionados ao tema e exige dos candidatos uma compreensão integrada e prática. Portanto, mesmo com a inclusão do concurso no CNU, espera-se que a abordagem prática continue. Sendo assim, as normas e suas relações deve ser item importante do seu repertório.

Dica 4 – Conheça seu examinador e os critérios do edital

Primeiramente, é vital que vocês se familiarizem com o avaliador que aplicará o teste discursivo e os padrões específicos mencionados no edital do concurso. Este passo é importante porque cada comissão examinadora possui características únicas e enfatiza aspectos distintos durante a avaliação.

Dica 5 – Comece a praticar a prova discursiva desde cedo

Nesse sentido, uma dica importante: não esperem até finalizar o estudo de todo o material para começar a praticar. Iniciem a escrita discursiva enquanto estudam a teoria, desde o começo. Pode parecer incomum no início, mas é uma abordagem eficaz. Além disso, a prática acompanhada da consulta ao material ajuda a aprimorar a capacidade de transpor o conhecimento para a escrita. Portanto, isso é essencial para se sair bem e pavimenta o caminho para praticar mais a frente sem consulta.

Dicas 6 – Treine sem consulta e gerencie o tempo

Conforme vocês progridem nos estudos, por exemplo, após estudarem aproximadamente 40% do conteúdo programático, iniciem a prática de responder sem olhar o material. Além disso, é aconselhável medir o tempo que levam para redigir suas respostas. Ademais, essa prática é crucial para garantir que consigam completar tanto a prova objetiva quanto a discursiva dentro do tempo disponível. Afinal, evitar a surpresa de não ter tempo suficiente no dia do teste ajudará a reduzir a ansiedade e a melhorar seu desempenho.

E para lhe auxiliá-los ainda mais, disponibilizamos abaixo nosso e-book gratuito com mais dicas, estratégias e exemplos. Em suma, todos voltados para a preparação para discursiva do concurso AFT. Além disso, disponibilizamos outro e-book que traz a resposta e fundamentação completas para o PARECER TÉCNICO da última prova discursiva AFT. Ainda, aproveito par listar mais blogs que podem ser úteis para sua aprovação para AFT em 2024.

Materiais de Estudos

Se você está buscando um curso que o prepare de maneira abrangente para a prova discursiva de concursos, temos, então, uma sugestão importante. Em resumo, estruturamos nossos cursos meticulosamente para abranger todos os aspectos do teste discursivo para AFT. Desde a compreensão profunda dos critérios de avaliação até técnicas e dicas valiosas para articular respostas claras e coesas. Nesse sentido, oferecemos um material que transforma sua preparação em um processo dinâmico e interativo.

Com a nossa ajuda, você não apenas aprenderá o conteúdo necessário, mas também como expressá-lo de maneira eficaz no papel. Sendo assim, esta é uma habilidade decisiva para um desempenho de excelência na prova discursiva e no concurso.

Ao se unir à nosso time de aprovados, você terá acesso, assim, a um vasto acervo de recursos, incluindo exemplos de respostas de alto nível. Prepare-se, portanto, para transformar sua capacidade de escrita e tomar uma atitude decisiva rumo ao sucesso no seu próximo concurso. Não perca a chance de se destacar com o nosso curso completo para provas discursivas.

Além disso, disponibilizo abaixo vídeos dos nossos professores com mais dicas e estratégias para gabaritar a discursiva do Bloco 4 do CNU. Em suma, são estratégias, exemplos e até questões inéditas; aproveite!

Boco 4 – Estratégias para nota 10 na discursiva AFT CNU
AFT 2024 | Estratégias para discursiva nota 10 e questão do último concurso resolvida
Discursiva inédita para o Bloco 4 do CNU – AFT

Experiências de sucesso na discursiva

Nossas dezenas de alunos aprovados são a prova de como nossos cursos podem auxiliá-los. Muitos que utilizaram nosso material de estudos dominaram a arte da escrita discursiva, com facilidade. E também se destacaram com distinção nesta etapa crucial dos concursos. Eles se beneficiaram de um conteúdo didático que vai além da teoria, mergulhando nas técnicas práticas e macetes essenciais para uma escrita impactante e assertiva. As histórias de sucesso de nossos ex-alunos são fonte de inspiração e prova concreta da eficácia do nosso programa de preparação. Com dedicação e o apoio certo, eles alcançaram resultados extraordinários e agora estão vivendo o futuro que escreveram para si mesmo.

Com grande satisfação, compartilhamos um relato inspirador de um de nossos alunos. Sua conquista na prova discursiva é um testemunho vibrante da excelência do nosso material de estudo e do nosso compromisso com vocês.

Esta história de sucesso, repleta de realizações individual, reflete o compromisso e a eficácia do nosso método de ensino. Então, se precisar de uma ajudinha na discursiva, já sabe que pode contar conosco.

.

Diego Souza

Prof de exatas e de discursiva

Maior nota discursiva Perito PCDF

Maior nota discursiva Especialista ANM

Compartilhar:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *