Com uma remuneração inicial de até aproximadamente R$ 10.000,00 (com o último reajuste), o edital para o próximo concurso da Polícia Científica de Pernambuco (POLITEC-PE) já foi autorizado e banca AOCP foi definida para o concurso. Serão oferecidas 214 vagas, divididas para perito criminal, médico-legista e agentes de medicina legal. Ou seja, este certame é uma ótima oportunidade para obter a tão sonhada estabilidade, com uma uma remuneração excelente.
Então se você está interessado, é preciso ter em mente que, além da prova objetiva, a prova discursiva é uma etapa muito importante. No último concurso da POLITEC-PE, para perito e médico-legista, foi solicitado que o candidato elaborasse dois textos argumentativos-expositivos. Uma destas produções era um estudo de caso. Você saberia como redigir um estudo de caso?
Pois é, por não ser o padrão argumentativo-discursivo que muitos estão acostumados, essa é uma tipologia que pode assustar. Mas isso é para aqueles que não se prepararam. Então, não se preocupe! Neste texto, vamos entender como obter a pontuação máxima na prova discursiva da POLITEC-PE, especificamente, entendendo como redigir um estudo de caso. Ainda, veremos um exemplo de prova resolvida. Fica comigo!
Dados atualizados sobre o iminente concurso da POLITEC-PE
- Status: Edital publicado
- Salário inicial de perito e médico-legista: ~R$ 10.000,00 (com o último reajuste)
- Total de vagas: 213 vagas
- Vagas por cargo: 77 para perito criminal (por especialidades), 60 para médico-legista e 76 para agente de medicina legal.
- Banca: AOCP
- Requisito: nível superior
- Edital do concurso
Mas… o que é um estudo de caso?
O estudo de caso é uma modalidade de texto dissertativo-expositivo. Ou seja, na elaboração deste texto utiliza-se conhecimentos técnicos, científicos ou teóricos de pontos específicos do edital. Ainda, é realizada uma argumentação técnica sobre uma situação hipotética apresentada, de forma a responder aos apontamentos da questão. Ou seja, o avaliador analisará a capacidade de expressão textual juntamente com o conhecimento especializado do candidato.
Além disso, como veremos abaixo, no estudo de caso é fornecido um cenário hipotético que geralmente se aproxima dos acontecimentos do dia-a-dia do cargo pretendido. A partir daí, o candidato discorre sobre aspectos específicos de sua área de atuação. Assim, para dissertar sobre esses tópicos, você deve estar atento à estrutura do texto.
Apesar de ser um texto dissertativo-expositivo, na estruturação do estudo de caso é interessante que você apresente uma introdução e uma conclusão (que não é obrigatória!). Então, na introdução você sumariza a situação apresentada de forma a contextualizar o leitor sobre o assunto que será abordado. Nos parágrafos de desenvolvimento você abordará os aspectos requeridos, preferencialmente na ordem solicitada. Por fim, na conclusão você fará uma síntese da solução proposta de acordo com o foi discutido nos parágrafos de desenvolvimento. Vamos, então, deixar esses pontos um pouco mais claros? Dá uma olhada no esquema abaixo que mostra visualmente o que foi explicado.
Resolução do estudo de caso do último concurso para perito criminal da POLITEC-PE – Área 6
Vamos então resolver a última prova discursiva da POLITEC-PE para o cargo de perito criminal, área 6 (Ciências biológicas e biomedicina). Elegi esta questão para este blog por abordar tópico muito pertinente à Perícia Criminal e não só à área biológica, pois trata-se da aplicação de técnicas de genética forense na elucidação de crimes. Segue a questão do tipo estudo de caso:
Bom… a seguir apresento a minha proposta de resposta para obtenção da pontuação máxima. Para isso, utilizarei as informações de referência fornecidas pela banca, mas não foram apresentadas de forma estruturada como uma resposta nota 10. Ainda, perceba que a banca solicitou três aspectos (itens de 1 a 3), solicitados na parte final do enunciado, que responderei sequencialmente nos parágrafos de desenvolvimento.
Dica de ouro: junte-se a nós e esteja preparado para obter a nota máxima na discursiva da POLITEC-PE.
Além de todos os aspectos descritos aqui, a elaboração de um estudo de caso envolve outros pontos importantes. Dentre estes, os aspectos gramaticais, textuais e formais do texto. Caso tenha interesse em se preparar de forma completa para a discursiva da POLITEC-PE, temos um preparatório completo para discursiva. Assim, você pode saber mais sobre nosso preparatório pelo link abaixo. Além disso, para auxiliá-los ainda mais, disponibilizo na sequência também nosso e-book gratuito com dicas e estratégias adicionais para a prova discursiva.
Saiba mais – Preparatórios POLITEC-PE aqui
Este preparatório compreende um material teórico completo que abrange desde a estruturação de textos até a aplicação de técnicas para atender aos critérios de avaliação. E não se preocupe, pois além dos PDFs temos todo o conteúdo em videoaulas para que você possa escolher a melhor forma para assimilar o conteúdo.
Ainda, disponibilizamos também questões comentadas de provas anteriores e dezenas de questões inéditas de temas que podem cair na sua prova. Desta forma, nos comprometemos em lhe dar as ferramentas para que seu texto seja coerente, convincente e bem-argumentado.
Bom, caro leitor… espero ter te ajudado a compreender mais sobre esta tipologia textual e que as informações aqui fornecidas contribuam para que você alcance seus objetivos.
Siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso site para se manter informado sobre os concursos.
Boa sorte em sua jornada e conte conosco!
Dra. em Biotecnologia