fbpx

Como gabaritar Medicina Legal na PC SP

Olá, concurseiro, tudo bem?

Com o edital do concurso para Perito Criminal PC SP cada vez mais próximo, separei algumas dicas para ajudar você a mandar bem, garantir a sua vaga e gabaritar Medicina Legal na PC SP.

Uma grande vantagem que temos é a de que existem várias questões anteriores da banca Vunesp disponíveis para você treinar. Contudo, é necessário analisar se o perfil de cobrança continua o mesmo. Vem comigo descobrir essa e outras informações!

Assuntos mais cobrados

Sem dúvidas, os assuntos mais cobrados são tanatologia e traumatologia forense.

Tanatologia forense

Dentro de tanatologia, é fundamental compreender o conceito de morte, as causas jurídicas de morte e os destinos do cadáver (no que tange ao SVO e ao IML). Saiba diferenciar lesões ante mortem e post mortem. Além disso, é imprescindível ter conhecimento sobre fenômenos abióticos imediatos e consecutivos. Nos fenômenos consecutivos deve-se saber os pormenores, como fatores que os influenciam e “leis” que os regem. Em seguida, atente-se aos fenômenos transformativos destrutivos e conservadores, também com vistas aos pormenores (fatores que influenciam, fases, leis, sinais característicos). Por fim, estude as fases da cronotanatognose. Os examinadores costumam trazer casos aplicados nos enunciados para que você determine, com base nos fenômenos cadavéricos, o tempo aproximado de morte.

Traumatologia – agentes vulnerantes mecânicos

Já em relação à traumatologia, fique atento às características das lesões, bem como quais objetos podem causá-las e a diferença entre o nome da lesão x nome do instrumento (ex.: lesão contusa, instrumento contundente). Estude os conceitos de degola, esgorjamento, decapitação, espostejamento e esquartejamento. Quanto às feridas contusas, deve-se saber sobre as suas variedades (escoriação, rubefação, edema, hematoma, bossa, equimose e subdivisões…). Inclusive, o espectro equimótico de Legrand du Saulle também pode estar presente na sua prova. No que concerne às lesões mistas, os aspectos mais explorados dizem respeito às lesões perfurocontusas, mais especificamente à balística forense. Portanto, é imprescindível conhecer a diferença entre lesão de entrada x de saída, características e sinais característicos de tiros encostados x à curta distância x à distância. Quanto às demais lesões mistas, cortocontusas e perfurocortantes, vale ter em mente as características delas e quais instrumentos podem causá-las. 

Traumatologia – agentes físicos não mecânicos e agentes químicos

Ainda, é possível que sejam cobradas questões sobre ação da temperatura. Cabe a você ter conhecimento acerca da ação difusa e localizada do calor e do frio, quais sãos o graus e o que caracteriza cada grau, além de sinais que podem ser encontrados. Inclua o estudo da ação da eletricidade, diferenciando os termos e os achados da ação da eletricidade natural e da eletricidade artificial sobre o homem (fulguração, fulminação, eletroplessão, sinal de Lichtenberg, sinal de Jellinek…), isso costuma ser muito explorado nas provas. Ademais, não se esqueça de estudar energias de ordem química, pois a banca VUNESP gosta bastante do assunto, então vale ter conhecimento acerca dos efeitos dos cáusticos (coagulante, liquefaciente), quais substâncias podem causá-los, as características das lesões e o conceito de vitriolagem. Em relação aos venenos, entenda as fases de percurso pelo organismo, conceito de mitridização e conceito de veneno.

Por onde estudar?

A fonte utilizada pelos examinadores é o livro do Genival Veloso de França. Você pode estudar diretamente pelo livro ou por meio de videoaulas ou pdfs que o tenham como base. Existem diversos materiais gratuitos disponíveis no youtube (inclusive no canal da Científica Concursos – https://www.youtube.com/@cientificaconcursos) ou no Google mesmo. Para encontrar pdfs gratuitos dos cursinhos, basta digitar o assunto a ser estudado seguido da palavra “pdf”. Ademais, dentro da mentoria e monitoria da Científica Concursos, fornecemos roteiros de estudos e bizus completos para todos os assuntos de medicina legal!

Temos um artigo muito legal aqui no blog com dicas sobre fontes de estudos. https://cientificaconcursos.com.br/medicina-legal-perito-delegado/

Além disso, fazer questões anteriores é uma ótima forma de testar seu conhecimento e de entender como o assunto é abordado pelas bancas. Porém, adianto que o perfil de cobrança da Vunesp mudou nos últimos tempos. Ou seja, está mais aprofundado. Por isso, sugiro não focar apenas nas questões da banca Vunesp, mas sim variar seu estudo pelas mais diversas bancas.

O que esperar da banca Vunesp?

Conforme eu já adiantei para vocês, o perfil de cobrança da banca Vunesp passou a ser mais aprofundado. As questões ainda são distribuídas entre fáceis, médias e difíceis. Porém, não espere superficialidade nas questões e se prepare para enfrentá-las com maior rigor de interpretação para aplicar seu conhecimento teórico. Apesar disso, presumo que a essência das questões ainda traz um cerne de simplicidade, sem muitas inovações em termos de conteúdo. E como há um grande arsenal para treinar em diversas bancas, acredito que será possível respondê-las com tranquilidade!

Bons estudos e foco no objetivo! Espero que, de alguma forma, tenha auxiliado a aumentar suas chances de gabaritar Medicina Legal na PC SP.

Prof. Isabella Azeredo

Compartilhar:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas