O Concurso da PC SP para Médico Legista foi publicado com 116 vagas, remuneração de cerca de R$14.500,00 e um conteúdo grande com 54 tópicos de 6 disciplinas diferentes (com base no último edital de 2022 – VUNESP). Tendo em vista que, muitas vezes, o tempo é escasso e percorrer o edital inteiro não garantirá a aprovação por si só, é necessário otimizar os seus estudos. Com isso, haverá tempo para realizar várias revisões e resoluções de muitas questões. Portanto, o mapeamento dos assuntos mais incidentes não significa estudar menos, mas sim estudar com estratégia.
Neste artigo, vamos demonstrar como é possível cobrir 90% das questões da prova com menos de 60% do conteúdo do edital do Concurso Médico Legista PC SP. Quem sedimentar o conhecimento dos 31 assuntos mais relevantes entre os 54 totais, atingindo, por exemplo, 80% de acerto, deve garantir nota superior a 70 pontos dos 100 totais. Isso provavelmente levará o candidato para correção da prova discursiva com grandes chances de aprovação.
Análise de gráfico
As estatísticas foram produzidas pelo Prof. Magnum. Todos os créditos a ele!
Conhecimento específico
No gráfico abaixo, demonstro o paralelo entre o número de assuntos totais de cada disciplina (barras cinzas) e os número de assuntos (barras azuis) que podem abarcar cerca de 90% da prova. Na parte de Medicina Legal e Criminalística (conhecimentos específicos), apenas 3 tópicos poderiam ficar de fora dos seus estudos. Isso ocorre devido ao maior peso desta disciplina (48 de 80 questões na última prova objetiva, equivalendo a 60% da prova). É bem comum que nos concursos de perito com áreas específicas, os conhecimentos específicos tenham um peso muito grande na pontuação da prova.
Entretanto, chamo a atenção para o item do edital que traz o seguinte “será considerado habilitado nessa prova o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos em cada um dos módulos”. Ou seja, tanto o estudo da matéria específica quanto das matérias gerais é extremamente importante, não abrindo margem para negligência.
Conhecimento geral
Por outro lado, poderá atingir um elevado índice de acerto mesmo estudando de forma superficial vários assuntos entre disciplinas de conhecimentos gerais como Português, Raciocínio Lógico, Direito Penal e Direito Processual Penal. Em Português, por exemplo, 4 entre 13 assuntos já lhe ajudarão a ter segurança em grande parte da prova! É muita coisa, hein?!
Em relação a Noções de Informática, o estudo aprofundado de 3 dos 6 assuntos fará com que você tenha um bom desempenho na disciplina. Ainda, em Raciocínio Lógico, os tópicos de estrutura Lógica e lógica de argumentações, bem como estrutura lógica das relações arbitrárias podem garantir uma boa pontuação nessa disciplina. Já nas disciplinas de Direito, em torno de metade dos tópicos terão maior peso em sua prova. Por fim, quanto à Criminologia, 4 dos 6 assuntos farão a maior diferença nas questões objetivas. Contudo, como a prova discursiva corresponde a: 02 questões de Medicina Legal, 01 de Criminalística e 01 de Noções de Direito, recomendamos pelo menos um estudo superficial de todos os assuntos dessas disciplinas, dando maior aprofundamento aos assuntos mais relevantes.
Vamos, de fato, ao que interessa: quais são os assuntos que correspondem a menos de 60% e abrangerão em torno de 90% da prova para Médico Legista da PC SP? Vamos apresentá-los logo abaixo. Porém, antes, explico como chegamos a esse número.
Metodologia da análise estatística
Reunimos estatísticas da banca VUNESP (banca contratada), por disciplina, levantadas pelos nossos Professores de cada área. Vale lembrar que esse tipo de informação (relevância dos tópicos) está presente em todos nossos roteiros de estudo dos planos de Monitoria e Mentoria. Para tópicos pouco cobrados em concursos anteriores organizamos pela banca, consideramos estatísticas calculadas a partir de outros concursos periciais. Ponderamos o percentual de cada tópico usando o número de questões de cada disciplina na última prova para Médico Legista PC SP e, finalmente, ranqueamos todos os 54 assuntos.
Após esses cálculos, observamos, por exemplo, que cerca de 40% do conteúdo do edital poderá corresponder aos assuntos de 80% das questões. Ademais, 57% do edital deve corresponder a cerca de 90% da prova. Pela tabela abaixo, observamos, ainda, que a maioria desses tópicos mais relevantes são de Medicina Legal e Criminalística (conhecimentos específicos). Isso se dá pelo grande peso que essa disciplina tem na prova (48 de 80 questões). Em outro artigo, iremos lhe dar dicas em como estudar os 10 tópicos mais importantes para esta prova.
Confira a tabela com calma para lhe orientar quanto a importância dos assuntos de cada disciplina, principalmente os assuntos mais recorrentes de Medicina Legal e Criminalística.
Orientações
Galera, realmente espero que a tabela tenha sido útil na orientação dos 54 assuntos ordenados por relevância que devem ser priorizados. Para facilitar a organização dos seus estudos e como sabemos que nossa mente funciona agrupando o que estudar por disciplina, disponibilizamos no link abaixo a planilha com os 54 assuntos mais relevantes agrupados por disciplina.
Vale lembrar que também temos um artigo aqui no blog sobre como gabaritar Medicina Legal na PC SP https://cientificaconcursos.com.br/gabaritar-medicina-legal-na-pc-sp/
Por fim, vou me despedindo por aqui. Acredito que as estatísticas e a planilha disponibilizadas ajudarão na sua estratégia de preparação para Médico Legista PC SP.
Comente aqui embaixo o que achou das informações detalhadas.
Finalmente, lembro que já estamos com as inscrições abertas para Mentoria e Monitoria de Médico Legista PC SP!
Com carinho,
Prof. Isabella Azeredo
Uma resposta