Saiu o edital do concurso para Perito Criminal da Polícia Científica de Goiás (SPTC-GO)! São ofertadas 141 vagas, sendo 52 vagas para Perito Criminal. O salário inicial é de R$12.247,85, podendo chegar a mais de R$21.700 no final da carreira! Ou seja, uma oportunidade imperdível para você garantir a sua vaga como Perito Criminal GO.
Situação e Banca Organizadora
De antemão, o Edital já foi publicado e a banca organizadora é IADES.
Formações Aceitas
De acordo com a Lei nº 20.938/2020, exige-se, para o ingresso na carreira de Perito Criminal da Polícia Científica de Goiás, o diploma de bacharelado, devidamente registrado, em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia, Estatística, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Geologia, Informática, Matemática, Medicina Veterinária, Mineralogia, Psicologia, Química ou Química Industrial. No entanto, após decisão judicial, passaram a aceitar licenciatura em biologia.
Divisão das Vagas
As vagas são regionalizadas e divididas entre área geral (demais formações) e formações específicas, conforme tabela abaixo extraída do edital. Porém, será aplicada a mesma prova tanto para a área geral quanto para as áreas específicas!
Etapas do Concurso
Disciplinas cobradas
Nesse sentido, as matérias que irão compor a prova para Perito Criminal da Polícia Científica de Goiás são:
Conhecimentos Gerais: PESO 1
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direito Penal;
- Legislação Especial.
Conhecimentos Específicos: PESO 2
- Noções Básicas de Medicina Legal;
- Criminalística;
- Biologia;
- Ecologia e Meio Ambiente;
- Física;
- Química;
- Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico;
- Noções de Contabilidade.
Assim, confira abaixo o número de questões por disciplina:
Apostas para a prova discursiva
A prova discursiva consistirá na elaboração de um texto dissertativo, com base em tema formulado pela banca examinadora, referente ao conteúdo programático constante no edital. No último certame, o tema proposto foi “É possível garantir a objetividade da atividade pericial e, ainda assim, humanizar o trabalho pericial criminal?”. Minha aposta é que, novamente, seja trazido um tema que aborde algum assunto sensível à profissão de Perito Criminal.
Dicas para a prova objetiva
Não negligencie o estudo das disciplinas específicas, pois elas têm o dobro do peso das gerais, e, sem dúvidas, farão a diferença na sua classificação. Além disso, inicie desde já a sua preparação na prova discursiva, pois a nota desta costuma ser decisiva para você estar dentro ou fora das vagas.
Teste de aptidão física (TAF)
Os testes e índices mínimos do teste de avaliação física obedecerão às normas relacionadas a seguir, para ambos os sexos, conforme índices mínimos dos seguintes exercícios físicos:
- flexão de braço no solo: não podendo exceder ao tempo máximo de 01 (um) minuto e a execução em 4 (quatro) apoios (mãos e pés), para ambos os sexos, sendo 20 (vinte) repetições para sexo masculino e 15 (quinze) repetições para o sexo feminino;
- corrida com duração de 12 (doze) minutos: 2.200 (dois mil e duzentos) metros para o sexo masculino e 1.900 (mil e novecentos) metros para o sexo feminino.
Avaliação de títulos
Período de inscrições
O período de inscrições iria do dia 03/03 a 09/04/2023. Porém, foi reaberto para que os licenciados se inscrevam entre os dias 2 a 31 de maio.
Data da prova
A aplicação das provas objetivas e discursivas para o cargo de Perito Criminal seria na data provável de 07/05/2023. Mas, como já falado, devido à decisão judicial, foi prorrogada para dia 18 de junho.
Com isso, vou ficando por aqui e espero ter ajudado de alguma forma. Desejo a todos uma excelente preparação para Perito Criminal da Polícia Científica de Goiás.
Bons estudos!
.
.
.
2 respostas