fbpx

Perícia Sergipe/Química – Questões Passíveis de Recurso (Área 07: Engenharia Química ou Química Industrial ou Química)

No último domingo, dia 9 de abril, as provas objetivas para os cargos de agente técnico de necrópsia, papiloscopista, perito criminalístico, perito médico legal e perito odonto legal do Concurso Perícia Sergipe Química da Polícia Científica de Sergipe foram aplicadas, com aplicações no período da manhã e da tarde. 

O gabarito preliminar foi disponibilizado no dia 10 de abril, no site da banca organizadora IDECAN. Agora, os candidatos estão na fase em que podem entrar com recursos, sendo o prazo até hoje, dia 12 de abril. 

Os professores da Científica Concursos realizaram a correção da prova de perito criminalístico área 07 e constataram que algumas questões têm fundamentação para a possibilidade de recurso. A seguir, elencaremos essas questões.

QUESTÕES  PASSÍVEIS DE RECURSO
54. Uma mistura de 21 g de bicarbonato de sódio reagiu de forma estequiométrica com ácido acético produzindo acetato de sódio, água e gás carbônico. A reação ocorreu em uma cápsula fechada com volume de 41 cm³ e temperatura de 27°C. Assinale a alternativa que apresenta a pressão na cápsula após a reação ter sido realizada completamente:

R= 0,082 atm.L.mol-1.K-1; Massa Molar: C=12 g/mol; O= 16 g/mol; H= 1 g/mol; Na= 23 g/mol.

A) 1,35 atm.

B) 1,5 atm.

C) 13,5 atm.

D) 15,0 atm.

E) 150,0 atm

A reação que ocorreu na cápsula foi:

NaHCO3 + CH3COOH CH3COONa + H2O + CO2

Da reação, temos que 1 mol de NaHCO3 formou 1 mol de CO2.  Dessa forma se reagirmos 21 gramas de NaHCO3, equivalente a 0,25 mols (n = 21 g / 84g/mol), serão formados 0,25 mols de CO2 (g). Como n = 0,25 mols, T = 300 K (27+273 = 300), e V = 41 cm3 = 41 mL = 0,041L, podemos utilizar a equação dos gases ideais para calcular a pressão na cápsula:

Perícia Sergipe/Química

Cabe recurso, mudança de gabarito da letra B para a letra E.

 55. Compostos orgânicos de determinadas funções, e baixo peso molecular, podem ser solúveis em água, ao passo que moléculas dessas mesmas funções orgânicas, de maior peso molecular, tendem a se tornar insolúveis ou apresentam baixa solubilidade. Alterações do pH do meio aquoso podem permitir formações de sais a partir desses compostos maiores, propiciando um aumento de sua solubilidade. Com relação aos compostos I, II e III, assinale a alternativa que contém o meio que aumente sua solubilidade, respectivamente:

A) Ácido, ácido e ácido.

B) Ácido, básico, ácido.

C) Ácido, básico e básico.

D) Básico, ácido e básico.

E) Básico, básico e básico

A forma iônica dos compostos permite realizar interações do tipo íon-dipolo com a água, o que aumenta a sua solubilidade. Dessa forma, os ácidos carboxílicos I e III estarão desprotonados e com carga negativa (no oxigênio) em meio básico, e a amina estará protonada em meio ácido com carga positiva (no nitrogênio). Portanto, os meios que aumentam a solubilidade são, respectivamente: básico, ácido e básico, letra D.

Cabe recurso, mudança de gabarito da letra B para a letra D.

57. A tabela periódica é um modo de organização dos elementos de forma a agrupar elementos com propriedades semelhantes, e permitir entender como diversas propriedades afetam os diversos elementos baseados na sua posição da tabela. De acordo com seus conhecimentos sobre a tabela periódica, assinale a alternativa incorreta:

A) Os elementos de transição são metais que se encontram entre as colunas 3 e 12 da tabela periódica e apresentam configuração eletrônica terminada em s1 ou s2.

B) Os gases nobres são os elementos da última coluna da tabela periódica e apresentam uma distribuição eletrônica terminada em s¹ ou p6.

C) Os halogênios são os elementos da coluna 17 da tabela periódica e apresentam configuração eletrônica terminada em p5.

D) Os metais alcalinos são todos os elementos que se encontram na primeira coluna da tabela periódica e apresentam configuração eletrônica terminada em s¹.

E) Os metais alcalinos terrosos são os elementos da segunda coluna da tabela periódica e apresentam configuração eletrônica terminada em s2.

Letra A – CORRETA

Os metais de transição
são os elementos que se encontram entre as colunas 3 e 12 da tabela periódica e apresentam configuração eletrônica terminada em s1 ou s2.

Letra B – INCORRETA

Os gases nobres são os elementos da última coluna, mas a sua distribuição eletrônica termina em sou p6, não s1 ou p6 como traz a alternativa. O gás nobre hélio, por exemplo, apresenta configuração eletrônica 1s2. Assim, o item está incorreto.

LETRA C – CORRETA

Os halogênios pertencem a coluna 17 e têm configuração eletrônica terminada em p5.

LETRA D – INCORRETA

O hidrogênio está na primeira coluna da tabela periódica e não é classificado como um metal alcalino.

LETRA E – CORRETA

Os metais alcalinos terrosos estão na segunda coluna da tabela periódica e apresentam configuração eletrônica
terminada em s2.

Cabe recurso, duas opções de gabarito letras B e D.

64. Métodos colorimétricos e espectrofotométricos quantificam as radiações transmitidas em amostras e padrões de referência em comprimentos de onda do espectro ultravioleta e da luz visível (UV-vis) determinando de maneira simples quantidades muito pequenas de concentrações de uma determinada substância. A respeito da espectroscopia UV-vis, assinale a alternativa incorreta:

A) A presença de precipitados é indesejável na espectroscopia UV-vis, pois provocam espalhamento e absorção indesejada nas soluções.

B) Desvios de linearidade da lei de Beer podem ser fonte de erro na medida das concentrações de substâncias por colorimetria.

C) Grupos C=O e CO têm absorção característica na região do espectro UV-vis.

D) Grupos OH, NHe NO2 são grupos funcionais que apesar de não possuir absorção na região do espectro UV-vis realçam a absorção das moléculas em que estão presentes.

E) O melhor comprimento de onda para determinar a radiação absorvida, no campo da luz visível, é o comprimento de onda da própria cor característica da solução.

Letra A – CORRETA

Os precipitados são separados da solução antes de realizar a leitura da amostra, pois causam fenômenos de espalhamento e absorção indesejados.

Letra B – CORRETA

Os desvios de linearidade da lei de Beer são uma fonte de erro na medida das concentrações, pois nessas regiões a correlação da concentração com a absorbância não será linear.

Letra C – INCORRETA

A carbonila C=O apresenta uma banda de absorção característica no espectro UV-Vis, porém esse grupo CO não existe.

Letra D – INCORRETA

Os grupos OH e NHpossuem bandas de absorção característica no espectro UV-Vis.

Letra E – INCORRETA

O melhor comprimento de onda para determinar a radiação absorvida, no campo da luz visível, é o
comprimento de onda da cor complementar (radiação absorvida) referente a cor da solução (radiação refletida).

Cabe recurso para a anulação, três opções de gabarito letras C, D e E.

74. Observe as afirmativas abaixo:

I. A gasolina é uma mistura de diversos hidrocarbonetos, entre C7H16 e C11H24, podendo apresentar contaminantes como enxofre, compostos metálicos e nitrogênio.

II. O biodiesel é um combustível de fonte renovável obtido a partir de reações de transesterificação.

III. Quanto maior o hidrocarboneto maior seu poder calorífico específico.

IV. Combustíveis renováveis não geram gases que agridem o meio ambiente.

Assinale a alternativa que contém somente as opções verdadeiras:

A) I e II.

B) I, II e III.

C) I, II, III e IV.

D) II e III.

E) II, IV.

I – CORRETA

A alternativa traz uma definição correta da gasolina, entretanto essa faixa entre C7H16 e C11H24 pode dar margem para anulação da questão.

II – CORRETA

O biodiesel e renovável e obtido em reações de transesterificação.

III – INCORRETA

O tamanho do hidrocarboneto não tem relação direta com o calor específico.

IV – INCORRETA

Combustíveis renováveis, como o etanol, geram gases que agridem o meio ambiente em sua combustão, como o dióxido de carbono. A diferença é que eles podem ser obtidos por fontes renováveis como a cana de açúcar.

Pode dar margem para anulação caso a afirmativa I seja considerada incorreta. Provável que a banca mantenha o gabarito como letra A.

 

Para acessar todas as questões de química da prova de Sergipe área 7, acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1Wiwu01NXNd-WtQaTE7qbfKXh33VsRDj-/view?usp=share_link

 

Vou ficando por aqui. Acreditamos que essas orientações ajudem vocês de alguma forma!

Bons estudos! Para Perícia Sergipe Química

Prof. Magnum Augusto

Compartilhar:

4 respostas

  1. Boa noite! Com relação a questão sobre a tabela periódica, entendo que possa anular, pois em relação aos metais de transição, segundo Atkins, os grupos iriam do 3 ao 11 e as configurações não deixam clara se são sobre a CV ou subnível mais energético. Também na opção dos metais alcalinos, há margem para por em dúvida o que se fala sobre a presença do Hidrogênio, pois o mesmo não tem posição definida na tabela, ainda que tenha configuração de metal alcalino

    1. Na questão 78 a fórmula molecular do TNT foi escrita errada, com 6C e 2H. O composto possui 7 C e 5H por conta do grupo metila em posição orto-para com os grupos nitro

      1. Olá, é verdade não tinha notado. No cálculo continuaria dando combustão incompleta, mas tbm daria margem para anulação né.

    2. Olá, concordo com o fato da questão não deixar claro se as configurações são sobre a CV ou subnível mais energético, o que dá margem para mais recursos né. Essa questão foi muito mal elaborada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *