fbpx

Perito Criminal – Farmácia – DF: Análise da Última Prova

Então, o sonho de se tornar um Perito Criminal do Distrito Federal está cada vez mais próximo! O deputado distrital Wellington Luiz fez a solicitação de abertura de concurso público: cargos de polícia técnica, dentre os cargos temos o de Perito Criminal Farmácia. A remuneração inicial é de R$ 18.177,72, com potencial de ultrapassar R$ 24.629,40 no topo da carreira, normalmente, dobrando a remuneração de entrada. Uma boa oportunidade, não é mesmo?

Neste blog, iremos realizar uma análise específica sobre a última prova para Perito Criminal Farmácia, tomaremos como base o último concurso de 2016 da Polícia Científica do Distrito Federal. Nosso objetivo é proporcionar orientações precisas e focalizadas para aprimorar sua abordagem de estudos. Ficou interessado? Então vem com a gente!

Perito Criminal DF: Requisitos Farmácia

Primeiramente, é válido ressaltar aqui que os requisitos para o cargo de Perito Criminal DF, consiste em diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC (conforme previsto no Decreto Estadual nº 42.106, de 2015).

Perito Criminal - Farmácia - Pernambuco
Análise de Vestígio Perito Criminal Farmacêutico

Status do Concurso

O que foi cobrado no último concurso Perito Criminal Distrito Federal?

O concurso público de que trata este edital consistirá de 2 (duas) etapas, conforme a seguir.

A 1ª etapa terá 7 fases, sendo:

a) Fase 1 – prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, realizada pelo IADES;

b) Fase 2 – prova discursiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, realizada pelo IADES;

c) Fase 3 – sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, realizada pela PCDF;

d) Fase 4 – exames biométricos e avaliação médica, de caráter unicamente eliminatório, realizados pelo IADES;

e) Fase 5 – prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório, realizada pelo IADES;

f) Fase 6 – avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, realizada pelo IADES; e

g) Fase 7 – prova de títulos, de caráter meramente classificatório, realizada pelo IADES.

A 2ª etapa consistirá em um curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, realizado na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal (APCDF), executado pelo IADES e supervisionado pela APCDF.

4o

Prova Objetiva – Perito Criminal

A prova objetiva terá 80 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas e uma única resposta correta. A pontuação total varia entre 0,00 e 100,00 pontos, de acordo com os conteúdos programáticos definidos no Anexo I e com o número de questões e pesos definidos a seguir.

a) Então, os conhecimentos gerais: 40 (quarenta) questões, com peso igual a 1,25 (um vírgula vinte e cinco) para cada questão, sendo: 8 (oito) questões de Língua Portuguesa, 6 (seis) questões de Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico, 4 (quatro) questões sobre Aspectos Geopolíticos do Distrito Federal, 3 (três) questões sobre a Lei Orgânica do Distrito Federal, 4 (quatro) questões de Noções de Direito Administrativo, 4 (quatro) questões de Noções de Direito Constitucional, 4 (quatro) questões de Noções de Direito Penal, 4 (quatro) questões de Noções de Direito Processual Penal e 3 (três) questões de Legislação Especial;

b) conhecimentos específicos: 40 (quarenta) questões, com peso igual a 1,25 (um vírgula vinte e cinco) para cada questão.

Consideraremos aprovados na prova objetiva os candidatos que acertarem no mínimo 20 questões em cada uma das áreas avaliadas, ou seja, 20 questões de conhecimentos gerais e 20 questões de conhecimentos específicos.

O candidato não poderá, sob pena de eliminação do certame, obter pontuação igual a 0 (zero) nas questões de Língua Portuguesa.

Prova Discursiva – Perito Criminal

A prova discursiva será realizada no mesmo dia, turno e dentro dos prazos de duração previstos para a realização da prova objetiva de tal cargo. Além disso, a prova discursiva terá o objetivo de avaliar os conhecimentos gerais e os conhecimentos específicos, pertinentes a cada área de formação acadêmica, constantes do conteúdo programático e, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Essa prova discursiva consistirá de 4 (quatro) questões discursivas. As questões discursivas serão elaboradas a partir dos temas constantes do conteúdo programático constante do Anexo I deste Edital. A resposta dada pelo candidato deverá ter extensão mínima de 10 (dez) linhas e máxima de 15 (quinze) linhas, para cada questão.

A prova discursiva receberá pontuação máxima igual a 100,00 (cem) pontos, sendo a pontuação máxima para cada questão discursiva igual a 25,00 (vinte e cinco) pontos. O candidato receberá nota zero na pontuação definida para cada questão discursiva em casos de fuga ao tema, de haver texto com quantidade inferior a 10 (dez) linhas, de não haver texto ou de identificação em local indevido.

Conhecimentos Gerais– 40 questões

  • Língua Portuguesa
  • Matemática, Estatística, Raciocínio Lógico
  • Aspectos Geopolíticos do Distrito Federal
  • Lei Orgânica do Distrito Federal
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Legislação Especial

Conhecimentos Específicos Perito Criminal Distrito Federal Farmacêutico

Antes de tudo, relevância de ter um vasto conhecimento e habilidade em diversos subtópicos a cerca da Química Instrumental é notável. Em seguida, podemos observar pelo último edital PCDF, 2016 que cobrou os seguintes assuntos:

Conteúdo Programático Específico Edital 2016

  • Farmacologia Geral
  • Farmacocinética
  • Farmacodinâmica
  • Farmacologia Clínica
  • Toxicologia
  • Análise Instrumental
  • Gestão da Qualidade
  • Legislação Sanitária

Bastante coisa, certo? Mas, não se preocupe, nós analisamos minuciosamente a prova desse certame e trouxemos para você os tópicos mais relevantes presentes na avaliação.

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE MENTORIA E MONITORIA

O que caiu na última prova de Perito Criminal Distrito Federal?

Com 80 questões de múltipla escolha, possuindo 5 alternativas (A, B, C, D e E) e somente uma correta essa prova abordou os seguinte assuntos:

Farmacologia Geral

Esse tópico precisa estar na sua preparação, pois pela sua abrangência de conteúdo, torna-se difícil cobrir todos os seus pontos, porém, eu trarei aquilo que mais cai. A primeira delas são conceitos de agonista (total, parcial e inverso) e antagonista (competitivo e não competitivo); classificação de formas farmacêuticas, receptores e mediadores químicos, além de interação fármaco-receptor.

Farmacocinética

Novamente, Farmacologia, galera, eu falei que esse tema cai muito, mas vou tranquilizá-los, os pontos principais desse tema são os parâmetros farmacocinéticos, como: absorção, distribuição, metabolização e eliminação, bem como, conceitos de meia-vida, biodisponibilidade e vias de administração.

Farmacodinâmica

A farmacodinâmica é um tópico mais enxuto, mas contém pontos cruciais para deslanchar no próximo tema, que é a farmacologia clínica. Por isso, você precisa entender os locais de ação, os mecanismos de ação e os efeitos de vários grupos farmacológicos, principalmente os fármacos do sistema nervoso central e do sistema nervoso autônomo.

Farmacologia Clínica

Nesse tópico, é importante conhecer os mecanismos de ação de alguns grupos de fármacos, a exemplo: analgésicos opioides, barbitúricos, benzodiazepínicos, derivados anfetamínicos, antidepressivos tricíclicos, bem como os seus efeitos colaterais e reações adversas.

Toxicologia

Entenda os conceitos gerais da toxicologia, como: agente tóxico, dependência, tolerância, adição, intoxicação, veneno, antídoto e outros. Além disso, temos conteúdos importantes como toxicocinética, toxicodinâmica e toxicologia clínica com ênfase em drogas de abuso, como: cocaína, heroína, anfetamina, LSD e algumas de suas variantes, além de inúmeros fármacos: analgésicos opioides, barbitúricos e outros.

Análise Instrumental

Assunto importante na área pericial e de pesquisa, no qual você precisa de saber o conceito básico e princípios da cromatografia, fases móvel e estacionária. Entenda a classificação dos métodos cromatográficos em relação ao tipo de suporte, fase e natureza da fase móvel. Ademais, compreenda os principais mecanismos de separação (adsorção, absorção, troca iônica, exclusão molecular, afinidade). Reconheça os principais tipos de cromatografia (delgada, em coluna, líquida, fasosa) e as vantagens/desvantagens de cada uma. Além disso, estude os conceitos de eluente, eluato, eluição, tempo de retenção, fator de retenção, resoluçã, eficiência, equação de Van Deemter. Por fim, conheça as principais funções de cada parte dos equipamentos de cromatografia gasosa e líquida (injetores, tipos de colunas, detectores), as vantagens e limitações de cada um, e os tipos de substâncias que podem ser analisadas em cada método.

Gestão da Qualidade

A NBR ISO/IEC 17025:2005 estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Porém, na prova, geralmente cobramos apenas os processos de validação (seleção e validação de métodos), rastreabilidade de medição, amostragem e equipamentos.

Legislação Sanitária

Assunto importante na área de farmácia e que está relacionado intimamente com a área pericial, o primeiro subtópico cobrado é a Lei no 6.360/1976, que dispõe sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os Medicamentos, as Drogas, os Insumos Farmacêuticos e Correlatos, Cosméticos, Saneantes e Outros Produtos, e dá outras Providências. Além disso, temos outro subtópico muito importante, a Portaria SVS/MS nº 344/98 é a legislação que aborda os critérios sobre a prescrição e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial. Logo, recomendo fortemente a leitura da lei seca.

Considerações Finais

Nesse blog compilamos nossa análise da última prova, abordando os aspectos cruciais do que foi cobrado em cada disciplina com destaque na prova de Perito Criminal Distrito Federal Farmacêutico.

Por fim, queremos reforçar a importância de um estudo diário e contínuo, adaptado às necessidades de cada candidato e alinhado com as expectativas do concurso. Lembre-se de que a disciplina, a organização e o empenho são aliados indispensáveis nessa jornada.

Desejamos que as informações compartilhadas neste blog o auxiliem a alcançar seus objetivos e, assim, trilhar um caminho sólido rumo à aprovação. Lembre-se sempre de que o conhecimento é uma ferramenta poderosa. Com dedicação e foco, você estará preparado para enfrentar com confiança o desafio do concurso de Perito Criminal Distrito Federal Farmacêutico. Boa sorte em sua jornada e que seus sonhos se tornem realidade!

Sobre planos, dúvidas da nossa Mentoria e Monitoria entre em contato conosco pelo whatsapp no link abaixo.

WHATSAPP

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *