O concurso para Químico na Embrapa está com o edital iminente, e é uma ótima oportunidade com os mais variados cargos e tipos de formações, em vista disso, vamos abordar nesse blog de como se preparar apropriadamente com o intuito de obter o sucesso nesse concurso para o cargo de Químico na Embrapa
A banca CEBRASPE já foi definida para este concurso, sendo esperadas 1033 vagas e iniciais que podem ultrapassar os R$ 21 mil, dependendo da formação acadêmica. Ademais, os salários finais ultrapassam os impressionantes 40 mil reais para alguns cargos. Portanto, este é um dos concursos mais esperados do ano, oferecendo vagas para diversas formações profissionais e também para nível médio e técnico. Em outro artigo, o prof. Diego fez uma análise aprofundada do último concurso, detalhando suas etapas, pontuações e provas, apostas para a estrutura do próximo concurso, estatísticas, e dicas de preparação estratégica. De acordo com o contrato da banca Cebraspe, são previstas vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Além disso, as inscrições serão em 2024, possivelmente com provas objetivas ainda neste ano, a realização das provas práticas e prova oral (cargos específicos), e resultado final ocorrerão em 2025.
Desta forma, neste artigo vamos realizar uma análise aprofundada dos assuntos mais relevantes para Químico na Embrapa, detalhando as disciplinas e assuntos que foram cobrados no último certame. Então, fique atento nos assuntos e dicas de estudo desse artigo para saber como se preparar da melhor forma e garantir sua vaga!
Principais informações sobre o Concurso de Químico na Embrapa
- Status: autorizado e banca contratada
- Banca: CESPE/CEBRASPE
- Vagas: 1033 (nível médio, técnico, superior, mestrado, doutorado)
- Último edital: Concurso 2009
- Previsão de publicação: a qualquer momento
Oportunidades para Químico na EMBRAPA de acordo com último Edital de 2009
Cargo de Pesquisador A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Agroenergia
Subárea: Aproveitamento de coprodutos e resíduos da produção de agroenergia
REGIÃO | REQUISITOS |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Engenharia de Materiais ou Física ou Química. Doutorado em Ciências de Materiais. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química ou Química ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica. Doutorado em Química ou Engenharia Química. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia de Processos ou Engenharia Química ou Engenharia Mecânica ou Engenharia de Produção ou Química Industrial. Doutorado em Engenharia de Processos ou Engenharia Química. |
Área de atuação: Agroenergia
Subárea: Processos industriais de conversão de biomassa em energia
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Engenharia Química. Doutorado em Química ou Engenharia Química. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química ou Química ou Química Industrial. Doutorado em Engenharia Química ou Química Industrial ou Tecnologia Química. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos ou Engenharia Bioquímica ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Engenharia Química ou Química ou Ciências Biológicas ou Biologia ou Engenharia de Alimentos. Doutorado em Engenharia de Bioprocessos ou Engenharia Bioquímica. |
Cargo de Pesquisador A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Biologia avançada aplicada
Subárea: Bioinformática
REGIÃO | REQUISITOS |
Norte | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia ou Ciências Biológicas ou Biologia ou Farmácia ou Química ou Física ou Físico-química ou Bioquímica. Doutorado em Bioinformática. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química. Doutorado em Engenharia de Enzimas. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química ou Engenharia Agronômica ou Agronomia. Doutorado em Engenharia Metabólica de Plantas. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química. Doutorado em Enzimologia ou Bioquímica de Enzimas. |
Área de atuação: Biologia avançada aplicada
Subárea: Biologia avançada aplicada a processos pré-Industriais e industriais
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química. Doutorado em Engenharia de Enzimas. |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química ou Engenharia Agronômica ou Agronomia. Doutorado em Engenharia Metabólica de Plantas. |
Área de atuação: Biologia avançada aplicada
Subárea: Tecnologias de larga escala genômica, proteômica, transcriptômica, metabolômica, entre outras
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas ou Biologia ou Bioquímica ou Farmácia-Bioquímica ou Química. Doutorado em Enzimologia ou Bioquímica de Enzimas. |
Cargo de Pesquisador A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Coprodutos e resíduos
Subárea: Aproveitamento de resíduos e coprodutos
REGIÃO | REQUISITOS |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Farmácia ou Engenharia Química ou Engenharia Agronômica ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia de Produção. Doutorado na área de Ciência de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química. |
Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Ba- charelado em Química ou Química Industrial ou Engenharia Química. Doutorado em Química com área de concentração em síntese orgânica. |
Área de atuação: Coprodutos e resíduos
Subárea: Desenvolvimento de novos produtos e insumos agropecuários
REGIÃO | REQUISITOS |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Bioquímica ou Farmácia- Bioquímica ou Ciências Biológicas ou Biologia ou Engenharia Química ou Engenharia de Processos ou Engenharia de Alimentos ou Ciências dos Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos. Doutorado em Bioquímica ou Engenharia de Alimentos ou Ciências dos Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos ou Engenharia bioquímica ou Tecnologia de Processos. |
Área de atuação: Coprodutos e resíduos
Subárea: Qualidade e reuso da água, efluentes e resíduos da produção agropecuária e agroindustrial
REGIÃO | REQUISITOS |
Nordeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química ou Química ou Bioquímica ou Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola ou Engenharia Ambiental. Doutorado em química ambiental. |
Cargo de Pesquisador A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Mecanização, automação e controle
Subárea: Desenvolvimento de métodos analíticos
REGIÃO | REQUISITOS |
Norte | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química, Quimíca ou Química Industrial. Doutorado em Química Analítica. |
Área de atuação: Mecanização, automação e controle
Subárea: Estudos avançados, modelagem, simulação, previsão e cenários
REGIÃO | REQUISITOS |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Estatística ou Matemática ou Química. Doutorado em Estatística Experimental. |
Área de atuação: Mecanização, automação e controle
Subárea: Métodos quantitativos experimentais
REGIÃO | REQUISITOS |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Estatística ou Matemática ou Química. Doutorado em Estatística Experimental. |
Cargo de Pesquisador A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Nanotecnologia
Subárea: Desenvolvimento e caracterização de nanomateriais, compósitos e sensores
REGIÃO | REQUISITOS |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química, Quimíca ou Química Industrial. Doutorado em Química Analítica. |
Nordeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Química. Doutorado no tema de Dinâmica de solutos e de contaminantes no solo. |
Área de atuação: Nanotecnologia
Subárea: Nanotecnologia aplicada a sistemas agropecuários e naturais
REGIÃO | REQUISITOS |
Norte | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Estatística ou Matemática ou Química. Doutorado em Estatística Experimental. |
Cargo de Pesquisador A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Pós-colheita e industrialização
Subárea: Desenvolvimento, transformação e especialização de produtos e processos agropecuários
REGIÃO | REQUISITOS |
Norte | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia de alimentos ou Ciências Biológicas ou Química industrial ou Engenharia Química ou Química ou Bioquímica. Doutorado na área de processos biotecnológicos industriais. |
Nordeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Química ou Bioquímica ou Engenharia da Qualidade ou Engenharia de Gestão Industrial ou Engenharia de Automação e Controle. Doutorado em fisiologia pós-colheita ou transformação agroindustrial. |
Nordeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia de Alimentos ou Ciência de Alimentos ou Ciência e Tecnologia ou Química ou Química Industrial. Doutorado em Tecnologia de Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos ou Ciência e Tecnologia Agroindustrial ou Tecnologia Agroalimentar. |
Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia Química ou Química ou Bioquímica ou Química Industrial. Doutorado em Engenharia Química ou Química Industrial. |
Área de atuação: Pós-colheita e industrialização
Subárea: Processos industriais de conversão de biomassa em energia
REGIÃO | REQUISITOS |
Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Engenharia Química ou Bioquímica ou Logística para o Agronegócio ou Biotecnologia ou Engenharia Biotecnológica. Doutorado em Química Analítica, com ênfase no conhecimento de metabolismo secundário de plantas e de técnicas analíticas de análise. |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Bioquímica ou Farmácia ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química ou Engenharia Agronômica. Doutorado na área de Química de Proteínas, Bioquímica, Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia Bioquímica. |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Engenharia Química ou Engenharia de Materiais e Doutorado em Química ou Engenharia Química ou Engenharia de Materiais. |
Cargo de Pesquisador B – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Uso sustentável de recursos naturais
Subárea: Manejo, conservação e uso da flora
REGIÃO | REQUISITOS |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Bioquímica ou Farmácia- Bioquímica ou Engenharia Química. Mestrado em Produtos Naturais ou Química de Produtos Naturais ou Química Analítica ou Química Orgânica ou Farmacologia. |
Cargo de Analista A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Gestão da inovação
Subárea: Propriedade intelectual
REGIÃO | REQUISITOS |
Centro-Oeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em engenharia agronômica ou agronomia ou zootecnia ou engenharia florestal ou engenharia agrícola ou engenharia mecânica ou engenharia química ou química ou engenharia de alimentos ou física ou medicina veterinária ou biologia. Mestrado em Propriedade Intelectual ou engenharia agronômica ou agronomia ou zootecnia ou engenharia florestal ou engenharia agrícola ou engenharia mecânica ou engenharia química ou química ou engenharia de alimentos ou física ou medicina veterinária ou biologia. Seis meses de experiência profissional na área de Inovação. Domínio do idioma inglês. |
Cargo de Analista A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Laboratório e campos experimental
Subárea: Gestão de laboratório
REGIÃO | REQUISITOS |
Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Farmácia-Bioquímica ou Engenharia Biotecnológica ou Biotecnologia ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Biológica ou Engenharia Agronômica ou Engenharia Química ou Química Industrial. Mestrado em Farmácia Bioquímica ou Engenharia Biotecnologia ou Biotecnologia ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Biológica ou Engenharia Química ou Química Industrial ou Engenharia Agronômica. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Domínio do idioma Inglês. |
Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Química Analítica. Mestrado em Química Analítica. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Domínio do idioma inglês. |
Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Farmácia-Bioquímica ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Química. Mestrado em Química ou Farmácia-Bioquímica ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Química com área de concentração em Padronização de Produtos. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Domínio do idioma inglês. |
Área de atuação: Laboratório e campos experimental
Subárea: Gestão de laboratório
REGIÃO | REQUISITOS |
Nordeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Engenharia de Produção ou Química ou Química Industrial. Mestrado em Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos. Domínio do idioma inglês. |
Nordeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química. Mestrado em Fitoquímica ou Química Orgânica ou Química de Produtos Naturais. Domínio do idioma inglês. |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Farmácia Bioquímica ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Química. Mestrado em Química ou Engenharia Química. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Domínio do idioma inglês. |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Farmácia-Bioquímica ou Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Química. Mestrado em Química, Farmácia-Bioquímica, Ciências Químicas e Farmacêuticas ou Engenharia Química. Seis meses de experiência profissional na área de Laboratório e Campos Experimentais, após Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Domínio do idioma inglês. |
Cargo de Analista A – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Transferência de tecnologia e comunicação empresarial
Subárea: Propriedade intelectual
REGIÃO | REQUISITOS |
Norte | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em engenharia agronômica ou agronomia ou zootecnia ou engenharia florestal ou engenharia agrícola ou engenharia mecânica ou engenharia química ou química ou engenharia de alimentos ou física ou medicina veterinária ou biologia. Mestrado em Propriedade Intelectual ou engenharia agronômica ou agronomia ou zootecnia ou engenharia florestal ou engenharia agrícola ou engenharia mecânica ou engenharia química ou química ou engenharia de alimentos ou física ou medicina veterinária ou biologia. Seis meses de experiência profissional na área de Inovação. Domínio do idioma inglês. |
Sul | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em engenharia agronômica ou agronomia ou zootecnia ou engenharia florestal ou engenharia agrícola ou engenharia mecânica ou engenharia química ou química ou engenharia de alimentos ou física ou medicina veterinária ou biologia. Mestrado em Propriedade Intelectual ou engenharia agronômica ou agronomia ou zootecnia ou engenharia florestal ou engenharia agrícola ou engenharia mecânica ou engenharia química ou química ou engenharia de alimentos ou física ou medicina veterinária ou biologia. Seis meses de experiência profissional na área de Inovação. Domínio do idioma inglês. |
Cargo de Analista B – Químico na EMBRAPA
Área de atuação: Manejo, conservação e uso da flora
Subárea: Propriedade intelectual
REGIÃO | REQUISITOS |
Sudeste | Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Química ou Bioquímica ou Farmácia- Bioquímica ou Engenharia Química. Mestrado em Produtos Naturais ou Química de Produtos Naturais ou Química Analítica ou Química Orgânica ou Farmacologia. |
Quantitativos de vagas por Cargo de acordo com último Edital de 2009 EMBRAPA
Formações Permitidas | Total Vagas | Pesquisador A | Pesquisador B | Analista A | Analista B |
Engenharia Agronômica | 393 | 312 | 17 | 41 | 23 |
Ciências Biológicas | 169 | 134 | 7 | 13 | 15 |
Agronomia | 167 | 133 | 16 | 17 | 1 |
Engenharia Florestal | 119 | 81 | 3 | 28 | 7 |
Economia | 103 | 40 | 10 | 31 | 22 |
Engenharia Agrícola | 97 | 70 | 3 | 16 | 8 |
Zootecnia | 90 | 62 | 14 | 10 | 4 |
Química | 85 | 56 | 1 | 16 | 12 |
Medicina Veterinária | 83 | 55 | 9 | 10 | 9 |
Administração | 72 | 13 | 7 | 28 | 24 |
Engenharia Química | 59 | 36 | 1 | 11 | 11 |
Engenharia Ambiental | 58 | 49 | 1 | 5 | 3 |
Ecologia | 56 | 44 | 6 | 6 | 0 |
Engenharia de Alimentos | 47 | 34 | 2 | 7 | 4 |
Ciências Agrárias | 40 | 19 | 11 | 5 | 5 |
Bioquímica | 40 | 27 | 1 | 6 | 6 |
Farmácia | 36 | 23 | 1 | 6 | 6 |
Como utilizar estatísticas da banca CESPE a seu favor no concurso para Químico na EMBRAPA?
A banca CESPE/CEBRASPE possui boa oferta de provas e de questões, mesmo em áreas relativas a muitos cargos especializados da EMBRAPA. Por isso, as estatísticas de cobrança podem ser suas grandes aliadas na preparação para esse concurso e orientamos fortemente considerá-las em sua preparação.
O que isso significa em sua preparação?
- Priorização dos tópicos mais incidentes: considerando as estatísticas, você pode direcionar seus estudos para os tópicos com maior probabilidade de cair na prova.
- Eficiência: ao concentrar seus esforços nos assuntos mais importantes, você otimiza seu tempo de estudo e aumenta suas chances de aprovação, ainda que precise pela impossibilidade de estudar com profundidade (revisões e resoluções de muitas questões) todos os tópicos do edital.
- Planejamento estratégico: claro que o uso dessa estratégia precisa estar aliado a um plano de estudo personalizado, estratégico e individualizado, considerando seu nível de conhecimento e o tempo disponível.
Mas atenção:
As estatísticas não são uma fórmula mágica. Elas devem ser usadas, portanto, como um guia, e não como uma regra rígida. Estudar menos não é a solução! O objetivo é, por isso, estudar de forma mais inteligente e eficiente com o tempo que tem disponível.
Um exemplo prático de aplicação das estatísticas – Químico na EMBRAPA
Imagine que você tenha duas opções:
- Opção 1 – Estudo Abrangente: Se você estudar 100% do conteúdo sem dedicar tempo suficiente para revisão e resolução de questões, seu nível de acerto pode ser, por isso, de 60%, resultando em cerca de 60 pontos.
- Opção 2 – Estudo Estratégico: Por outro lado, focando em 53% do conteúdo mais incidente e dedicando mais tempo para revisões e exercícios, seu índice de acerto pode chegar a 80%, resultando em 72 pontos com o mesmo tempo de estudo.
Na segunda opção, seu desempenho seria em torno de 70% contra 60% da primeira. Veja, você teria um desempenho muito melhor, mesmo estudando menos conteúdo, dedicando o mesmo tempo em ambas situações.
E é por isso que construímos e disponibilizamos essas estatísticas para nossos alunos utilizá-la de pronto, em conjunto com seus mentores/professores, na personalização dos estudos.
Como construímos nossas estatísticas?
Para te oferecer um guia de estudos completo e personalizado aos nossos alunos, nós:
- Analisamos as provas anteriores do CESPE: Nossos professores vasculham as provas anteriores para identificar os temas mais frequentes em cada disciplina.
- Consideramos outras bancas: Para tópicos menos explorados pelo CESPE ou em provas de modo geral, consultamos questões de outras bancas renomadas.
- Ponderamos pela quantidade de questões: Quanto mais questões sobre um tema, maior a sua importância.
- Criamos um ranking: Com base nessas informações, elaboramos um ranking dos assuntos mais relevantes do edital da EMBRAPA.
De preferência, aplique Ciclos de Estudo em seu planejamento
Para demonstrar, portanto, a importância e efetividade de se aplicar o ciclo de estudo, faço uso do gráfico abaixo conhecido como curva de esquecimento, proposta por Hermann Ebbinghaus, um psicólogo alemão, em 1885. Além disso, vale lembrar que essa proposta foi base para estudos futuros que corroboraram a ideia central de que o esquecimento é um processo natural e que a retenção da informação diminui com o passar do tempo. Portanto, cientificamente comprovada.
E o que você concurseiro tem a ver com essa curva?
Ela nos mostra que há um declínio exponencial do conhecimento aprendido nas primeiras horas e dias (curva descendente mais íngreme), vide figura. Além disso, ela demonstra que revisões periódicas da informação aprendida podem atenuar ou interromper essa curva acentuada de esquecimento, reforçando a retenção de memória e prolongando o tempo em que a informação é lembrada. Assim, a cada revisão é possível espaçar mais a próxima. O ciclo de estudo mais conhecido e aplicado na preparação para concursos públicos é o Ciclo de Estudo 24-7-30.
Claro que lógica parecida deve ser aplicada aos momentos de resolução de exercícios e que os ciclos de revisão devem ser mantidos até a data da prova.
Por que aplicar Ciclos de Estudo?
Listo a seguir 5 fortes motivos para aplicar o ciclo de estudos em sua preparação, estratégia que aplicamos e personalizamos a nossos alunos da mentoria e monitoria.
- Melhor fixação do conteúdo: O ciclo de estudos promove uma revisão constante e sistemática das matérias. Isso permite que o conhecimento seja reforçado com mais frequência, ajudando na fixação do conteúdo a longo prazo.
- Flexibilidade: O ciclo de estudos se adapta melhor à rotina do estudante, ao contrário de um cronograma fixo. Isso é especialmente benéfico para quem tem outras obrigações, como trabalho ou família, pois permite ajustar os horários de estudo conforme a disponibilidade.
- Evita negligenciar disciplinas: Além disso, ao seguir um ciclo, o estudante garante que todas as disciplinas sejam estudadas regularmente, evitando priorizar algumas matérias em detrimento de outras. Isso resulta em uma preparação mais equilibrada e abrangente.
- Motivação e progresso visível: Nesse sentido, ver o progresso ao completar ciclos de estudo pode ser altamente motivador. O estudante tem uma visão clara das metas atingidas e do avanço no conteúdo, o que aumenta a confiança e a vontade de continuar.
- Lidar melhor com imprevistos: A flexibilidade do ciclo de estudos torna, portanto, mais fácil acomodar imprevistos. Se algum dia não for possível estudar, o ciclo permite retomar de onde parou sem grandes prejuízos no planejamento geral.
Não há desvantagens?
Se eu fosse citar uma única desvantagem do ciclo de estudos é a dificuldade ou o trabalho em organizá-lo sem ferramentas informativas ou sem acompanhamento/direcionamento. Então, reforço o convite a conhecer nossos planos de mentoria e monitoria em que personalizamos e individualizamos seu plano de estudo, tudo direcionado por um mentor/professor. O aluno recebe, portanto, todo planejamento personalizado às suas necessidades em nossa plataforma, com metas diárias, resumo da semana e vários indicadores e relatórios que demonstram dia a dia seu progresso, sem ter que se preocupar em como organizar seus estudos. Nas figuras abaixo se percebe como em nossa mentoria e monitoria, tanto o aluno quanto o mentor podem alterar números de disciplinas por ciclo, alterar a ordem de estudo, priorizar e diminuir a importância de tópicos de acordo com as estatísticas fornecidas.
Dessa forma, o aluno juntamente com seu mentor consegue montar um plano totalmente personalizado de acordo com a bagagem, facilidades e dificuldades do aluno, como pode ser visto na Figura abaixo que mostra o resumo da semana.,
Vamos, então, aqui a algumas dicas para você concurseiro. Busque avaliar em que nível está e ajustar as dicas para sua realidade.
Como executar o Ciclo de Estudo 24-7-30?
- Estudo Inicial: Você estuda um novo tema ou conteúdo.
- Revisão em 24 horas: logo no dia seguinte, revise o conteúdo estudado. Essa revisão inicial ajuda, portanto, a consolidar a informação na memória.
- Revisão em 7 dias: uma semana após o estudo inicial, revise novamente. Essa revisão reforça, por isso, as conexões neurais e ajuda a prevenir o esquecimento.
- Revisão em 30 dias: um mês depois, faça a última revisão do ciclo. Afinal, essa revisão garante que o conteúdo esteja bem consolidado na memória de longo prazo.
Personalização do seu estudo:
Nossos mentores e monitores te ajudarão a criar um plano de estudos personalizado, considerando suas necessidades, objetivos e tempo livre para estudo diário. Em todo caso, trago abaixo orientações gerais para três níveis diferentes que podem auxiliá-lo na compreensão de como estruturar sua estratégia de preparação:
- Iniciante: pode ser interessante focar nos assuntos mais importantes e deixar de lado os menos frequentes, para otimizar o tempo, já que o prazo pode ser insuficiente até a prova para cobrir todo o edital com qualidade.
- Intermediário/Avançado: são casos em que mantemos no ciclo de revisão tudo que o aluno já estudou e dedicamos o estudo primário para avançar nos tópicos faltantes. Claro que sem deixar de lado as revisões e momentos de resolução de questões.
- Com domínio em algumas matérias:não retirar tópicos das matérias que já manda muito bem (manter nível básico de revisões curtas e poucos exercícios nelas). O tempo restante, claro, para avançar no conteúdo do edital.
Estude por materiais objetivos e assertivos
Outra dica de ouro é estudar por materiais objetivos e assertivos. Lembre-se: em geral o tempo é curto para se estudar tanto conteúdo. Portanto, escolha materiais objetivos focam diretamente nos pontos essenciais, evitando informações desnecessárias. Isso permite que os alunos absorvam o conteúdo mais rapidamente e com maior clareza, otimizando o tempo de estudo.
Pensando nisso, fornecemos aos nossos alunos os roteiros de estudo em conhecimentos gerais e, além disso, o bizu estratégico em conteúdo específico. O primeiro lista todos os pontos importantes e cobrados, além de trazer sugestões de por onde estudar de forma objetiva e assertiva. Já o bizu, em conhecimentos específicos, além disso tudo, também traz um resumo esquematizado e estratégico realizado pelo próprio professor da disciplina. Além desses materiais em PDF, fornecemos em conteúdo específico, parte que fornecemos também monitoria, videoaulas objetivas dos principais tópicos específicos do seu cargo, inclusive com resoluções das últimas provas.
Se está se preparando para o concurso da EMBRAPA você deve intensificar sua preparação, pois o edital deve ser publicado a qualquer momento, já que o extrato de contração da banca já foi publicado no Diário Oficial da União. E se quer otimizar e acelerar seus estudos, não deixe de conhecer nossos planos de mentoria e monitoria EMBRAPA pelos quais disponibilizamos todas as ferramentas listadas no esquema visual abaixo.
Mentoria e Monitoria Científica Concursos – análise da prova de Gestão de Laboratório da Embrapa
Desse modo, vale ressaltar que o conteúdo do concurso Embrapa é extenso e com diferentes disciplinas. O edital deste concurso pode sair ainda neste mês, portanto, quem estudar de forma mais direcionada terá uma vantagem competitiva.
Assim, para aqueles que buscam uma preparação eficiente e estratégica, convidamos a conhecer nossos planos de Mentoria e Monitoria. Isso porque oferecemos acompanhamento individualizado, materiais didáticos objetivos, esquematizados, videoaulas e muito mais, tudo sob a orientação de professores especialistas em suas respectivas disciplinas.
Por fim, vale ressaltar, também, que já estão abertas as inscrições para os planos voltados para analista da Embrapa nas áreas de química, farmácia e biologia. Aproveite, portanto, essa oportunidade e prepare-se da melhor forma possível!
Conheça nossos planos de mentoria e monitoria para analista da Embrapa
Considerações Finais – Análise da prova de Gestão de Laboratório
Assim, espero que tenham gostado dessa análise da prova de Gestão de Laboratório da Embrapa. Caso tenha ficado alguma dúvida ou se você gostou do conteúdo, por favor, deixe, então, seu comentário abaixo.
Lembrando que o prof. Diego Souza fez uma live sobre o último concurso, suas previsões para o próximo, estatísticas, dicas de preparação e como ele foi aprovado nos dois últimos concursos da EMBRAPA para os cargos de Técnico Químico (2º) e Analista Químico (1º), não deixe de assistir.
Confira também nos blogs abaixo mais apostas, estratégias e bizus de preparação para o próximo concurso da EMBRAPA que pode ter seu edital publicado a qualquer momento.
Concurso EMBRAPA 2024: lotações, como se preparar e proposta de planejamento
Por fim, lembrem-se de que a equipe de professores especializados da Científica Concursos está à disposição para te acompanhar nessa reta final pós-edital, guiando-o até a tão sonhada aprovação. Contem conosco para o que precisarem!
Dr. em Química