Em concursos públicos, a redação é uma das etapas mais decisivas. Alcançar a nota máxima em uma redação de concurso exige precisão e cuidado. Neste artigo, analisamos três exemplos de redações quase perfeitas avaliadas pela VUNESP, que obtiveram notas de 95%, 90% e 86%, respectivamente. Vamos entender o que as aproximou tanto da nota máxima. Exploraremos como cada redação se saiu nos critérios de tema, estrutura e expressão, além de comentar aspectos mais técnicos, como legibilidade e presença de rasuras.
Redação 1 – Tema: Museus – Entre a Preservação da Memória e o Descaso (95% da nota máxima)
O Que Tornou Essa Redação Quase Perfeita?
Essa redação quase perfeita aborda um tema relevante e sensível, atingindo 95% da nota máxima. O texto explora de forma crítica a importância dos museus na preservação da memória cultural e o descaso com essas instituições. No entanto, alguns ajustes, como uma introdução mais impactante ou uma conclusão mais robusta, poderiam ter garantido a nota máxima.
Introdução
A introdução estrutura o texto de maneira eficaz. Ela começa ao apresentar o tema da redação, seguida pela tese que o autor defende ao longo do texto. Em seguida, os aspectos que serão discutidos no desenvolvimento são introduzidos por uma pergunta-chave, preparando o leitor para o que está por vir.
Desenvolvimento
Cada parágrafo de desenvolvimento começa com um tópico frasal que resume o aspecto a ser discutido. No primeiro parágrafo, a redação aborda a importância dos museus, enquanto o segundo foca no problema do descaso. A coesão entre os parágrafos se mantém fluida, e a argumentação é sólida. O uso de conectivos mais variados poderia ter enriquecido a leitura.
Conclusão
A conclusão retoma a tese defendida e os aspectos discutidos, reafirmando a importância dos museus e a necessidade de valorizá-los mais. Além disso, o autor propõe uma solução para o problema discutido. A conclusão retoma os tópicos frasais, garantindo a coerência do texto, mas uma proposta de solução mais detalhada poderia ter dado um fechamento ainda mais forte.
Cumprimento dos Critérios de Correção:
- Tema: O autor atende plenamente ao tema proposto, explorando tanto a preservação quanto o descaso com os museus.
- Estrutura: A estrutura dissertativa se define claramente, com uma introdução que apresenta a tese e os aspectos, um desenvolvimento coeso e uma conclusão que retoma os pontos principais e oferece uma solução.
- Expressão: O texto demonstra um bom domínio da norma-padrão, com coesão bem trabalhada e vocabulário apropriado ao tema, embora pudesse se beneficiar de maior variedade de conectivos.
O Que Faltou para a Nota Máxima?
Embora excelente, pequenos detalhes, como a translineação fora do limite de linhas, poderiam ter elevado a nota para 100%. Além disso, um cuidado maior com a apresentação visual, evitando rasuras e variações na letra, teria contribuído para a nota máxima.
Redação 2 – Tema: Jogos de Azar – O Dilema Entre a Maior Arrecadação de Impostos e o Aumento do Número de Jogadores Compulsivos (90% da nota máxima)
Por Que Essa Redação Chegou Perto da Nota Máxima?
Essa redação aborda o delicado tema dos jogos de azar e suas implicações sociais e econômicas. Com uma nota de 90%, o texto equilibra bem a análise dos prós e contras, mas alguns detalhes impedem a obtenção da nota máxima.
Introdução
A introdução apresenta o tema da redação, seguida pela tese que o autor defende ao longo do texto. Em seguida, os aspectos que o desenvolvimento abordará são introduzidos, preparando o leitor para a argumentação que virá a seguir.
Desenvolvimento
Cada parágrafo de desenvolvimento começa com um tópico frasal que define o aspecto a ser abordado. O primeiro parágrafo discute os benefícios econômicos da legalização dos jogos de azar, enquanto o segundo aborda os impactos sociais associados. O terceiro parágrafo trata de um bom contraponto. A argumentação se constrói bem, mas a falta de conectivos mais variados e um maior cuidado com a estética do texto afetam a nota máxima.
Conclusão
A conclusão retoma a tese defendida e os aspectos discutidos, propondo uma reflexão sobre a necessidade de políticas públicas que mitiguem os riscos sociais. Além disso, o autor apresenta uma solução, embora pudesse detalhá-la melhor.
Cumprimento dos Critérios de Correção para Nota Máxima:
- Tema: A redação atende ao tema proposto, explorando de forma equilibrada os benefícios econômicos e os riscos sociais da legalização dos jogos de azar.
- Estrutura: A estrutura dissertativa se mostra clara, com uma introdução que apresenta a tese e os aspectos, um desenvolvimento coeso e uma conclusão que retoma os tópicos frasais e oferece uma solução.
- Expressão: A expressão se mantém adequada, com coesão bem trabalhada, embora pudesse ser enriquecida com maior variedade de conectivos.
O Que Faltou para a Nota Máxima?
Para alcançar a nota máxima, a redação se beneficiaria do melhor uso de conectivos no início de cada parágrafo, além de um capricho maior na apresentação dos parágrafos. Evitar rasuras e hesitações na escrita também contribuiria para uma melhor apresentação.
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Redação 3 – Tema: A Proibição de Crianças em Restaurantes é Uma Medida Discriminatória? (86% da nota máxima)
O Que Fez Essa Redação Quase Ter Nota Máxima?
Com 86% de nota, essa redação aborda a polêmica da proibição de crianças em restaurantes, argumentando que essa medida não resolve o problema de forma adequada. Embora a argumentação se desenvolva bem, alguns pontos poderiam ser melhorados para alcançar a nota máxima.
Introdução
Primeiramente, a introdução começa ao apresentar o tema da redação, seguida pela tese de que a proibição de crianças em restaurantes é discriminatória e ineficaz. Em seguida, o autor introduz os aspectos que o desenvolvimento discutirá, como o impacto social e as possíveis alternativas para a convivência harmônica.
Desenvolvimento
Por sua vez, o desenvolvimento se estrutura com parágrafos que começam com tópicos frasais claros. O primeiro parágrafo discute a discriminação e o impacto negativo da proibição no desenvolvimento das crianças, enquanto o segundo explora as consequências sociais da segregação. A argumentação se mantém sólida, mas poderia ser fortalecida com mais exemplos específicos e um uso mais diversificado de conectivos.
Conclusão
Na conclusão, o autor retoma a tese defendida e os aspectos discutidos, reafirmando que a proibição de crianças não é a solução. Além disso, a conclusão também sugere uma alternativa mais inclusiva e equilibrada para a questão, mas poderia ser mais detalhada para garantir um fechamento mais forte.
Cumprimento dos Critérios de Correção:
- Tema: Inicialmente, a redação atende ao tema proposto, discutindo de forma clara e direta a questão da proibição de crianças em restaurantes.
- Estrutura: Outrossim, a estrutura dissertativa se define bem, com uma introdução que apresenta a tese e os aspectos, um desenvolvimento que segue os tópicos frasais e uma conclusão que retoma os pontos principais e oferece uma solução.
- Expressão: O texto se apresenta bem escrito, com coesão adequada e domínio da norma-padrão, embora haja espaço para melhorias na variedade de conectivos e na profundidade da argumentação.
O Que Faltou para a Nota Máxima?
Para melhorar a nota, a redação se beneficiaria de uma introdução mais envolvente. Além disso, evitar rasuras, espaçamentos irregulares ao final de algumas linhas ou pequenas inconsistências gramaticais ajudaria a elevar a qualidade geral do texto e alcançar a nota máxima.
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Conclusão
Por fim, essas três redações exemplificam como abordar temas complexos com clareza e profundidade, chegando muito perto da nota máxima. Ademais, a presença de tópicos frasais bem definidos, a apresentação clara dos aspectos na introdução, o desenvolvimento coeso e a retomada desses aspectos na conclusão garantem a estrutura e coerência dos textos. No entanto, pequenos detalhes impediram que essas redações alcançassem a perfeição. Portanto, ,aprender com esses exemplos pode ajudar a evitar os mesmos deslizes e conquistar a tão desejada nota máxima.
Escrevente Técnico Judiciário no TJ-SP. 1º colocado na prova da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (2018) com a 2º maior nota discursiva. 2x medalhista no Concurso de Artigos Científicos da CESPO/Câmara dos Deputados.
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