fbpx

Químico na EMBRAPA – Como se preparar para o certame

Se você é Químico e busca um desafio no setor de pesquisa e inovação, o concurso da Embrapa é para você! Em virtude dessa boa oportunidade, vamos abordar nesse blog de como se preparar apropriadamente com o intuito de obter o sucesso nesse concurso para o cargo de Químico na Embrapa.

A banca CEBRASPE publicou o edital deste concurso, oferecendo 1027 vagas e iniciais que podem ultrapassar os R$ 18 mil, dependendo da formação acadêmica. Além disto, as vagas estão distribuídas por 4 cargosAssistente (nível médio e fundamental incompleto), Técnico (curso técnico), Analista (Graduação) e Pesquisador (Mestrado). Ademais, os salários finais podem ultrapassar os impressionantes 40 mil reais para os cargos de nível superior.

Portanto, este é um dos principais concursos deste ano. Em outro artigo, o prof. Diego fez uma análise aprofundada do edital publicado, detalhando suas etapas, cargos, localidades, possibilidades de escolha para cada formação, e dicas de preparação estratégica, inclusive para Químico na Embrapa. Como também, ele fez uma live explicando tudo sobre este edital: “Concurso EMBRAPA 2024 – Raio-X do edital, como escolher sua vaga e como se preparar”. Acesse o vídeo abaixo para assistir.

Principais informações sobre o Concurso de Químico na Embrapa

  • Status: edital publicado
  • Banca: CESPE/CEBRASPE
  • Vagas: 1027 (nível fundamental incompleto, nível médio, técnico, superior, mestrado)
  • Cargos ofertados: Assistente (nível médio e fundamental incompleto), Técnico (curso técnico), Analista (Graduação) e Pesquisador (Mestrado).
  • Remunerações: de R$ 3.516,19 (R$ 2.186,19 + R$ 1330,00 alimentação) para nível fundamental a R$ 18.575,87 iniciais para Pesquisador com doutorado (12.814,61 + 36% de título + 1330,00 alimentação)
  • Editaledital do novo concurso EMBRAPA 2024
  • Últimas provas do concurso EMBRAPAprovas de cargos diversos dos concursos EMBRAPA

Oportunidades para Químico na EMBRAPA de acordo com o Edital de 2024

Cargo de Pesquisador (opção 40000968) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciência de Tecnologia de Alimentos

Subárea: Ciência de Alimentos

REGIÃOREQUISITOS
Norte/NordesteDiploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Ciência de Alimentos; em Tecnologia de Alimentos; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; ou em Engenharia de Alimentos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Química; em Engenharia de Alimentos; em Química; em Biologia; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Química Industrial; em Química de Alimentos; ou em Alimentos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000775) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciência de Tecnologia de Alimentos

Subárea: Ciência de Alimentos de Origem Animal

REGIÃOREQUISITOS
Sul/NordesteDiploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Ciência de Alimentos; ou em Tecnologia de Alimentos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Alimentos; em Medicina Veterinária; em Ciências de Alimentos; em Nutrição; em
Química; em Farmácia; em Engenharia Química; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Engenharia Agronômica; em Agronomia; em Alimentos; ou em Segurança Alimentar, fornecido por instituição deensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40001403) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciência de Tecnologia de Alimentos

Subárea: Ciência de Alimentos de Pós-Colheita

REGIÃOREQUISITOS
NorteDiploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Ciência de Alimentos; ou em Tecnologia de Alimentos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Alimentos; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Engenharia Agronômica; em Ciência de Alimentos; em Nutrição; em Química; em Biologia; ou em Alimentos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40001321) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Agrárias

Subárea: Agentes Biológicos de Controle

REGIÃOREQUISITOS
Norte/SudesteDiploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Agronomia; em Biologia; em Biotecnologia; em Química; em Engenharia Química; em Engenharia de Bioprocessos; em Microbiologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Agronomia; em Biologia; em Biomedicina; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciência e Tecnologia; em Ciências Ambientais; em Ciências Biológicas; em Ciências Biomédicas; em Engenharia Agrícola; em Engenharia Agronômica; em Engenharia Ambiental; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia Agroindustrial; em Engenharia de Bioprocessos; em Engenharia de Biotecnologia; em Engenharia Química; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Informática Biomédica; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40001690) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas 

Subárea: Biologia Avançada

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste/Centro-Oeste/Sul/Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Biologia; em Biotecnologia; em Genética e Biologia Molecular; em Biologia Celular e Estrutural; em Bioquímica; em Biofísica de Processos e Sistemas; ou em Bioinformática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biologia; em Biomedicina; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciência e Tecnologia; em Ciências Ambientais; em
Ciências Biológicas; em Ciências Biomédicas; em Ciências da Computação; em Ciências Físicas e Biomoleculares; em Ciências Matemáticas; em Ciências Moleculares; em Ciências Tecnológicas; em Computação; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia Computacional; em Engenharia de Bioprocessos; em Engenharia de Biossistemas; em Engenharia de Biotecnologia; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Física; em Física Biológica; em Física Computacional; em Informática; em Informática Biomédica; em Matemática; em Matemática Aplicada; em Matemática Computacional; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000345) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas 

Subárea: Biologia Sintética e Ciências Ômica

REGIÃOREQUISITOS
Norte/Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Agronomia; em Biologia; em Biotecnologia; em Biologia Celular; em Genética e Biologia Molecular; em Biologia Celular e Estrutural; em Bioquímica; em Biofísica de Processos e Sistemas; em Bioinformática; em Biologia de Sistemas; ou em Ciências Farmacêuticas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biologia; em Biomedicina; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciência e Tecnologia; em Ciências Ambientais; em Ciências Biológicas; em Ciências Biomédicas; em Ciências da Computação; em Ciências Físicas e Biomoleculares; em Ciências Matemáticas; em Ciências Moleculares; em Ciências Tecnológicas; em Engenharia Bioquímica; em
Engenharia de Biossistemas; em Engenharia de Biotecnologia; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica;em Física Biológica; em Informática Biomédica; em inteligência Artificial; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40002684) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas 

Subárea: Bioprocessos

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste/Centro-Oeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Genética e Biologia Molecular; em Engenharia Agrícola; em Microbiologia; em Biotecnologia; em Ciências Farmacêuticas; em Bioquímica; ou em Engenharia de Processos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Agronomia; em
Biologia; em Biomedicina; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciências Biológicas; em Ciências Biomédicas; em Ciências Moleculares; em Ciências Tecnológicas; em Engenharia Agrícola; em Engenharia Agronômica; em Engenharia Agroindustrial; em Engenharia de Alimentos; em Engenharia Bioquímica; em
Engenharia de Bioprocessos; em Engenharia de Biossistemas; em Engenharia de Biotecnologia; em Engenharia Química; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Física Biológica; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40001672) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas 

Subárea: Insumos Biológicos

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste/Centro-Oeste/Norte/Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Agronomia; em Produção Vegetal; em Ciência do Solo; em Engenharia agrícola; em Melhoramento Vegetal; em Biologia Celular e
Molecular; em Microbiologia; em Engenharia de Processos; em Biotecnologia; ou em Fisiologia Vegetal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Agronomia; em Biologia; em Biomedicina; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciência e Tecnologia; em Ciências Ambientais; em Ciências Biológicas; em Ciências Biomédicas; em Engenharia Agrícola; em Engenharia Agronômica; em Engenharia Ambiental; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia Agroindustrial; em Engenharia de Bioprocessos; em Engenharia de Biotecnologia; em Engenharia Química; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Informática Biomédica; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000322) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Exatas e da Terra

Subárea: Bioprocessos para Energias Renováveis

REGIÃOREQUISITOS
Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Microbiologia Industrial e de Fermentação; em Engenharia Química; em Processos Industriais de Engenharia Química; ou em Processos Bioquímicos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Química; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia Industrial; em biotecnologia; em Ciências Biológicas; em Química Tecnológica e Industrial; em Engenharia Agroindustrial; em Química Industrial; em Energias Renováveis; ou em Bioenergia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000224) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Exatas e da Terra

Subárea: Energias Renováveis

REGIÃOREQUISITOS
Centro- OesteDiploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Engenharia Química,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Química; em Engenharia Química; em Química Tecnológica e Industrial; em Química Tecnológica; em Energias Renováveis; ou em Bioenergia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000339) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Exatas e da Terra

Subárea: Impactos Ambientais

REGIÃOREQUISITOS
Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Biologia; em Engenharia
Química; em Ciências Ambientais; em Engenharia Ambiental; em Biotecnologia; ou em Agronomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biologia; em Ciências Biológicas; em Química; em Engenharia Química; em Engenharia Ambiental; em Biotecnologia; em Agronomia; em Engenharia Agronômica; em Meio Ambiente; em Gestão Ambiental; em Agroecologia; ou em Ciências Agrárias e do Ambiente, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000346) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Exatas e da Terra

Subárea: Química de Produtos Naturais

REGIÃOREQUISITOS
Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Química Orgânica; em
Química de Produtos Naturais; em Química Analítica; ou em Engenharia Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Química; em Química Industrial; em Química; em Biotecnologia; em Farmácia e Bioquímica; ou em Processos Químicos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000405) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Espectroscopia Aplicada

Subárea: Instrumentação em Ressonância Magnética Nuclear

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Física; em Engenharia
Física; em Química; em Engenharia Química; em Biotecnologia; em Biofísica; em Química Computacional; em Física Computacional; em Física Biomolecular; em Química Analítica e Inorgânica; em Físico-Química; em Química Orgânica; ou em Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Física; em Engenharia Física; em Química; em Farmácia; em Engenharia Química; ou em Engenharia de Materiais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40004576) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Fotônica

Subárea: Instrumentação em Fotônica

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Física; em Engenharia
Física; em Química; em Engenharia Química; em Biotecnologia; em Biofísica; em Química Computacional; em Física Computacional; em Física Biomolecular; em Química Analítica e Inorgânica; em Físico-Química; em Química Orgânica; ou em Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Física; em Engenharia Física; em Química; em Farmácia; em Engenharia Química; ou em Engenharia de Materiais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Pesquisador (opção 40000065) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Nanotecnologia

Subárea: Nanotecnologia

REGIÃOREQUISITOS
Nordeste/Centro-Oeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de Mestrado em Engenharia de Materiais; em Materiais; em Engenharia Química; ou em Biomateriais e Materiais Biocompatíveis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Materiais; em Engenharia Química; em Engenharia Mecânica;
em Nanotecnologia; em Química; em Física; em Biotecnologia; em Farmácia e Bioquímica; em Biologia; em Ciências Biológicas; ou em Biotecnologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40002042) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Subárea: Análise Sensorial

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de
Alimentos; em Química; em Nutrição; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; ou em Alimentos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40001064) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Subárea: Ciência de Alimentos

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste/Centro-Oeste/Norte/Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Química; em Engenharia de Alimentos; em Química; em Nutrição; em Biotecnologia; em Biologia; em Ciências Biológicas; em Farmácia; em Bioquímica; em Engenharia de Produção; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Engenharia de Bioprocessos; em Química Industrial; em Química de Alimentos; em Alimentos; em Segurança Alimentar; ou em Alimentação Saudável, fornecido por instituição de ensino
superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40000281) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Subárea: Ciência de Alimentos de Organismos Aquáticos

REGIÃOREQUISITOS
Norte Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia
Química; em Engenharia de Alimentos; em Química; em Nutrição; em Biotecnologia; em Biologia; em Farmácia; em Bioquímica; em Engenharia de Produção; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Engenharia de Bioprocessos; em Química Industrial; em Química de Alimentos; em Alimentos; ou em Segurança Alimentar, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40000150) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Subárea: Ciência de Alimentos de Origem Animal

REGIÃOREQUISITOS
NordesteDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Zootecnia; em
Engenharia Química; em Engenharia de Alimentos; em Química; em Nutrição; em Biotecnologia; em Biologia; em Farmácia; em Bioquímica; em Engenharia de Produção; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Engenharia de Bioprocessos; em Química Industrial; em Química de Alimentos; em Alimentos; ou em Segurança Alimentar, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40002139) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas

Subárea: Biologia Avançada e Bioinformática

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste/Centro-Oeste/Norte/Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Agronomia; em Biologia; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciências Agrárias; em Ciências Agronômicas; em Ciências Biológicas; em Ciências da Computação; em Ciências de Dados; em Ciências Físicas e Biomoleculares; em Ciências Matemáticas; em Ciências Moleculares; em Computação; em Engenharia Computacional; em Engenharia de Biotecnologia; em Estatística; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Física; em Física Biológica; em Física Computacional; em Informática; em Informática Biomédica; em Inteligência Artificial; em Matemática; em Matemática Aplicada; em Matemática Computacional; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40001224) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas

Subárea: Biologia Avançada e Química

REGIÃOREQUISITOS
Sul/Centro-Oeste/Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biologia; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciência e Tecnologia; em Ciências Ambientais; em Ciências Biológicas; em Ciências Físicas e Biomoleculares; em Ciências Moleculares; em Ciências Tecnológicas; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia de Bioprocessos; em Engenharia de Biossistemas; em Engenharia de Biotecnologia; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Física Biológica; em Medicina Veterinária; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40003476) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas

Subárea: Biologia Molecular e Genética Animal

REGIÃOREQUISITOS
Sul/Sudeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biologia; em Biomedicina; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciências Biológicas; em Ciências Biomédicas; em Ciências Físicas e Biomoleculares; em Ciências Moleculares; em Ciências Tecnológicas; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia de Biotecnologia; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Medicina Veterinária; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40002166) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas

Subárea: Biologia Avançada e Tecnologia da Informação

REGIÃOREQUISITOS
Centro-Oeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biologia; emBiotecnologia; em Ciências Biológicas; em Ciências da Computação; em Ciências Físicas e Biomoleculares; em Ciências Matemáticas; em Computação; em Engenharia Computacional; em Engenharia de Biotecnologia; em Engenharia de Mecatrônica; em Engenharia de Sistemas; em Engenharia de Sistemas Ciber Físicos; em Engenharia de Software; em Estatística; Farmácia; em Física; em Física Computacional; em Informática; em Matemática; em Matemática Aplicada; em Matemática Computacional; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40000605) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas

Subárea: Biologia Sintética e Ciências Ômicas

REGIÃOREQUISITOS
Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biologia; em
Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciência e Tecnologia; em Ciências Ambientais; em Ciências Biológicas; em Ciências da Computação; em Ciências Físicas e Biomoleculares; em Ciências Matemáticas; em Ciências Moleculares; em Ciências Tecnológicas; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia de Biossistemas; em Engenharia de Biotecnologia; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Física Biológica; em Informática Biomédica; em Inteligência Artificial; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC

Cargo de Analista (opção 40001028) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Ciências Biológicas

Subárea: Insumos Biológicos

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste/Centro-Oeste/Norte/Nordeste/Sul Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Agronomia; em Biologia; em Bioquímica; em Biotecnologia; em Ciência e Tecnologia; em Ciências Ambientais; em Ciências Biológicas; em Engenharia Agrícola; em Engenharia Agronômica; em Engenharia Ambiental; em Engenharia Bioquímica; em Engenharia Agroindustrial; em Engenharia de Bioprocessos; em Engenharia de Biotecnologia; em Engenharia Química; em Farmácia; em Farmácia e Bioquímica; em Informática Biomédica; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40000551) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Laboratórios e Campos Experimentais

Subárea: Gestão da Qualidade Laboratorial

REGIÃOREQUISITOS
Sudeste/Centro-Oeste/Norte/Sul Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Administração; em Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Engenharia de Alimentos; em Engenharia de Produção; em Química; em Farmácia; em Ciências Biológicas; em Biologia; em Bioquímica; ou em Engenharia Bioquímica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40001181) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Laboratórios e Campos Experimentais

Subárea: Laboratório

REGIÃOREQUISITOS
Nordeste/Centro-Oeste/Norte/Sul Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Agrícola; em Engenharia de Biotecnologia; em Engenharia Química; em Engenharia de Produção; em Química; em Química Industrial; em Física; em Biologia; em Farmácia; em Biotecnologia; em Agronomia; em Engenharia Florestal; em Engenharia de Alimentos; ou em Ciências Biológicas, fornecido por
instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40001060) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Laboratórios e Campos Experimentais

Subárea: Microbiologia do Solo

REGIÃOREQUISITOS
Centro-Oeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Química; em Agronomia; em Biologia; em Ciências Biológicas; ou em Engenharia Agronômica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40000141) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Laboratórios e Campos Experimentais

Subárea: Química

REGIÃOREQUISITOS
Centro-Oeste/Nordeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Química; em Química Industrial; em Engenharia Química; em Bioquímica; em Farmácia; em Ciência e Tecnologia de alimentos; ou em Engenharia de Alimentos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo de Analista (opção 40001151) – Químico na EMBRAPA

Área de atuação: Transferência de Tecnologia e Comunicação

Subárea: Gestão de Parcerias, Portfólios e Negócios para a Inovação

REGIÃOREQUISITOS
Nordeste/Centro-Oeste/Norte/Sul/Sudeste Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biotecnologia; em Biotecnologia Industrial; em Ciências Biológicas; em Interdisciplinar em Ciências Agrárias; em Bioquímica; em Engenharia Química; em Química; em Ciências Econômicas; em Economia; em Interdisciplinar em Ciência e Economia; em Administração; em Administração de Empresas; em Administração Rural e Agroindustrial; em Engenharia de Agronegócios; em Gestão de Agronegócios; em Gestão Integrada de Agronegócios; em Interdisciplinar entre Inovação, Ciência e Tecnologia; em Ciência e Inovação em Alimentos; em Engenharia de Inovação; em Gestão de Negócios e Inovação; em Marketing; em
Engenharia; em Engenharia Agrícola; em Engenharia Agroindustrial; em Engenharia Agronômica; em Engenharia Ambiental; em Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade; em Engenharia de Agronegócios;
em Engenharia de Alimentos; em Engenharia de Aquicultura; em Engenharia de Bioprocessos; em Engenharia de Biosistemas; em Engenharia de Biotecnologia; em Engenharia de Inovação; em Engenharia
de Produção; em Engenharia de Produção Agroindus

Como utilizar estatísticas da banca CESPE a seu favor no concurso para Químico na EMBRAPA?

A banca CESPE/CEBRASPE possui boa oferta de provas e de questões, mesmo em áreas relativas a muitos cargos especializados da EMBRAPA. Por isso, as estatísticas de cobrança podem ser suas grandes aliadas na preparação para esse concurso e orientamos fortemente considerá-las em sua preparação.

O que isso significa em sua preparação?

  • Priorização dos tópicos mais incidentes: considerando as estatísticas, você pode direcionar seus estudos para os tópicos com maior probabilidade de cair na prova.
  • Eficiência: ao concentrar seus esforços nos assuntos mais importantes, você otimiza seu tempo de estudo e aumenta suas chances de aprovação, ainda que precise pela impossibilidade de estudar com profundidade (revisões e resoluções de muitas questões) todos os tópicos do edital.
  • Planejamento estratégico: claro que o uso dessa estratégia precisa estar aliado a um plano de estudo personalizado, estratégico e individualizado, considerando seu nível de conhecimento e o tempo disponível.

Mas atenção:

As estatísticas não são uma fórmula mágica. Elas devem ser usadas, portanto, como um guia, e não como uma regra rígida. Estudar menos não é a solução! O objetivo é, por isso, estudar de forma mais inteligente e eficiente com o tempo que tem disponível.

Um exemplo prático de aplicação das estatísticas – Químico na EMBRAPA

Imagine que você tenha duas opções:

  • Opção 1 – Estudo Abrangente: Se você estudar 100% do conteúdo sem dedicar tempo suficiente para revisão e resolução de questões, seu nível de acerto pode ser, por isso, de 60%, resultando em cerca de 60 pontos.
  • Opção 2 – Estudo Estratégico: Por outro lado, focando em 53% do conteúdo mais incidente e dedicando mais tempo para revisões e exercícios, seu índice de acerto pode chegar a 80%, resultando em 72 pontos com o mesmo tempo de estudo.
Utilização das estatísticas dos tópicos a seu favor. 100% do conteúdo se não aprofundado por retornar 60% dos pontos. Mas os 53% mais importantes bem revisados podem retornar 72% da pontuação final.

Na segunda opção, seu desempenho seria em torno de 70% contra 60% da primeira. Veja, você teria um desempenho muito melhor, mesmo estudando menos conteúdo, dedicando o mesmo tempo em ambas situações.

E é por isso que construímos e disponibilizamos essas estatísticas para nossos alunos utilizá-la de pronto, em conjunto com seus mentores/professores, na personalização dos estudos.

Como construímos nossas estatísticas?

Para te oferecer um guia de estudos completo e personalizado aos nossos alunos, nós:

  • Analisamos as provas anteriores do CESPE: Nossos professores vasculham as provas anteriores para identificar os temas mais frequentes em cada disciplina.
  • Consideramos outras bancas: Para tópicos menos explorados pelo CESPE ou em provas de modo geral, consultamos questões de outras bancas renomadas.
  • Ponderamos pela quantidade de questões: Quanto mais questões sobre um tema, maior a sua importância.
  • Criamos um ranking: Com base nessas informações, elaboramos um ranking dos assuntos mais relevantes do edital da EMBRAPA.

De preferência, aplique Ciclos de Estudo em seu planejamento

Para demonstrar, portanto, a importância e efetividade de se aplicar o ciclo de estudo, faço uso do gráfico abaixo conhecido como curva de esquecimento, proposta por Hermann Ebbinghaus, um psicólogo alemão, em 1885. Além disso, vale lembrar que essa proposta foi base para estudos futuros que corroboraram a ideia central de que o esquecimento é um processo natural e que a retenção da informação diminui com o passar do tempo. Portanto, cientificamente comprovada.

Curva do esquecimento que demonstra decaimento exponencial do conhecimento nas primeiras horas e dias. Mostra que à medida que se revisa o esquecimento diminui.

E o que você concurseiro tem a ver com essa curva?

Ela nos mostra que há um declínio exponencial do conhecimento aprendido nas primeiras horas e dias (curva descendente mais íngreme), vide figura. Além disso, ela demonstra que revisões periódicas da informação aprendida podem atenuar ou interromper essa curva acentuada de esquecimento, reforçando a retenção de memória e prolongando o tempo em que a informação é lembrada. Assim, a cada revisão é possível espaçar mais a próxima. O ciclo de estudo mais conhecido e aplicado na preparação para concursos públicos é o Ciclo de Estudo 24-7-30.

Claro que lógica parecida deve ser aplicada aos momentos de resolução de exercícios e que os ciclos de revisão devem ser mantidos até a data da prova.

Por que aplicar Ciclos de Estudo?

Listo a seguir 5 fortes motivos para aplicar o ciclo de estudos em sua preparação, estratégia que aplicamos e personalizamos a nossos alunos da mentoria e monitoria.

  1. Melhor fixação do conteúdo: O ciclo de estudos promove uma revisão constante e sistemática das matérias. Isso permite que o conhecimento seja reforçado com mais frequência, ajudando na fixação do conteúdo a longo prazo.
  2. Flexibilidade: O ciclo de estudos se adapta melhor à rotina do estudante, ao contrário de um cronograma fixo. Isso é especialmente benéfico para quem tem outras obrigações, como trabalho ou família, pois permite ajustar os horários de estudo conforme a disponibilidade​.
  3. Evita negligenciar disciplinas: Além disso, ao seguir um ciclo, o estudante garante que todas as disciplinas sejam estudadas regularmente, evitando priorizar algumas matérias em detrimento de outras. Isso resulta em uma preparação mais equilibrada e abrangente.
  4. Motivação e progresso visível: Nesse sentido, ver o progresso ao completar ciclos de estudo pode ser altamente motivador. O estudante tem uma visão clara das metas atingidas e do avanço no conteúdo, o que aumenta a confiança e a vontade de continuar.
  5. Lidar melhor com imprevistos: A flexibilidade do ciclo de estudos torna, portanto, mais fácil acomodar imprevistos. Se algum dia não for possível estudar, o ciclo permite retomar de onde parou sem grandes prejuízos no planejamento geral.

Não há desvantagens?

Se eu fosse citar uma única desvantagem do ciclo de estudos é a dificuldade ou o trabalho em organizá-lo sem ferramentas informativas ou sem acompanhamento/direcionamento. Então, reforço o convite a conhecer nossos planos de mentoria e monitoria em que personalizamos e individualizamos seu plano de estudo, tudo direcionado por um mentor/professor. O aluno recebe, portanto, todo planejamento personalizado às suas necessidades em nossa plataforma, com metas diárias, resumo da semana e vários indicadores e relatórios que demonstram dia a dia seu progresso, sem ter que se preocupar em como organizar seus estudos. Nas figuras abaixo se percebe como em nossa mentoria e monitoria, tanto o aluno quanto o mentor podem alterar números de disciplinas por ciclo, alterar a ordem de estudo, priorizar e diminuir a importância de tópicos de acordo com as estatísticas fornecidas.

Organização dos estudos na plataforma da Científica Concursos - análise da prova de Gestão de Laboratório
Personalização do plano de estudos na plataforma da Científica Concursos - análise da prova de Gestão de Laboratório

Dessa forma, o aluno juntamente com seu mentor consegue montar um plano totalmente personalizado de acordo com a bagagem, facilidades e dificuldades do aluno, como pode ser visto na Figura abaixo que mostra o resumo da semana.,

Resumo das metas a serem estudadas na semana na plataforma da Científica Concursos - análise da prova de Gestão de Laboratório

Vamos, então, aqui a algumas dicas para você concurseiro. Busque avaliar em que nível está e ajustar as dicas para sua realidade.

Como executar o Ciclo de Estudo 24-7-30?

  1. Estudo Inicial: Você estuda um novo tema ou conteúdo.
  2. Revisão em 24 horas: logo no dia seguinte, revise o conteúdo estudado. Essa revisão inicial ajuda, portanto, a consolidar a informação na memória.
  3. Revisão em 7 dias: uma semana após o estudo inicial, revise novamente. Essa revisão reforça, por isso, as conexões neurais e ajuda a prevenir o esquecimento.
  4. Revisão em 30 dias: um mês depois, faça a última revisão do ciclo. Afinal, essa revisão garante que o conteúdo esteja bem consolidado na memória de longo prazo.

Personalização do seu estudo:

Nossos mentores e monitores te ajudarão a criar um plano de estudos personalizado, considerando suas necessidades, objetivos e tempo livre para estudo diário. Em todo caso, trago abaixo orientações gerais para três níveis diferentes que podem auxiliá-lo na compreensão de como estruturar sua estratégia de preparação:

  • Iniciante: pode ser interessante focar nos assuntos mais importantes e deixar de lado os menos frequentes, para otimizar o tempo, já que o prazo pode ser insuficiente até a prova para cobrir todo o edital com qualidade.
  • Intermediário/Avançado: são casos em que mantemos no ciclo de revisão tudo que o aluno já estudou e dedicamos o estudo primário para avançar nos tópicos faltantes. Claro que sem deixar de lado as revisões e momentos de resolução de questões.
  • Com domínio em algumas matérias:não retirar tópicos das matérias que já manda muito bem (manter nível básico de revisões curtas e poucos exercícios nelas). O tempo restante, claro, para avançar no conteúdo do edital.

Estude por materiais objetivos e assertivos

Outra dica de ouro é estudar por materiais objetivos e assertivos. Lembre-se: em geral o tempo é curto para se estudar tanto conteúdo. Portanto, escolha materiais objetivos focam diretamente nos pontos essenciais, evitando informações desnecessárias. Isso permite que os alunos absorvam o conteúdo mais rapidamente e com maior clareza, otimizando o tempo de estudo​.

Pensando nisso, fornecemos aos nossos alunos os roteiros de estudo em conhecimentos gerais e, além disso, o bizu estratégico em conteúdo específico. O primeiro lista todos os pontos importantes e cobrados, além de trazer sugestões de por onde estudar de forma objetiva e assertiva. Já o bizu, em conhecimentos específicos, além disso tudo, também traz um resumo esquematizado e estratégico realizado pelo próprio professor da disciplina. Além desses materiais em PDF, fornecemos em conteúdo específico, parte que fornecemos também monitoria, videoaulas objetivas dos principais tópicos específicos do seu cargo, inclusive com resoluções das últimas provas.

Materiais objetivos, resumidos e esquematizados fornecidos nos planos de Mentoria e Monitoria da Científica Concursos

Se está se preparando para o concurso da EMBRAPA você deve intensificar sua preparação, pois o edital deve ser publicado a qualquer momento, já que o extrato de contração da banca já foi publicado no Diário Oficial da União. E se quer otimizar e acelerar seus estudos, não deixe de conhecer nossos planos de mentoria e monitoria EMBRAPA pelos quais disponibilizamos todas as ferramentas listadas no esquema visual abaixo.

Ferramentas da Mentoria da Científica Concursos - análise da prova de Gestão de Laboratório

Mentoria e Monitoria Científica Concursos – análise da prova de Gestão de Laboratório da Embrapa

Desse modo, vale ressaltar que o conteúdo do concurso Embrapa é extenso e com diferentes disciplinas. O edital deste concurso pode sair ainda neste mês, portanto, quem estudar de forma mais direcionada terá uma vantagem competitiva.

Assim, para aqueles que buscam uma preparação eficiente e estratégica, convidamos a conhecer nossos planos de Mentoria e Monitoria. Isso porque oferecemos acompanhamento individualizado, materiais didáticos objetivos, esquematizados, videoaulas e muito mais, tudo sob a orientação de professores especialistas em suas respectivas disciplinas.

Por fim, vale ressaltar, também, que já estão abertas as inscrições para os planos voltados para analista da Embrapa nas áreas de química, farmácia e biologia. Aproveite, portanto, essa oportunidade e prepare-se da melhor forma possível!

Conheça nossos planos de mentoria e monitoria para analista da Embrapa

Feedbacks dos alunos da mentoria da Científica Concursos - Químico na Embrapa

Considerações Finais – Análise da prova de Gestão de Laboratório

Assim, espero que tenham gostado dessa análise da prova de Gestão de Laboratório da Embrapa. Caso tenha ficado alguma dúvida ou se você gostou do conteúdo, por favor, deixe, então, seu comentário abaixo.

Lembrando que o prof. Diego Souza fez uma live sobre o último concurso, suas previsões para o próximo, estatísticas, dicas de preparação e como ele foi aprovado nos dois últimos concursos da EMBRAPA para os cargos de Técnico Químico (2º) e Analista Químico (1º), não deixe de assistir.

 

Confira também nos blogs abaixo mais apostas, estratégias e bizus de preparação para o próximo concurso da EMBRAPA que pode ter seu edital publicado a qualquer momento.

Concurso EMBRAPA 2024: lotações, como se preparar e proposta de planejamento

Concurso EMBRAPA 2024: formações mais aceitas, o que esperar do próximo edital e como usar nosso raio-X das especialidades a seu favor

Por fim, lembrem-se de que a equipe de professores especializados da Científica Concursos está à disposição para te acompanhar nessa reta final pós-edital, guiando-o até a tão sonhada aprovação. Contem conosco para o que precisarem!

Prof. Leonardo Teles

Dr. em Química

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *